Partilhar

Faz mal fazer chapinha todos os dias?

Faz mal fazer chapinha todos os dias?
Imagem: rockergirl.com.br

A chapinha de cabelo passou a ser uma ferramenta imprescindível no dia a dia de muitas mulheres, que a usam para conseguir um cabelo mais liso ou para moldá-lo criando lindas ondas naturais. No entanto, como sabemos, é um aparelho que submete o cabelo a temperaturas muito altas e que realmente pode acabar saindo caro se não o protegermos antes como é devido. Se alguma vez você se perguntou se faz mal fazer chapinha todos os dias, continue lendo este artigo de umComo para descobrir a resposta e conhecer qual é a frequência indicada que ajudará você a manter o seu cabelo sempre espetacular.

Também lhe pode interessar: Como limpar minha chapinha de cabelo
Passos a seguir:
1

Apesar de que hoje em dia, os materiais com os quais se fabricam as chapinhas estão estritamente feitos e escolhidos para proteger ao máximo a saúde do cabelo, a verdade é que um uso excessivo destes aparelhos pode acabar danificando-o profundamente e fazendo com que não fique bonito e saudável. Se todos os dias submetemos o nosso cabelo a temperaturas muito altas, o normal é que a cutícula capilar se debilite e o resultado seja um cabelo ressecado, áspero ao toque, encrespado e com pontas abertas e quebradiças.

Faz mal fazer chapinha todos os dias? - Passo 1
2

É por isso que não é recomendável usar a chapinha todos os dias se quiser mantê-lo sempre saudável e com bom aspecto. Os especialistas recomendam alisar o cabelo no máximo umas 2 ou 3 vezes por semana, evitando fazê-lo cada vez que lava o cabelo. Se o seu cabelo é rebelde e difícil de moldar, uma boa alternativa é usar o secador para alisá-lo ao invés da chapinha, já que ao não entrar em contato direto com o cabelo, o ar quente deste não é tão prejudicial.

No artigo Como alisar o cabelo sem chapinha encontrará outra técnica para conseguir um cabelo bem mais liso sem a necessidade de aplicar o calor destes aparelhos. Não perca!

3

E não é só abusar das chapinhas que pode causar danos no cabelo, pois um mau uso das mesmas fará com que também seu cabelo fique maltratado, estragado e muito ressecado. É fundamental preparar seu cabelo antes de alisá-lo e oferecer a ele os cuidados que precisa para suportar o impacto das altas temperaturas. Assim, antes de usar sua chapinha não se esqueça de:

  • Lavar o seu cabelo com um xampu adequado e aplicar um bom condicionador hidratante.
  • Aplicar de forma uniforme um protetor térmico sobre o cabelo úmido.
  • Secar muito bem o cabelo para retirar toda a umidade, já que passar a chapinha sobre o cabelo molhado queimará e debilitará as fibras capilares na hora.
  • Regular a temperatura da chapinha entre 170 e 190ºC se o seu cabelo for normal, ou 160ºC caso seja muito fino, esteja danificado ou tingido.
4

Quando seu cabelo estiver protegido e preparado para suportar o calor da chapinha, preste atenção à forma como usa esta ferramenta para evitar que o cabelo quebre. Principalmente, passe sempre a chapinha da raiz até às pontas e não faça isso muitas vezes na mesma mecha. O ideal é dividir o cabelo em diferentes seções e ir passando em cada mecha pouco a pouco, com um movimento uniforme e sem parar.

5

Escolher uma boa chapinha também é fundamental para cuidar do seu cabelo e mantê-lo em perfeitas condições. São recomendáveis as de placas de cerâmica pois o calor incide de maneira mais indireta e é possível conseguir mais brilho e maciez. Convidamos você a consultar o artigo Como escolher uma boa chapinha para o cabelo para acertar em sua escolha.

6

Agora que você já sabe que usar a chapinha de cabelo todos os dias não é bom, tente limitar seu uso e cuidar do cabelo seguindo todos os conselhos anteriores. Com isso, você conseguirá um cabelo impecável, bonito e muito saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal fazer chapinha todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Faz mal fazer chapinha todos os dias?

Faz mal fazer chapinha todos os dias?
Imagem: rockergirl.com.br
1 de 5
Faz mal fazer chapinha todos os dias?

Voltar ao topo da página