Lugares onde dói mais fazer tatuagem - Mapa de dor

Lugares onde dói mais fazer tatuagem - Mapa de dor

Você está pensando em fazer uma tatuagem no corpo? A ideia de fazer uma tattoo pode parecer incrível e emocionante. No entanto, deixando de lado a emoção, antes de ir a qualquer tatuador para fazer qualquer desenho é importante refletir muito sobre o tipo de desenho que você quer fazer e o lugar do seu corpo onde quer a tatuagem. Nesse sentido, além de pensar que em determinado lugar a tatuagem pode ficar melhor do que em outro, também é preciso saber que a dor não será a mesma, dependendo da área que você decidir tatuar, já que existem lugares onde dói mais fazer tatuagem.

A dor é algo subjetivo, ou seja, há pessoas que a suportam melhor do que outras. No entanto, existem áreas de nosso corpo onde a dor é muito maior do que em outras, sendo às vezes quase insuportável. Por isso, nesse artigo da umCOMO, vamos te explicar as áreas e lugares onde dói mais fazer tatuagem e as áreas nas quais fazer esse tipo de desenho praticamente não dói. Acompanhe e entenda o mapa de dor da tatuagem.

Lugares onde dói mais fazer tatuagem

Como já dissemos, embora a dor seja subjetiva, uma vez que cada pessoa consegue suportar uma quantidade específica dessa sensação, também é verdade que existem áreas do corpo onde as tatuagens doem mais para serem feitas. Portanto, a seguir, vamos te dar uma lista dos lugares onde dói mais fazer tatuagem :

Tatuagem no pé dói e tornozelos também

Convenhamos, tatuagem dói. A realização de uma tatuagem não deixa de ser uma série de agulhadas contínuas para introduzir a tinta em nossa pele. Então, as áreas onde a agulha pode tocar algum osso sempre irão doer mais do que onde há músculo e/ou gordura. Por isso, no mapa de dor da tatuagem uma das áreas mais dolorosas são os pés e tornozelos, uma vez que praticamente não contêm tecido muscular e também são áreas com muitas terminações nervosas.

Tatuagem nos cotovelos e joelhos

Assim como as áreas onde não há muito tecido muscular são as opções mais dolorosas para fazer um desenho do corpo, áreas onde a pele está em constante movimento também são, como é o caso das tatuagens nos cotovelos e joelhos. Além disso, essas também são áreas onde a agulha com a qual a tatuagem é feita estará tocando o osso o tempo todo, por isso o processo pode ser bastante doloroso e incômodo.

Tatuagem no antebraço dói

Dentro dos lugares do mapa de dor da tatuagem, os antebraços também estão entre os que mais doem. Isso ocorre porque na parte inferior dos braços estão dois nervos conhecidos como nervos ulnar e mediano. Devido à localização destes dois nervos e, embora seja uma área com músculos e gordura, o antebraço é uma das áreas mais sensíveis para fazer uma tatuagem.

Tatuagem na coluna

Assim como nos antebraços, a coluna também é uma das áreas mais sensíveis para se fazer uma tatuagem, já que a maioria dos nervos passa por essa área do corpo. Portanto, se você está pensando em fazer uma tatuagem neste lugar, saiba que terá que suportar uma dor muito intensa.

Onde fazer tatuagem dói, mas nem tanto

Além dos lugares mencionados acima, você também deve pensar cuidadosamente antes fazer um desenho corporal nas seguintes áreas do corpo:

  • Pulsos: tatuagem no pulso dói, a dor é muito intensa devido aos ossos que se encontram perto dessa área.
  • Orelhas: a parte posterior dessa área é especialmente dolorosa devido às muitas terminações nervosas nessa região. Se você gosta desse lugar, inspire-se com ideias de tatuagem na orelha.
  • Costela e tronco: quando você tatua esse lugar, as agulhas penetram diretamente nos ossos, por isso já dá pra imaginar que fazer tatuagem na costela dói.
  • Dedos e palmas das mãos: este lugar está repleto de terminações nervosas, por isso uma tatuagem aqui pode ser muito dolorosa.
  • Axilas: assim como nos antebraços, nessa área do corpo a pele é extremamente sensível.
  • Púbis: esse é outro lugar do corpo com milhares de terminações nervosas, por isso você deve pensar duas vezes antes de tatuar.

Sugestão: Como diminuir a dor de uma tatuagem

Onde menos dói menos fazer tatuagem

Nem todas as partes do corpo tem que ser tão dolorosas quanto as anteriores. De fato, abaixo te daremos uma lista de outros lugares onde menos dói fazer uma tatuagem:

  • Braços: se o antebraço é um dos lugares mais dolorosos, é justo a parte superior do braço uma das áreas mais ideais para quem não quer sofrer demais durante o processo. Isso se deve aos músculos deste lugar, que absorvem a dor provocada pelas agulhas.
  • Coxas e nádegas: são lugares onde tendemos a acumular mais gordura, o que é bom para amenizar parte da dor de tatuar.
  • Ombro: desde que a tatuagem não se estenda até a parte superior da escápula, os ombros são uma opção recomendável para quem não quer sentir muita dor.
  • Panturrilhas: pode-se dizer que tatuagem na panturrilha dói menos que outras, devido aos músculos nessa parte da perna, a tatuagem será muito menos dolorosa que em outras áreas.
  • Parte superior das costas: se você quer uma tatuagem pequena, é um lugar dentro do mapa de dor da tatuagem considerado adequado para não sofrer muito durante o processo.

Leia também: O que passar na tatuagem para cicatrizar

Mapa de dor da tatuagem

Conhecendo os lugares onde dói mais fazer tatuagem, estudios de tatuagem, tatuadores e especialistas criaram o mapa de dor da tatuagem, que são ilustrações do corpo humano com uma escala de de dor da tatuagem para cada parte do corpo. Abaixo você confere a ilustração do umCOMO com o mapa da dor da de tatuagem

Leia também: Como cuidar de uma tatuagem nova

A dor da tatuagem é comparada ao que?

Agora você já sabe que fazer tatuagem dói, mesmo que em algumas partes do corpo mais do que outras. Mas para quem nunca enfrentou as agulhas antes, pode ser difícil entender exatamente como é a dor da tatuagem. É um formigamento? Uma ardência? Ou a dor de fazer uma tatuagem é mais parecida com um arranhão? Essa é uma dúvida super justa! Afinal, o corpo é capaz de sentir vários tipos diferentes de dor: em pontadas, intermitente, constante, etc.

A verdade é que essa sensação pode variar bastante de pessoa para pessoa. Mas de forma geral, quem já se tatuou costuma comparar a dor de fazer tatuagem a uma mistura de arranhão com queimação. Para algumas pessoas, essa sensação é constante, enquanto para outras ela pode ser aliviada no momento em que o tatuador retira a agulha da pele para fazer uma pausa. No entanto, fique tranquilo/a! A dor de fazer uma tatuagem não se compara a níveis de dor mais sérios como o parto e pedras nos rins.

Em geral, a dor da tatuagem é considerada bastante suportável, mas não hesite em pedir para o tatuador fazer uma pausa caso esteja sentindo dor demais durante o processo. Esses profissionais estão acostumados a lidar com isso e com certeza irão te acolher conforme suas necessidades.

E se quiser evitar ao máximo evitar a dor durante a primeira tattoo, saiba que a escolha do desenho também influencia no desconforto. Tatuagens mais simples, feitas em linhas e apenas com tinta preta costumam doer menos do que aquelas com desenhos elaborados, coloridos e cheios de sombras e detalhes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lugares onde dói mais fazer tatuagem - Mapa de dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.