Partilhar

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Por Sara Viega. Atualizado: 17 junho 2019
Lavar o cabelo todos os dias faz mal?
Imagem: onlyfashionforgirls.blogspot.com

Lavar o cabelo todos os dias acaba por o danificar? Esta é uma questão muito habitual nos salões de cabeleireiros e entre as mulheres, pois existe a crença de que lavar o cabelo com muita frequência é prejudicial para sua saúde, afetando negativamente o seu crescimento e aparência. Se você também fez esta pergunta e quer saber o que há de verdadeiro nela, não perca o seguinte artigo de umComo no qual descobrimos se lavar o cabelo todos os dias faz mal.

Também lhe pode interessar: Lavar o cabelo com sabonete faz mal?
Passos a seguir:
1

A obrigação de lavar o cabelo é manter sua boa higiene e limpeza contínua, e tal como asseguram muitos especialistas em saúde capilar, lavar o cabelo todos os dias NÃO é prejudicial para nosso cabelo. Claro, se o fizermos com um xampu que se ajuste às suas necessidades e com a frequência adequada para cada tipo de cabelo.

2

Por isso diante da pergunta: A cada quanto tempo devo lavar o cabelo? A resposta mais indicada é que o faça em função de seu tipo de cabelo, pois o oleoso não requer os mesmos cuidados que o seco e vice-versa.

  • Se você tem o cabelo muito oleoso, precisará lavá-lo com mais assiduidade, já que corre o risco do couro cabeludo ficar amassado e sujo. Neste caso, deverá lavar seu cabelo todos os dias se considerar necessário, mas utilizando sempre um xampu específico para controlar a produção de sebo no couro cabeludo e evitando utilizar água quente, já que o calor mantém os poros abertos acentuando a secreção de gordura.
  • Se, pelo contrário, seu cabelo é seco, o melhor será evitar lavá-lo todos os dias, um dia sim e outro não será a melhor opção. Desta forma, evitará que as pontas se ressequem mais, se abram e pareçam maltratadas. Deve usar um xampu com propriedades hidratantes e nutritivas para manter o cabelo bem umedecido e brilhante.
3

Como dissemos, a escolha do xampu é o que marcará a diferença na saúde e no aspecto de seu cabelo. Lavar o cabelo com regularidade não é uma causa de sua queda excessiva, mas o uso de produtos inadequados ou o abuso de loções com muitos componentes químicos e agressivos. Por isso, se precisa lavar o cabelo todos os dias, se certifique de fazer com o xampu ideal para você e poderá potencializar as qualidades positivas e a beleza natural de seu cabelo. Aconselhamos você a consultar o artigo sobre Como escolher o xampu para meu tipo de cabelo para não se equivocar na sua escolha.

Lavar o cabelo todos os dias faz mal? - Passo 3
Imagem: soymujeractual.com
4

Quando você precisa lavar o cabelo todos os dias porque faz esporte ou por motivos profissionais, o melhor é que opte por um xampu de pH neutro já que este tipo de loções são as menos agressivas, retardam o envelhecimento das fibras capilares e oferecem uma limpeza profunda sem irritar nem danificar o couro cabeludo.

5

Uma vez resolvida esta questão, interessa a você conhecer alguns truques que ajudem a prolongar a boa higiene de seu cabelo? Entre no nosso artigo sobre Como manter o cabelo limpo por mais tempo e descubra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lavar o cabelo todos os dias faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?
Imagem: soymujeractual.com
1 de 2
Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Voltar ao topo da página