Partilhar

Faz mal tomar banho todos os dias?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 julho 2018
Faz mal tomar banho todos os dias?

Existem múltiplos debates a respeito de se tomar banho diariamente pode ou não ser benéfico para a nossa pele e nosso organismo. Como com a maioria das nossas ações, existem prós e contras pelos quais deveríamos nos questionar sobre nossos hábitos higiênicos. Em umComo.com.br ajudamos você a descobrir a resposta à frequente pergunta: faz mal tomar banho todos os dias? Leia atentamente os seguintes conselhos e considere se deve mudar sua higiene a fim de ter uma pele saudável, limpa e cuidada. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como tomar banho corretamente
Passos a seguir:
1

Tomar banho de banheira ou de chuveiro todos os dias pode afetar a saúde de nossa pele. Estudos médicos demonstram que com cada banho, eliminamos partículas que atuam como protetoras, conhecidas como manto ácido ou hidro lipídico. Este manto tem uma importância vital, pois protege o nosso organismo de infecções, fungos, vírus e bactérias.

2

Se tomarmos um ou mais banhos diariamente, evitamos que se possa criar o manto ácido, já que o corpo - em geral - o regenera a cada 24 horas, aproximadamente, após o último banho. O manto hidro lipídico costuma formar-se à base de suor.

3

Não obstante, isto não deve se converter em uma obsessão, pois há pessoas que precisam de tomar banho diariamente para se sentir melhor. Só devemos ter isso em conta, pois é provável que as pessoas que tomam banho diariamente sejam mais propensas a sofrer de infecções ou vírus diversos.

4

Os especialistas recomendam que o ideal é tomar banho entre 3 a 4 vezes por semana se queremos manter o nosso corpo limpo e perfeitamente protegido. No entanto, isto não quer dizer que no resto dos dias devamos deixar de lado a nossa higiene. Simplesmente basta limparmos as partes que se sujam mais rapidamente como as axilas, os genitais, as mãos ou os pés.

5

Se você é dos que pratica esporte diariamente, ou é muito meticuloso com a higiene pessoal, não duvide em tomar banho todos os dias. O importante é seguir alguns conselhos para poder manter a pele cuidada. Por exemplo, evite se lavar com água quente, já que esta resseca demais a pele. Além disso, tomar banho com água quente faz aumentar a flacidez e você pode chegar a sofrer de pele atópica.

6

Por outro lado, deve observar que gel de banho você utiliza. Para manter a nossa pele saudável e protegida, recomendamos a você usar sabão com pH neutro. Assim, evitará a secura de sua pele e a terá sempre mais cuidada e menos irritada, já que levam muito poucos produtos químicos. Os géis normais contêm conservantes, corantes e químicos não muito benéficos para a nossa pele, se os usarmos diariamente.

7

Por outro lado, recomendamos a você esfoliar a sua pele uma vez por semana. Com isso, conseguirá eliminar as células mortas e ajudar à regeneração da pele. Com a esfoliação, limpará, hidratará e suavizará sua pele. Compre um esfoliante corporal ou faça você mesmo com um pouco de azeite de oliva e açúcar mascavo. Aplique a mistura em seu corpo e deixe agir durante meia hora, aproximadamente. Depois, retire-a com bastante água enquanto massageia as zonas esfoliadas.

8

Também recomendamos a você utilizar uma toalha de microfibras, já que são mais suaves e ajudam a cuidar e a mimar a sua pele após cada banho. Temos que nos secar dando pequenos toques no corpo, sem chegar a esfregar, já que pode causar irritação.

9

Por último, recomendamos a você usar cremes hidratantes ou óleos corporais após cada banho. Com isto protegerá mais a sua pele e a manterá saudável e bonita. Os óleos mais recomendáveis são os de coco ou de amêndoas. Descubra muitos mais no artigo Quais são os melhores óleos para a pele.

10

Lembre-se, tomar banho todos os dias pode não ser muito benéfico para a sua pele. Mas se desejar fazê-lo, deverá tomar medidas preventivas que assegurem o cuidado de seu organismo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal tomar banho todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Faz mal tomar banho todos os dias?

Faz mal tomar banho todos os dias?
Faz mal tomar banho todos os dias?

Voltar ao topo da página