Máscara de aveia para a acne

Máscara de aveia para a acne

As máscaras faciais são tratamentos muito eficazes para melhorar a beleza e a saúde da pele do rosto de uma forma completamente natural, e além disso, servem para combater condições cutâneas tão incômodas e antiestéticas, como por exemplo a acne. Há vários produtos para reduzir as impurezas da acne e combater o excesso de gordura na pele, mas um dos mais utilizados é a aveia, um cereal ideal que limpa, hidrata, esfolia e acaba com as imperfeições de uma forma mais rápida. Continue lendo este artigo de umComo para aprender a fazer uma máscara de aveia para a acne, encontrará diversas receitas que você mesma pode experimentar em casa.

Benefícios da aveia para a pele com acne

A aveia é um cereal que faz parte de muitos produtos de beleza feitos para o cuidado da pele, pois oferece uma hidratação extrema a todo o tipo de peles sendo ideal para evitar a secura. Além disso, sua ação de limpeza e esfoliante tornou-a uma das soluções naturais mais favoráveis para tratar a acne e combater todos os seus sintomas. De seguida explicamos para você quais são os principais benefícios da aveia para as peles com acne:

  • Atua como um poderoso agente limpador sobre a pele, por isso permite eliminar toda a sujeira acumulada no rosto e todos os resíduos que vão obstruindo os poros e dando lugar às impurezas.
  • Por ser um cereal muito seco, conta com a propriedade de absorver a gordura e o excesso de sebo da pele, o que é ideal para melhorar a aparência das peles com acne e impedir que continuem aparecendo cravos, espinhas, marcas, pápulas, etc.
  • É esfoliante, por isso elimina as células mortas das primeiras camadas da pele e favorece a regeneração dos tecidos danificados, ajudando assim a que a pele se recupere mais rapidamente.
  • Também é adstringente, uma propriedade que ajuda a fechar os poros para impedir que continuem obstruindo e a aliviar a coceira e o desconforto que a acne costuma provocar na pele.
  • Regula o pH natural da pele e nutre-a em profundidade.

Máscara de aveia e mel

Para ganhar a batalha da acne e recuperar a beleza da pele o quanto antes, aconselhamos que você combine a aveia com outros ingredientes naturais que também são excelentes para tratar esta condição cutânea. Entre eles, sem dúvida, destaca-se o mel de abelha, uma substância que é antibacteriana, calmante, antisséptica e hidratante e, portanto, uma ótima solução para limpar os poros, reduzir as impurezas e oferecer ao rosto um extra de nutrição e vitalidade. Tome nota dos passos a seguir para fazer a sua própria máscara anti-acne à base de aveia e mel.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de mel puro
  • Um pouco de água ou de suco de limão

Preparação: em primeiro lugar, moa a aveia até que fique uma espécie de pó fino. Em um recipiente, adicione a aveia moída e o mel e misture até obter uma massa consistente. De seguida, recomendamos que você adicione um pouco de água para que a mistura fique mais líquida, ou umas gotas de suco de limão, pois este cítrico é um grande adstringente natural.

Aplique a máscara sobre a pele do rosto limpa, evitando estender pelo contorno dos olhos, e deixe agir durante 30 minutos. Depois, enxague fazendo massagens circulares para poder mexê-la bem.

Máscara de aveia e leite

Outra ótima máscara de aveia para a acne é a que une as propriedades deste cereal com as de um produto tão simples como o leite. Esta bebida possui vitamina A e ácido lático, o qual é perfeito para reparar os tecidos da pele mais afetados pelas impurezas, hidratar, suavizar e permitir a eliminação das peles mortas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1/2 xícara de leite frio

Preparação: o primeiro passo é moer os flocos de aveia para depois misturar em um recipiente com o leite até conseguir uma pasta espessa. Uma vez que tenha a máscara pronta, lave seu rosto com um produto de limpeza facial adequado, enxague e aplique-a de maneira uniforme. Deixe repousar durante 20 minutos e, ao finalizar, retire com bastante água fria.

Máscara de aveia e pepino

O excesso de sebo, os poros dilatados, a presença de impurezas e inclusive a pele áspera que apresentam as pessoas que sofrem de acne podem ser controlados por uma máscara de aveia e pepino purificante. O pepino é também um bom adstringente e, graças a isso, permite reduzir a oleosidade no rosto e prevenir a formação de novas espinhas e restantes impurezas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de aveia moída
  • 1/2 pepino
  • Umas gotas de suco de limão

Preparação: primeiro, bata o pepino no liquidificador e, depois, em um recipiente misture-o com a aveia e o suco de limão. Aplique a máscara obtida sobre a pele do rosto com a ajuda de um pincel e deixe agir durante 20 ou 30 minutos para fazer efeito. Depois deste tempo, retire com uma gaze umedecida ou enxague o rosto.

Outros cuidados para a pele com acne

As máscaras de aveia anteriores podem ser aplicadas 1 ou 2 vezes por semana para obter bons resultados. No entanto, além destes tratamentos, é importante que cuide da sua pele diariamente e tenha em conta as seguintes recomendações para tratar e combater a acne eficazmente:

  • Consulte um dermatologista caso a acne seja pronunciada e siga o tratamento recomendado.
  • Limpe o rosto 2 vezes por dia, pela manhã e pela noite, com um produto de limpeza facial suave e especial para desobstruir os poros.
  • Aplique sobre a pele uma loção tópica específica para a acne; as mais eficientes são as que contêm substâncias como o ácido retinoico ou o peróxido de benzoíla.
  • No caso de utilizar maquiagem, utilize produtos que sejam hipoalergênicos e de qualidade.
  • Siga uma dieta saudável e equilibrada que seja rica em verduras e frutas e alimentos com ômega 3, carotenoides, vitamina B6 e zinco. Evite o consumo de alimentos que causam acne, no nosso artigo pode ver quais são eles.
  • Fique bem hidratada bebendo pelo menos entre 1,5 e 2 litros de água por dia.
  • Evite tocar o rosto continuamente e lave as mãos com frequência.
  • Não aperte nem rebente as espinhas ou impurezas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Máscara de aveia para a acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.