Partilhar

Exercícios para pálpebras caídas

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Exercícios para pálpebras caídas

À medida que os anos passam, irremediavelmente o tempo fica cada vez mais visível na nossa pele, pois ela vai perdendo a sua firmeza e elasticidade natural. Há zonas do rosto onde o envelhecimento pode ser mais notável, como é o caso das pálpebras superiores, que costumam cair e ficar mais flácidas. Além de cuidar da alimentação e da pele de forma externa e interna a todo o momento, também é possível tentar fortalecer os músculos ao redor dos olhos para que as pálpebras não estejam tão caídas. Continue lendo este artigo de umComo para descobrir quais são os melhores exercícios para pálpebras caídas que pode começar a fazer já.

Também lhe pode interessar: Como disfarçar as pálpebras caídas

Por que as pálpebras caem

As pálpebras caídas podem ser a consequência de diferentes fatores, mas sem dúvida a causa mais comum é o envelhecimento da pele local. À medida que o tempo vai passando e a idade avança, o tecido conectivo da pele sofre mudanças importantes, as fibras de colágeno e elastina diminuem consideravelmente e, portanto, a pele perde a sua firmeza e elasticidade, caindo e ficando bem mais flácida do que antes.

No geral, esta é uma situação que acontece por volta dos 40 anos e que vai piorando com a idade, mas também é possível que aconteça de uma forma mais prematura se a pele não receber os nutrientes, as vitaminas e a hidratação que precisa para se manter jovem, flexível e elástica.

Apesar de neste artigo nos irmos concentrar na realização de exercícios para levantar as pálpebras caídas provocadas pelo processo de envelhecimento, saiba que este problema, em alguns casos, pode ser causado por determinadas doenças ou por algum tipo de trauma ou dano nos músculos responsáveis por levantar as pálpebras, ou nos nervos que têm a função de controlar estes músculos. Pode ver mais detalhes no artigo Causas das pálpebras caídas.

Exercícios para pálpebras caídas - Por que as pálpebras caem

Rotina de exercícios faciais para as pálpebras caídas

Os exercícios faciais são ideais para fortalecer os músculos do rosto, tonificá-los e conseguir, assim, que a pele possa recuperar a firmeza e a suavidade perdida, por isso podem ajudar você a combater de uma forma natural os sinais mais visíveis do envelhecimento em seu rosto.

Neste caso, vamos mostrar quais são os melhores exercícios para as pálpebras caídas, aqueles que fortalecerão os músculos desta zona e farão com que pareçam mais levantados, além de conseguir reativar a circulação sanguínea e ter um olhar mais desperto, descansado e bonito. Anote e dedique alguns minutos do seu dia para a prática dos seguintes exercícios:

  • Exercício 1: feche os olhos, coloque o dedo indicador de cada mão na ponta final de cada uma das sobrancelhas e coloque os polegares sobre a parte alta dos pômulos. Agora, abra muito bem os olhos e com os quatro dedos estique a pele em direção às têmporas, ou seja, para trás. Nesta posição, respire profundamente e solte o ar enquanto tenta fechar os olhos.
  • Exercício 2: feche os olhos com força durante 5 segundos, depois abra-os pouco a pouco. Repita várias vezes para levantar as pálpebras e atenuar também os pés de galinha.
  • Exercício 3: coloque os dedos indicadores sobre cada uma das suas sobrancelhas e faça pressão com eles para baixo. Enquanto faz essa pressão, tente levantar as sobrancelhas fazendo força e repita isso pelo menos umas 15 vezes. Tonificará os músculos do contorno dos olhos e combaterá a flacidez das pálpebras.
  • Exercício 4: sente-se em uma cadeira com as costas e o pescoço erguidos. Olhe para o teto mas só com os olhos, sem nunca mexer a cabeça. Depois, comece a fazer círculos com o olhar, seguindo a direção das agulhas de um relógio; faça-o com lentidão e sem forçar muito. Por último, repita o movimento fazendo os círculos na direção contrária.
  • Exercício 5: coloque vários dedos das suas mãos em cada uma das têmporas e estique a pele para trás. Quando estiver nesta posição, abra e feche os olhos com rapidez umas 10 ou 15 vezes.
Exercícios para pálpebras caídas - Rotina de exercícios faciais para as pálpebras caídas

Truques para disfarçar as pálpebras caídas

Se além de fazer os exercícios anteriores para levantar as suas pálpebras, quiser saber de que forma pode esconder a sua flacidez e conseguir que pareçam mais firmes, preste atenção aos seguintes truques de beleza e maquiagem que ajudarão você a conseguir esse objetivo:

  • Depilar as sobrancelhas com um ângulo elevado é uma boa forma de disfarçar as pálpebras caídas. Antes de se apressar, aconselhamos que consulte o artigo Como depilar as sobrancelhas segundo o rosto para garantir que este formato seja favorecedor para você.
  • Quando se maquiar, aplique um toque de sombra luminosa logo abaixo do arco da sobrancelha e na zona do lacrimal para dar esse efeito de "pálpebras levantadas".
  • Se for maquiar os olhos, prefira as sombras mate e aplique com traços crescentes até que fique bem esfumada. Evite as sombras brilhantes.
  • Os delineadores sobre os cílios superiores também são perfeitos para as pálpebras caídas. Faça uma linha fina rente aos cílios e no final levante um pouco o traço desenhando um leve rabinho crescente.
  • Curve seus cílios com um curvador de cílios e, depois, aplique uma boa camada de rímel para que tenham mais volume e levem toda a atenção.

Há alguns produtos naturais com propriedades reafirmantes e anti-idade que são excelentes para dar firmeza à zona do contorno dos olhos, descubra todos eles no artigo Remédios caseiros para as pálpebras caídas.

Exercícios para pálpebras caídas - Truques para disfarçar as pálpebras caídas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para pálpebras caídas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Exercícios para pálpebras caídas

O que lhe pareceu o artigo?

Exercícios para pálpebras caídas
1 de 4
Exercícios para pálpebras caídas

Voltar ao topo da página