Máscara de maizena para pele oleosa - natural e eficaz

Máscara de maizena para pele oleosa - natural e eficaz

Existem três tipos de pele principais que variam de acordo com as suas características: seca ou sensível, mista e oleosa. O último caso se caracteriza por ser um tipo de pele em que costumam surgir brilhos indesejados, especialmente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo). É um tipo de pele que tem tendência para apresentar um excesso de sebo nos poros e para ter mais pontos negros e acne que os outros tipos de pele. Por isso, é necessário encontrar um tratamento específico que melhore o aspeto da pele oleosa.

Embora existam muitos produtos estéticos que podem ajudar a combater este tipo de derme, também podemos preparar excelentes remédios naturais para pele oleosa. Um deles é a maizena, uma farinha extraída da fécula do milho que conta com propriedades muito benéficas para rosto oleoso. É por isso que, neste artigo do umCOMO, explicamos como fazer uma máscara de maizena para pele oleosa e conseguir um rosto cuidado e radiante!

Benefícios da maizena para a pele

A maizena, também conhecida como farinha ou amido de milho, é um pó extraído através da moagem dos grãos deste produto. Na sua composição, podemos encontrar nutrientes como: proteínas, hidratos de carbono, fibra, minerais (potássio, fósforo, ferro, manganésio, magnésio, cálcio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B3, C e E). Graças a esta riqueza nutricional, estes são os benefícios da maizena para a pele:

  • Conta com propriedades adstringentes que reduzem o excesso de gordura e ajudam a controlar os seus níveis no rostro. Como consequência, também é capaz de reduzir e prevenir os brilhos indesejados na zona T.
  • também é um excelente tratamento para combater outros problemas derivados do excesso de sebo, como espinhas, pontos negros ou acne.
  • A farinha de milho também pode ser um excelente produto de limpeza facial graças ao seu poder antisséptico. Você conseguirá um rosto mais radiante e livre de impurezas e contaminantes que provocam um aumento do sebo.
  • Graças a estas propriedades antissépticas, a maizena também ajuda a aliviar outros problemas cutâneos da pele como irritação ou vermelhidão provocada por queimaduras solares ou picadas de insetos.
  • O amido de milho conta com propriedades antioxidantes que protegem a nossa pele da oxidação provocada pelos radicais livres. Assim, previne o aparecimento de rugas e confere um aspeto mais rejuvenescido e hidratado ao rosto.

Como fazer uma máscara de maizena para pele oleosa

Agora que você já conhece os benefícios da maizena para a pele, explicamos como preparar uma máscara com este ingrediente natural tão benéfico. Para isso, você necessita dos seguintes produtos:

  • 2 colheres de sopa de maizena ou farinha de milho.
  • 2 colheres de sopa de mel orgânico: conta com propriedades adstringentes e antibacterianas que limpam e reduzem o excesso de sebo e acne do rosto.
  • 1 xícara de água.

Preparação e tratamento:

  1. Comece por colocar as duas colheres de sopa de farinha de milho e as outras duas de mel em um recipiente.
  2. Logo, aqueça uma xícara de águas (no fogo ou no microondas).
  3. Depois de quente, adicione ao recipiente onde colocou a maizena e o mel e misture tudo até obter uma espécie de pasta.
  4. Se a máscara de maizena ficar demasiado espessa ou dura, adicione mais água e volte a misturar tudo até obter uma pasta homogênea.
  5. Antes de aplicar a máscara de maizena para pele oleosa, garanta que a sua pele está completamente limpa. para isso, recomendamos que você use um desmaquilante e um tônico facial específico para pele oleosa.
  6. Depois de limpar bem o rosto, aplique a mistura caseira por toda a superfície da pele, especialmente na zona T - testa, nariz e queixo. Evite aplicar o remédio caseiro em zonas delicadas como o contorno dos olhos e os lábios.
  7. Depois de aplicar a máscara de maizena caseira em todo o rosto, deixe atuar sobre a pele por 15 a 20 minutos.
  8. Depois do período de repouso especificado, retire a máscara do rosto com água morna.
  9. Finalize o tratamento secando a pele do rosto e aplicando um creme hidratante para pele oleosa.

Repita este procedimento 2 a 3 vezes por semana para obter um rosto livre de brilhos e outras impurezas como acne e pontos negros.

Máscara de maizena e limão para pele oleosa com manchas

Se, além de controlar os níveis de oleosidade do seu rosto, você gostaria de aliviar queimaduras e reduzir manchas na pele, a máscara de maizena e limão é a solução ideal para o seu caso. Para prepará-la, você necessita de:

  • Suco de um limão
  • 2 colheres de sopa de maizena
  • 1/2 xícara de leite

Preparação e tratamento

  1. Esprema o suco de um limão inteiro para um recipiente e adicione as duas colheres de sopa de farinha de milho.
  2. Adicione, no mesmo recipiente, a meia xícara de leite. Eligimos este ingrediente pelas suas excelentes propriedades hidratantes naturais.
  3. Misture bem com a ajuda de uma colher até obter uma mistura homogênea.
  4. Antes de aplicar a máscara, limpe o rosto com um desmaquilante e um tônico específico para pele oleosa. Em seguida, seque bem a pele.
  5. Aplique a mistura no rosto e deixe atuar por 10 minutos, evitando as zonas sensíveis como o contorno dos olhos e os lábios.
  6. Retire a máscara com água fria abundante e aplique um creme hidratante.

Para melhores resultados, repita o processo duas vezes por semana até notar que a sua pele fica mais radiante e com menos manchas.

Se você gostaria de conhecer outros tratamentos naturais para pele oleosa, consulte o artigo Como fazer máscaras caseiras para a pele oleosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Máscara de maizena para pele oleosa - natural e eficaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.