Partilhar

Faz mal dormir com o cabelo molhado?

Por Sara Viega. Atualizado: 5 agosto 2019
Faz mal dormir com o cabelo molhado?

Existem muitas crenças populares em torno do cabelo que se estenderam ao longo do tempo, mas que não são verdadeiras. Uma das mais conhecidas por todos nós é a de que dormir com os cabelos molhados é prejudicial para a pessoa que tem este costume.

Para que não continue com esta dúvida, em umComo.com.br, respondemos à pergunta de se faz mal dormir com o cabelo molhado, para que conte com a informação suficiente para continuar com este hábito ou não.

Também lhe pode interessar: Lavar o cabelo com sabonete faz mal?

Umidade e sensibilidade dos cabelos

Manter os cabelos úmidos durante muito tempo pode ser prejudicial para o seu cabelo e saúde. Isso se deve ao fato dos cabelos molhados ficarem mais sensíveis, de forma que todos os especialistas recomendam ter mais cuidado com eles neste momento.

A sensibilidade que se produz com o cabelo molhado, e que portanto não é aconselhável manter enquanto se dorme, ocorre porque o cabelo tem uma propriedade denominada higroscópica, que faz referência à absorção de umidade ou de água que está presente no ambiente.

Deste modo, a água é introduzida na cutícula do cabelo e provoca o aumento do seu diâmetro, fazendo ao mesmo tempo com que as proteínas que compõem o cabelo não se compactem e possam perder-se.

Cabelos molhados e resto do corpo

A manutenção do cabelo úmido não é apenas um inconveniente relativo à manutenção de suas propriedades. Também implica um problema relativo à transmissão de condições ao resto do corpo humano.

Assim, manter os cabelos molhados enquanto dormimos é prejudicial, uma vez que pode provocar problemas respiratórios e de articulações, já que a umidade do cabelo molhado pode ser transmitida a outras partes do corpo.

Derrubando mitos

Não obstante, existem certos mitos falsos em torno dos cabelos molhados e sua manutenção durante o sono que devem ser derrubados por serem totalmente falsos. Um dos mais difundidos é o de que o cabelo molhado pode gerar fungos.

Para que apareçam este tipo de infecções capilares é necessário que seu cabelo tenha uma infecção prévia. Assim, as infecções são geradas por agentes contaminantes como animais ou artigos de barbearia, mas o cabelo molhado nunca produzirá fungos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal dormir com o cabelo molhado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Faz mal dormir com o cabelo molhado?

Faz mal dormir com o cabelo molhado?
Faz mal dormir com o cabelo molhado?

Voltar ao topo da página