Estrias em homens: tratamento caseiro e causas

Estrias em homens: tratamento caseiro e causas

As estrias em homens são tão comuns quanto em mulheres, afinal, estamos falando de uma ruptura de fibras da pele[1] devido a um estiramento geralmente abrupto, o que pode acontecer com qualquer um. Visualmente elas podem aparecer como manchas em formas de linhas vermelhas, rosadas ou brancas. Costas, lateral das coxas, ombros, parte detrás dos joelhos e lombar são as partes do corpo masculino que estão mais vulneráveis ao surgimento das estrias, ainda que existam homens com estrias nas nádegas.

Se você quer entender melhor e busca uma solução para este incômodo estético, o umCOMO preparou um artigo completo sobre estrias em homens: tratamentos e causas.

Principais causas das estrias masculinas

A principal causa das estrias masculinas é o crescimento do corpo e suas alterações hormonais que acontecem especialmente na juventude, entre os 12 e 15 anos, o que gera, de forma geral, estrias nas costas na adolescência. Engordar e emagrecer muito rápido (efeito sanfona) e musculação irresponsável também podem ser responsáveis. De acordo com artigo publicado na revista brasileira Semana Acadêmica que estuda tratamentos estéticos para estrias, esse problema também pode ser causado por fator genético.[2]

Ademais, existem outros fatores que também pode acarretar esse rompimento das fibras da pele e potencializar o aparecimento das estrias como uma alimentação desregulada (homens com estrias na barriga e o aumento de peso), uso de anabolizantes, esteroides e corticoides.

  • Alterações hormonais;
  • Estirão de crescimento;
  • Efeito sanfona;
  • Musculação exagerada;
  • Genética.

Também de acordo com o artigo supracitado, em razão da pressão estética, muitas pessoas chegam até mesmo a desenvolver problemas de autoestima em razão dessas marcas[2], ainda que seja algo comum e, por vezes, inevitável. Seja qual fora a causa das suas estrias, saiba que esse é um problema que acomete quase todo mundo, sendo algo natural do corpo humano e consequente de processos como o crescimento.

Estrias nas costas: causas

A região do corpo em que os homens estão mais suscetíveis ao aparecimento de estrias são as costas, já que no estirão de crescimento entre a adolescência e a fase adulta acontece um estiramento relativamente rápido e desproporcional com o resto do tempo na pele das costas, o que provoca o rompimento das fibras elásticas da pele originando as estrias. Vale lembrar que isso não é uma exceção apenas para quem está acima do peso, estrias em homens magros também podem surgir por essas causas.

Se você não tem certeza de que o que se passa na sua pele seja isso, veja abaixo fotos de estrias nas costas para fazer a comparação e de certificar.

Aprofunde-se em: Por que as estrias aparecem?

Tratamentos para estrias em homens

Antes de tudo, é importante que você saiba que o ideal é procurar um dermatologista ao primeiro sinal do aparecimento de estrias. Quanto antes um diagnóstico, maiores as chances de uma intervenção eficiente. A grande maioria dos tratamentos disponíveis no mercado promete amenizar o aspecto visual das estrias na pele, o que não necessariamente significa eliminá-las.

O médico ou médica deverá avaliar o seu tipo de estria e indicará o tratamento mais adequado, os mais comuns são:

  • Cremes para estria;
  • Laser de CO2 fracionado;
  • Luz pulsada;
  • Carboxiterapia;
  • Radiofrequência;
  • Peeling;
  • Epidermodivulsão.

Como você pode ver, existem diversas opções de tratamento para estria em homem. Para descobrir um pouco mais sobre cada uma, continue lendo esse artigo.

Veja também: Ideias de tatuagens para esconder estrias nas pernas.

Cremes para estria

Os cremes específicos para estrias devem ser indicados por um médico, já que os mais eficazes possuem ácidos em sua fórmula e são designados a diferentes tipos de estrias, ou seja, se você está com estrias roxas ou estrias vermelhas, significa que estão em estágio diferente e que deverão ser tratadas de forma também diferente.

Assim que você passar por uma consulta médica, receberá a receita do creme ideal para tratar do problema, seja estrias nas costas, que são as mais comuns, ou em qualquer outro lugar do corpo. o creme indicado poderá ser encontrado facilmente em drogarias.

Peeling

Segundo artigo publicado na revista Semana Acadêmica, o peeling é uma técnica dermatológica comumente utilizada visando o rejuvenescimento da pele por meio do uso de ácidos[2] como o glicólico, retinóico, tricloroacético e o fenol.[3] De forma geral, o que todos fazem é esfoliar a pele para que ela se regenere com novas camadas, o que pode servir para amenizar as manchas de estrias.

Existem diferentes tipos de peeling e o mais indicado para o seu caso deverá ser indicado por um/a dermatologista.

Luz pulsada

Geralmente o tratamento da luz pulsada para estrias é combinado com o uso da vitamina C injetada na cicatriz da estria. A reação do organismo à vitamina com a atividade da luz pulsada contrai a derme e promove um afinamento das linhas, promovendo melhora e maior homogeneidade na aparência da pele.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um procedimento que ocorre libera gás carbônico medicinal através de uma micro agulha. Segundo artigo publicado na Revista Extensão, essa é uma técnica pouco invasiva, capaz de trazer diversos benefícios com poucos efeitos colaterais, ainda que tenha algumas contraindicações.[4]

Além de tratar estrias, a carboxiterapia pode também surgir efeito no tratamento de gordura localizada, da lipodistrofiaginoide e flacidez.

Radiofrequência

A radiofrequência é uma técnica que atinge a camada mais profunda da pele e estimulam a produção de colágeno e que, segundo projeto de pesquisa apresentado na Universidade São Francisco, ajuda a melhorar o aspecto das estrias, sendo também utilizada para diminuir flacidez corporal.[5] Falando sobre aspectos técnicos, a radiofrequência consiste na emissão de ondas eletromagnéticas que geram calor, promovendo o espessamento da derme e a remodelação de colágeno.

Laser de CO2 fracionado

O laser aplicado por especialistas intensifica a cicatrização e combate a flacidez rompendo uma parte das células da pele. Isso estimula a produção de colágeno e reestrutura as células com uma aparência menos impactante. Para observar resultados, geralmente são necessárias, pelos menos, 5 sessões.

Epidermodivulsão

A epidermodivulsão é uma pequena intervenção cirúrgica em que uma agulha 'descola' as estrias e estimula a produção de colágeno na região. Por ser doloroso, o procedimento é realizado com a aplicação de anestesia local, sendo recomendado para casos mais graves e que não podem ser solucionados com procedimentos mais simples como a aplicação de cremes.

Para realizar a epidermodivulsão, marque uma consulta com um/a dermatologista de verifique a possibilidade.

Tratamentos caseiros para estrias e como evitá-las

De fato, o melhor tratamento caseiro para estrias em homens e mulheres é a prevenção por meio de hábitos saudáveis e cuidados com a pele, já que a maioria dos tratamentos disponíveis não elimina as cicatrizes, apenas ameniza o seu aspecto ou promove uma dose extra de hidratação para a pele.

Veja abaixo alguns cuidados simples que você pode ter com o seu corpo no dia a dia e que ajudarão a manter a sua pele bonita e bem-cuidada.

  • Alimentação balanceada: todas as frutas, legumes e verduras estão repletas de nutrientes com propriedades que cuidam da pele. Inclui-los na alimentação previne o ressecamento da pele, além de evitar o efeito sanfona, que também é responsável pelo rompimento das fibras da derme;
  • Mantenha a pele hidratada: além de se cuidar 'de dentro para fora', incluir cremes hidratantes e óleos corporais na sua rotina de cuidados ajuda na manutenção da elasticidade da pele e também conta como prevenção. Na hora de escolher os produtos, dê preferência aos são à base de ácido hialurônico, ureia e glicerina;
  • Cuidado com o sol: a história de que o sol acaba com as estrias é mito. O que acontece é que a aparência bronzeada da pele apenas disfarça as estrias. Os raios solares sobre as cicatrizes podem inclusive piorar o estado delas. Não dispense o protetor solar;
  • Exercite-se com moderação: na ansiedade de conseguir mudanças no corpo por meio dos exercícios físicos o quanto antes, muitos homens exageram na dose, o que provoca estrias. Para evitar esse estiramento na pele, o ideal é ter um profissional que acompanhe a sua rotina de exercícios para que você os realize de maneira equilibrada, porém eficiente proporcionando um crescimento gradual dos músculos.

Para outros tratamentos caseiros para estrias, sugerimos os seguintes artigos do umCOMO:

  • Como eliminar estrias com limão
  • Tratamento caseiro para estrias com Hipoglós
  • Como curar estrias com óleo de rosa mosqueta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estrias em homens: tratamento caseiro e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. AMARAL, C. N. do; BENITES, J. C. W.; CORREA, P. M.; BERTOLDI, C. M. da L. Tratamentos em estrias: um levantamento teórico da microdermoabrasão e do peeling químico. Universidade do Vale do Itajai: Balneário Camboriú, 2007. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Cintia%20Netto%20do%20Amaral%20e%20Joziana%20Cristina%20Weiss%20Benites.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
  2. SILVA JÚNIOR, A. A. da; SILVA, R. P. G. da; SILVA, V. L. dos S.; PAULINO, E. N. Estrias: fisiopatologia, principais tratamentos estéticos. Semana Acadêmica, [s. I.], v. 1, n. 130, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/estrias_fisiopatologia_principais_tratamentos_esteticos.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
  3. VELASCO, M. V. R.; OKUBO, F. R.; RIBEIRO, M. E.; STEINER, D.; BEDIN, V. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 79, n. 1, p. 91-99, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0365-05962004000100011. Acesso em: 27 fev. 2021.
  4. MILANI, C. C. Efeitos da carboxiterapia como tratamento estético. Revista Extensão, Palmas, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/3379. Acesso em: 27 fev. 2021.
  5. AMARO, J. F.; RIBEIRO JÚNIOR, J. M.; AUTRAN, S. M. Análise dos efeitos da radiofrequência no tratamento de estrias no puerperio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisiotarapia) - Universidade São Francisco, Bragança Paulista, 2018. Disponível em: http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/2990.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.