Partilhar

Faz mal pintar muito as unhas?

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Faz mal pintar muito as unhas?

Pintar as unhas e trocar de cor de esmalte de vez em quando passou a ser um ritual de beleza imprescindível para muitas mulheres. Há uma infinidade de cores e desenhos que podem ser facilmente adaptadas às diferentes roupas que usamos todos os dias. Mas, pintar as unhas com tanta frequência é ruim? Esta tarefa estética tem algum efeito prejudicial para a nossa saúde? Se alguma vez já teve essas dúvidas, continue lendo este artigo do umCOMO para saber se faz mal pintar muito as unhas e descubra tudo o que precisa saber para conseguir exibir manicure perfeita e unhas saudáveis e bonitas.

Também lhe pode interessar: Como pintar bem as unhas

Componentes tóxicos nos esmaltes de unhas

Apesar de quase ninguém fazer isso, é muito importante prestar atenção na etiqueta dos esmaltes de unhas e ler as letras pequenas antes de os comprar, só assim pode se certificar de que não contêm substâncias tóxicas para o seu organismo e saúde.

Apesar dos esmaltes que se vendem terem de passar todos por um controle de qualidade significativo e no geral são seguros, no ano de 2012 o Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia avisou que alguns esmaltes continham ainda o denominado "trio tóxico", formado por substâncias nocivas como o formaldeído, o dibutilftalato (DBP) e o tolueno. Estes são componentes prejudiciais para a saúde, pois entre outras coisas confirmaram que podem ser considerados elementos cancerígenos e afetar o bom estado dos rins e do sistema nervoso.

Portanto, assim como asseguram os especialistas, é necessário comprar esmaltes de unhas de marcas reconhecidas, de boa qualidade e comprovar previamente que não tenham em sua composição substâncias como as anteriores. De fato, em muitos esmaltes de unhas especifica-se que são 3-free para que, assim, a pessoa saiba que está completamente livre desses componentes tóxicos.

É ruim pintar as unhas?

Agora que já esclarecemos a importância de escolher esmaltes de qualidade e os mais ecológicos possíveis para não colocar em risco a sua saúde, vamos responder à questão que propomos: faz mal pintar muito as unhas?

A verdade é que o fato de pintar as unhas e tê-las pintadas não é ruim, mas o que pode chegar a afetar a saúde é fazer isso diariamente e não deixar que as unhas descansem e respirem, algo fundamental para que possam se manter saudáveis e bonitas. A razão é que, se sempre estiver com as unhas pintadas ou se utilizar uma quantidade excessiva de esmalte, a produção de queratina das unhas pode ser afetada, levando a diversos problemas, como por exemplo a falta de hidratação, a perda de flexibilidade e a fragilidade. Sem dúvida, isso fará com que as unhas se encontrem bem mais frágeis e que sejam mais fáceis de quebrar ou mais vulneráveis ao aparecimento de rachaduras e manchas. Além disso, se as unhas não respirarem o necessário e estiverem profundamente debilitadas, é possível que ocorram outros problemas como a despigmentação ou o aparecimento de fungos e manchas na sua superfície.

Por isso, podemos dizer que pintar as unhas não é ruim, desde que elas possam descansar de vez em quando. Os especialistas aconselham deixá-las sem pintar um dia entre um esmalte de unhas e outro, além de não pintar por 1 semana a cada 2 ou 3 meses. Além disso é importante, caso observe que as suas unhas estão mudando de cor e estejam mais amareladas, que deixe sem pintar por alguns dias e as submeta a um tratamento de hidratação; no seguinte artigo explicamos para você, com detalhes, como hidratar as unhas.

Também é importante lembrar que o esmalte escuro de unhas é o que contém mais substâncias químicas e é o mais agressivo, por isso muitas vezes são os principais responsáveis das unhas se debilitarem, descamarem ou ficarem amareladas. No entanto, os esmaltes transparentes podem ajudar a mantê-las bem hidratadas e fortes.

Faz mal pintar muito as unhas? - É ruim pintar as unhas?

Como pintar as unhas sem as danificar

De seguida, vamos-lhe dar alguns conselhos que deve ter em consideração na hora de pintar as unhas para que não se estraguem e para que possa exibir uma manicure perfeita a qualquer momento, por isso tome anote:

  • Aplique uma base protetora e fortalecedora transparente antes de pintar as unhas com um esmalte escuro. Entre as bases mais recomendadas estão as que contêm queratina ou cálcio.
  • Evite o uso da acetona, pois esta é uma substância muito ruim para as unhas, queimando e pigmentando a sua superfície. Descubra no seguinte artigo formas incríveis de tirar o esmalte de unhas sem acetona.
  • Não aplique camadas muito grossas de esmalte nas unhas, é preferível que sejam duas e finas do que uma muito grossa.
  • Hidrate as unhas diariamente aplicando um pouco de creme sobre elas ou óleo de amêndoas todas as noites antes de ir dormir.
  • Tente fazer a manicure com um profissional uma vez por ano, no mínimo.
  • É sempre preferível lixar as unhas do que cortar, pois assim previne que elas quebrem e percam força.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal pintar muito as unhas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Faz mal pintar muito as unhas?

O que lhe pareceu o artigo?

Faz mal pintar muito as unhas?
1 de 2
Faz mal pintar muito as unhas?

Voltar ao topo da página