Fazer Desodorante

Leite de magnésia como desodorante - funciona?

 
Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. 13 março 2018
Leite de magnésia como desodorante - funciona?
Imagem: hazyfantasies.com

O leite de magnésia já é um velho conhecido por ser um poderoso laxante e antiácido, mas o que muitas pessoas não sabem é que ele também funciona como um excelente desodorante. O leite de magnésia se destaca como desodorante pois, além de ser muito eficiente, também é barato e simples de fazer.

No artigo de hoje em umCOMO falaremos um pouco dos benefícios do leite de magnésia e descobriremos: leite de magnésia como desodorante - funciona? Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Como usar leite de rosas

Índice

  1. Usos e benefícios do leite de magnésia
  2. Leite de magnésia e suor excessivo
  3. Como tirar mau cheiro das axilas com leite de magnésia?

Usos e benefícios do leite de magnésia

O leite de magnésia é uma substância de pH básico, sendo muito utilizado como antiácido. Ele reduz a sensação de queimação ao neutralizar a hiperacidez estomacal.

O leite de magnésia possui, ainda, ação laxativa. Reagindo com o ácido clorídrico presente no suco gástrico, produz água e cloreto de magnésio, substância capaz de absorver umidade que lubrifica as paredes do intestino e intensifica os movimentos peristálticos, pondo um fim à prisão de ventre.

Além disso, o leite de magnésia também é usado na fabricação do primer, um produto pré-maquiagem que ajuda na fixação de base e pó compacto. Mas os benefícios do leite de magnésia na pele não param por aí: por conter, ainda, uma poderosa ação adstringente e antisséptica, ele é um aliado no combate ao excesso de oleosidade da pele, tratando e amenizando a acne. Confira esse artigo para saber como aplicar um primer na maquiagem.

Leite de magnésia e suor excessivo

O leite de magnésia é um substituto perfeito para desodorantes, por ser capaz de neutralizar o ácido carboxílico que compõem o suor e que são responsáveis pelo cheiro desagradável característico das axilas e dos pés. E, além de tudo, é uma excelente alternativa ecológica ao desodorante normal, por ser mais barato e durar por mais tempo.

Outra substância que pode se aliar ao leite de magnésia é o bicarbonato de sódio, pois ajuda a neutralizar o excesso de ácido presente nas axilas. Mas para compreender um pouco melhor como essas substâncias agem no nosso organismo, é preciso entender como funciona a excreção de suor e porquê ele tem esse cheiro tão característico.

Como funciona a produção de suor no corpo humano

As nossas glândulas écrinas e epócrinas produzem o suor, que se constitui basicamente de água, cloreto de sódio, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, proteína, ácido lático e ácido carboxílico de baixa massa molar. A função do suor é regular a temperatura corporal e eliminar metabólitos.

Esse suor é excretado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente, sem nenhum odor desagradável. No entanto, presente na nossa pele estão bactérias que metabolizam as substâncias presentes no suor e essa metabolização acaba por produzir compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico, ácido caproico, etc.

Essas bactérias podem se alojar na derme, a camada intermediária da pele. Dessa forma, apenas lavar com água e sabão pode não acabar completamente com o odor.

Como as principais substâncias produzidas pelas bactérias presentes na pele são ácidas, basta usar uma substância básica para neutralizá-las. Assim, provoca-se a morte das bactérias que, não podendo decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor, não irão provocar odor desagradável.

Como tirar mau cheiro das axilas com leite de magnésia?

Como usar leite de magnésia como desodorante

Uma das formas de usar o leite de magnésia éaplicando-o com algodão na a pele. Mas se você quer optar por potencializar essa mistura, pode optar por uma receita mais incrementada, fazendo um eficiente desodorante caseiro de leite de magnésia e bicarbonato de sódio:

  • 1/2 xícara de leite de magnésia
  • 1/4 xícara de água
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de óleo essencial de sua escolha (pode ser de lavanda ou cravo, por exemplo)

Basta misturar num refratário e depois colocar em um recipiente com saída spray e pronto! Outra forma que facilita a aplicação é reutilizar a embalagem de desodorante roll-on, retirando a bolinha e colocando o leite de magnésia dentro. O leite de magnésia não vai retirar o mau cheiro das axilas, mas sim impedir que ele se forme. Portanto, o melhor é aplicar logo após o banho, com a pele o mais limpa possível.

Leite de magnésia mancha a roupa?

Ele não mancha a roupa nem a pele - muito pelo contrário. Os desodorantes e antitranspirantes à base de álcool costumam escurecer a pele da região das axilas, e o leite de magnésia ajuda a evitar esse escurecimento. Ou seja, não existe melhor alternativa que o leite de magnésia para melhorar a saúde das axilas e, ainda por cima, ajudar o meio ambiente!

Pode usar leite de magnésia para clarear axilas?

O leite de magnésia ajuda, sim, a clarear a pele. Para usá-lo para clarear axilas, simplesmente use como desodorante de manhã e à noite e notará o efeito após algumas semanas. Ele também é indicado para esta zona após a depilação, pois acalma a derme.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Leite de magnésia como desodorante - funciona?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hazyfantasies.com
Leite de magnésia como desodorante - funciona?