Movimento body positive: o que é e origem

Movimento body positive: o que é e origem

A sociedade tende a catalogar corpos e gerar padrões de beleza que, na maioria das vezes, somos obrigados a seguir. Ser gorda ou extremamente magra, se maquiar ou deixar a pele limpa e natural, entrar no famoso tamanho ideal 90-60-90... Padrões, padrões e mais padrões a seguir que às vezes nos fazem desviar o foco do que realmente importa: ver a si mesmo e se sentir bem consigo, com seu corpo, com sua pele, com seu jeito de ser.

O movimento body positive nasceu justamente em resposta às consequências negativas que são geradas por não conseguirmos atingir o padrão de beleza que nos foi imposto. No artigo do umCOMO a seguir, queremos explicar movimento body positive: o que é e origem, um movimento mais que necessário para mudar mentes, afastar a gordofobia e promover um mundo mais inclusivo em que qualquer corpo tenha os mesmos direitos e seja igualmente belo e único.

O que é body positive e sua origem

Embora possa parecer simples para alguns, amar e se aceitar não costuma ser uma tarefa fácil, pois existem muitas entradas externas que fazem crescer nossos pensamentos negativos e animosidade em relação ao próprio corpo. O medo, a insegurança e as dúvidas que nosso corpo pode gerar geralmente são obstáculos que devemos enfrentar diariamente.

Para ver o positivo e evitar cair em um ciclo de hábitos insalubres ou compulsivos, nasce o movimento body positive ou simplesmente body positivity. Esse movimento nasceu com o propósito de nos conscientizar sobre quem somos e como somos e aprender não apenas a nos aceitar, mas a nos ver e nos sentir à vontade com nosso próprio corpo, além dos cânones de beleza impostos por marcas, moda ou sociedade em geral.

Para entender sua origem, é preciso saber que o body positive nasceu como consequência das respostas negativas que os padrões sociais provocaram através do mundo da moda e do entretenimento, fazendo-nos ver que havia apenas um tipo de beleza única e absoluta, através da promoção de corpos esbeltos e perfeitos para entender que uma pessoa é saudável.

Porém, essa percepção é totalmente distorcida da realidade e tem nos levado a gerar desejos irreprimíveis de ter corpos perfeitos, algo que, para muitas pessoas, acaba gerando grande depressão, transtornos alimentares ou frustração pessoal por não atingir os padrões de beleza impostos.

Como surge o body positive

O movimento body positive é um paradigma, uma linha de pensamento que foi crescendo aos poucos até chegar ao alcance de hoje. Em 1996, as feministas Elizabeth Scot e Connie Sobczak promoveram esse movimento que, aos poucos, ganhou adeptos e ganhou mais força graças à publicação da revista Belleza XL, na qual começaram a aparecer as primeiras modelos curvilíneas, campeãs do movimento.

Graças a elas, foram promovidas mensagens de aceitação, diversidade, inclusão e amor por qualquer corpo, principal objetivo do body positive. O movimento alcançou um impacto maior graças ao reconhecimento de artistas internacionais como Demi Lovato ou Lady Gaga, que tornaram públicas as mensagens de respeito e aceitação de qualquer pessoa, independentemente de sua imagem, aparência, peso ou tamanho.

Além disso, foi fundamental que pessoas relevantes do mundo da moda e do entretenimento tenham destacado os transtornos alimentares que sofreram em algum momento de suas vidas para alcançar o ideal de beleza, além de fortalecer ainda mais a mensagem do body positive através das redes sociais, onde muitas pessoas conseguiram se mostrar como são, sem medo de enfrentar críticas de muitos detratores que pensam que um corpo gordo é um corpo insano, os chamados gordofóbicos.

O movimento body positive hoje

Hoje em dia e graças a influenciadores, artistas e pessoas com alto poder de comunicação, o discurso mudou em favor da magreza como sinônimo de perfeição. Além disso, existem muitas marcas que atualmente apostam na diversidade por meio de campanhas com modelos que podem representar qualquer tipo de pessoa, tanto em publicidade quanto em passarelas ou outros eventos.

No entanto, o body positive ainda não é fácil de ser visto nas redes sociais, onde parece que, muitas vezes, vivemos uma realidade paralela. É por trás das telas que se promove a gordofobia ou body shaming com o qual ainda se destaca o poder sobre o corpo do outro, seja na hora de opinar ou criticar. Nesse sentido, ainda há um longo caminho a percorrer para que o body positive seja um modo de vida, de pensar e aceitar para além de opiniões nocivas.

Praticar e desenvolver o body positive não apenas ajudará você a se sentir confortável e feliz com seu corpo, mas também a se amar e se aceitar como você é, com o único propósito de praticar o amor próprio e combater suas inseguranças.

Mimar-se ou como praticar o autocuidado

Uma das primeiras chaves que defende o body positive é colocar-se no centro. Cuidar de si mesmo e mimar-se não só fará você se sentir melhor, mas também permitirá que você cuide de seu corpo. Desde uma soneca que te dá descanso, até ter tempo para você e seus hobbies, praticar esportes, tomar um banho de espuma, contratar um tratamento corporal... Dê ao seu corpo e mente o tempo necessário para começar a se amar e se sentir melhor consigo mesmo.

Não elogie ninguém apenas por perder peso

O lema body positive é amar e aceitar a si mesmo como você é. Por isso, é importante evitar frases como: "Como você é linda. Perdeu peso?", "Emagreceu, está fenomenal!" ou similares, pois embora pareçam elogios, você estará promovendo ainda mais as inseguranças dessa pessoa se ela voltar a ganhar peso. Além disso, por que ainda devemos considerar a perda de peso como uma boa notícia ou algo enaltecedor?

É importante ter em mente que com certos comentários, mesmo que sejam feitos de boa fé, não sabemos o que vamos desencadear na outra pessoa nem sabemos o que causou essa perda de peso e, acredite, há muitas más notícias que podem estar relacionadas à perda de peso. Para começar a promover o body positive, afaste seus comentários sobre o corpo (o seu e o dos outros) e concentre-se no conteúdo. Elogie realizações é muito melhor do que uma mudança física.

Coloque a saúde acima da estética

Você deve sempre colocar a saúde acima da estética. Com esta afirmação queremos dizer que concordamos que você queira perder uns quilos a mais, mas não por pensar que sem eles estarás melhor, mas porque podem causar algum problema de saúde. Essa é a motivação máxima que pode fazer você repensar seus hábitos, mas nunca uma “operação biquíni”.

É verdade que a forma física pode proporcionar saúde, mas também se sentir mais forte, melhor consigo mesma e mais poderosa, e você só poderá se sentir assim se afastar seu objetivo esportivo da aparência física. Orgulhe-se de poder correr aquele quilômetro extra, de andar mais rápido ou de poder pegar mais peso nos halteres.

Por outro lado, dietas extremas não são boas aliadas e seu objetivo não pode ser melhorar apenas para o verão. Seu objetivo deve ser amar a si mesmo e se aceitar como você é e, se quiser se sentir um pouco melhor, com uma boa alimentação e algum exercício físico, você notará como sua autoestima aumenta. Combinação vencedora!

Pergunte a si mesma o que mais gosta em você

Outra chave que defende o body positive é deixar os complexos para trás e começar a elogiar todas as coisas que você gosta em você, das quais se orgulha, que gosta de potencializar... Dedique-se a pensar um pouco todos os dias no que você gosta mais do seu corpo e se elogiar para enfrentar o dia com um sorriso. Lembre-se de como você é maravilhosa todos os dias e não tenha medo de dizer a si mesma quantas vezes precisar.

Arrume-se para você mesma

Ficar bem e se sentir melhor não deve ser algo para colocar em prática apenas em ocasiões especiais. Escolha as roupas que você mais gosta e que mais combinam contigo no dia a dia. Fortaleça seu corpo e com ele sua autoconfiança. Você se sente mais confiante sem maquiagem e de jeans? Ou a sua é um vestido e um bom salto? Seja sexy para si mesma e se dê a oportunidade de ficar linda a qualquer momento, porque você já é.

Admire sua própria beleza e reconheça-a.

Não se compare com os outros

Não se compare a nada nem a ninguém é regra número um do body positive. Não faça isso com suas versões anteriores também. Os corpos mudam, isso é inevitável. Mudamos nosso peso, nossa distribuição de gordura muda e nossos músculos mudam, mas em nenhum caso isso significa que sua versão anterior é melhor que a atual. Você deve aprender a abraçar essas mudanças e lembrar a si mesmo que você não vale apenas por causa de sua aparência física, mas por quem você é e por todos esses valores que você tem e tudo o que conquistou até hoje.

Observe o que você consome nas redes sociais

Como apontamos, as redes sociais podem ser prejudiciais para você e sua autoestima. Portanto, recomendamos que tome cuidado com o que consome. Pare de seguir aquelas modelos que te mostram um tipo de beleza perfeito e inatingível e comece a seguir contas que promovam o body positive, principalmente no mundo da moda. Dessa forma, você aprenderá a se aceitar, verá mulheres reais e deixará de lado a frustração.

Mantenha-se positivo

Pense em tudo de bom, em todas as suas conquistas... Sabemos que às vezes a vida é difícil, mas buscar a melhor versão de si mesmo ou tirar o lado positivo de qualquer adversidade é uma forma de aprender e seguir em frente. Tente não ficar com a parte ruim ou pensar que tudo vai dar errado, porque o mundo continua girando e não há tempo a perder.

Então, o que é ser body positive? Tenha uma mente positiva para melhorar seu humor. Isso fará com que você atraia coisas muito mais positivas si mesma. No entanto, se você tiver um dia ruim, cuide-se ainda mais: ame-se em todos os estados!

Seja grato pelo que você tem

Embora você não deva se comparar a ninguém, sinta-se grato apenas pelo fato de estar vivo, de estar aqui e de poder aproveitar as coisas da vida. Todo o resto é apenas um plus. Aprecie todo o bem que o cerca, o amor que você tem para dar e o que recebe diariamente e poderá encarar o seu dia a dia de uma forma mais feliz.

Ame seu corpo, sua mente e aprecie tudo que você tem. Não há nada melhor na vida do que sentir-se bem consigo mesmo e desfrutar da sua própria felicidade, independentemente da sua imagem. Lembre-se que o body positive não é uma tendência, mas sim um estilo de vida. O que você está esperando? AME a si mesmo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Movimento body positive: o que é e origem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.