Nioxin funciona? Tudo o que você precisa saber!

Nioxin funciona? Tudo o que você precisa saber!
Imagem: nioxin.com

A queda de cabelo e o afinamento capilar são um problema que atinge homens e mulheres por causas diversas que podem estar relacionadas a estresse, hormônios, saúde e outros fatores que podem afetar gravemente a autoestima. Uma das soluções mais conhecidas é a linha de produtos da Nioxin, que passou a ser oficialmente vendida no Brasil em 2016. Muita gente fica na dúvida se o investimento vale a pena. Para te ajudar nessa decisão, o umCOMO foi atrás de saber se Nioxin funciona? Tudo o que você precisa saber!

Sobre queda de cabelo e afinamento capilar - Causas

A queda de cabelo é um problema que afeta homens e mulheres de todas as idades, principalmente a partir dos 25 anos. Observar que a quantidade de fios que cai diariamente ultrapassa os 100, cabelo ralo, couro cabeludo exposto ou calvície são sinais desse distúrbio. As principais causas para esse fenômeno são:

  • Genética
  • Estresse
  • Transtornos hormonais
  • Efeito colateral de medicamentos
  • Muita química
  • Caspa ou seborreia
  • Alimentação inadequada
  • Idade
  • Meio ambiente

Nioxin - Tratamento para queda de cabelo

Nioxin é uma marca norte-americana do grupo Wella exclusiva para tratamento de queda de cabelo e fortalecimento de fios finos. Seus produtos estão consagrados no mercado internacional há mais de 25 anos e já foram premiados como referência no cuidado do fortalecimento dos fios, mas foi só em 2016 que eles passaram a ser oficialmente vendidos nos salões de beleza do Brasil.

O principal diferencial da marca é focar não apenas na saúde dos fios, mas também na do couro cabeludo a partir de uma tecnologia que trata o couro cabeludo, o diâmetro dos fios e a densidade capilar ao mesmo tempo. Os benefícios prometidos pela marca que é considerada especialista em produtos anti-queda são:

  • Fortalecer os fios quebradiços;
  • Dar mais textura;
  • Aumentar a densidade;
  • Proteger a cutícula capilar;
  • Renovar o couro cabeludo.

Nioxin - Tipos

O tratamento mais popular é o que consiste no uso do kit com 3 produtos em 3 passos: shampoo de limpeza profunda (Cleanser), condicionador revitalizante (Scalp Revitaliser) e tônico (leave-in). Os tipos são divididos no que eles chamam de 'sistemas' e então classificados por números.

A princípio, no Brasil são comercializados 4 tipos de sistemas. Cada um é indicado para um tipo de cabelo e o grau de de enfraquecimento e queda. A maneira mais segura de saber qual é o sistema adequado para o seu tratamento é fazer um diagnóstico com um profissional (cabeleireiro ou dermatologista). Assim, ele consegue indicar exatamente qual é o kit ideal para o seu problema.

As características e especificações para cada sistema são:

Nioxin Sistema 3

Indicado para cabelos finos que apresentam uma rarefação pouco notável. O objetivo é fortalecer os fios para evitar quebras e renovar o couro cabeludo para que os novos fios consigam crescer fortes e saudáveis.

Nioxin Sistema 4

Cabelos com uma rarefação já notável e que têm os fios quimicamente tratados. A fórmula leva filtro solar com FPS 15 que protege o couro cabeludo exposto e também tem antioxidantes botânicos. A promessa é que os cabelos finos fiquem mais densos e fortalecidos.

Nioxin Sistema 5

Para cabelos sem química que têm o afinamento dos fios moderado e discreto. A intenção é esfoliar o couro cabeludo para permitir o crescimento de novos fios e deixar os fios mais resistentes contra a quebra.

Nioxin Sistema 6

É recomendado para com fios mais grossos, com ou sem química mas que já têm um afinamento perceptível. A expectativa é equilibrar a umidade da região e proteger do sol de uma forma que o cabelo fique mais forte e cheio.

Imagem: nioxin.com

Nioxin - Como usar?

Apesar de só ser vendido em salões de beleza, onde geralmente apenas a primeira aplicação é feita por um profissional. A partir de então, todo o tratamento pode e deve ser feito em casa. É fundamental que os 3 produtos sejam utilizados corretamente para observar os resultados que, de acordo com a Nioxin, devem ser notados após um mês de uso dos produtos.

O passo a passo básico de uso do kit da Nioxin consiste em:

  1. No banho, com os cabelos molhados, aplique uma quantidade proporcional ao tamanho de uma pétala de rosa do shampoo de limpeza profunda e massageie bem com movimentos circulares o couro cabeludo e todo o cabelo. Aproveite também para levar o produto para as pontas;
  2. Deixe o shampoo agir por 1 ou 2 minutos e enxágue;
  3. O uso do condicionador revitalizante é o grande segredo do modo de uso do tratamento da Nioxin. Diferente de um condicionador convencional em que você o utilizaria somente nas pontas, nesse caso você deve passá-lo também sobre o couro cabeludo;
  4. Após aplicar, massageie suavemente o couro cabeludo;
  5. Opcional: você pode aplicar, ao mesmo tempo, uma máscara de tratamento sobre os fios;
  6. Deixe agir por 5 minutos e enxágue;
  7. Após a lavagem, o tratamento deve ser finalizado com o tônico leave-in. Depois do banho, borrife ou espalhe o produto sobre todo o couro cabeludo e esparrame com as mãos com uma massagem leve;
  8. Seque ou deixe secar naturalmente e repita o procedimento sempre que for lavar o cabelo ou alterne dia sim, dia não com o seu shampoo convencional.

Nioxin - Resultados

A Nioxin afirma que os resultados devem ser notados após 4 semanas de uso. Entretanto, para que isso aconteça é importante usar o tipo de sistema adequado ao seu tipo de cabelo e seguir a risca as instruções de uso. De acordo com relatos na internet das pessoas que usaram, os cabelos tratados com Nioxin devem apresentar um aspecto mais texturizado, encorpado, cheio e com um caimento menos escorrido e mais estruturado.

Nioxin - Onde comprar?

O kit de tratamento pode ser encontrado em salões de beleza, algumas lojas de produtos de beleza e em lojas virtuais. A maneira mais fácil de encontrar um ponto de venda é através do buscador de lojas do próprio site da Nioxin.

Basta entrar no endereço: nioxin.com/pt-BR/salon-finder e digitar o seu endereço.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nioxin funciona? Tudo o que você precisa saber!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.