O que acontece se arrancar os meus cabelos brancos

O que acontece se arrancar os meus cabelos brancos

"Se você arrancar um fio de cabelo branco, sairão mais sete", quem nunca escutou essa frase? Sempre nos fizeram acreditar que tirar os cabelos brancos de raiz provocaria um aumento descontrolado deles. Mas isso é verdade ou se trata de um mito? Existem muitas crenças populares em torno de por que nascem os cabelos brancos e como se multiplicam, por isso em umComo queremos explicar a você em detalhe o que acontece se arrancar os fios de cabelo branco.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário saber por que aparecem os cabelos brancos para entender o que acontece se você os arrancar. Deste modo, os cabelos brancos aparecem devido a uma falta de pigmentação, pela deterioração dos melanócitos, as células encarregadas de dar cor ao cabelo e à pele. Você pode ver a explicação detalhada em nosso artigo por que nascem os cabelos brancos.

2

Os cabelos brancos aparecem à medida que os melanócitos envelhecem e deixam de exercer sua função, assim cada cabelo depende de um folículo piloso, isto é, conta com sua própria raiz. É por isso que se você arrancar um cabelo branco, não há motivo para que apareçam muitos mais, como afirma a lenda urbana.

3

O que acontece é que ao arrancar um fio de cabelo branco, demorará mais para crescer de raiz do que qualquer outro cabelo que não perdeu sua coloração; durante este processo de crescimento, é provável que outros melanócitos deixem de funcionar e apareçam mais fios brancos progressivamente. Ocorrerá, assim, um efeito ótico que nos fará achar que arrancar um fio branco provocou a saída de outros.

4

No entanto, é verdade que o fato de arrancar os fios brancos pode chegar a danificar o folículo piloso e, com o passar do tempo, ele deixe de produzir cabelo. Por isso se arrancarmos os cabelos brancos, reduzimos a quantidade de cabelo.

5

Prevenir os fios de cabelo brancos é algo impossível, já que se trata da consequência do envelhecimento e deterioração celular, onde também intervêm outros fatores como a genética. Desta forma, você não poderá fazer nada para evitar o aparecimento dos fios brancos, apenas tentar disfarçá-los; para isso, recomendamos nosso artigo sobre como disfarçar os fios brancos ou como reduzir o cabelo branco naturalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se arrancar os meus cabelos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.