Partilhar
Partilhar em:

O que causa as estrias

Passo a Passo
Avaliação: 4,7 (48 votos)
3 vezes partilhado
 
O que causa as estrias

As estrias são consequência de um grande esticamento da pele e/ou de mudanças hormonais. De seguida vamos explicar passo a passo o que causa as estrias, os motivos físicos por que estas formações desagradáveis se formem na sua pele. Além disso, é muito importante que conheça as medidas para prevenir o seu aparecimento e tentar reduzir ao máximo as que já tiver aparecido. Por isso, mantenha-se atenta a este artigo de umComo e conheça as principais causas das estrias.

Também lhe pode interessar: Como tirar estrias vermelhas
Instruções:
1

As estrias são rupturas das fibras da pele que ocorrem devido a uma falta de elasticidade ou a um excessivo esticamento. Ocorre nas camadas mais profundas da pele e nas zonas onde é mais comum de aparecerem como nos glúteos, abdômen, quadris ou peito, embora também possam ocorrer em outros locais. Além disso, apesar de serem as mulheres que mais sofrem delas, os homens não ficam livres das estrias.

2

O esticamento da pele ou modificações hormonais implicam:

  • Diminuição na produção de colágeno.
  • Fragilização e ruptura das fibras elásticas na derme.

A produção de fibras elásticas encontra-se sob a influência de um hormônio: o cortisol. Um excesso de cortisol inibe a produção de colágeno e elastina, os principais compostos cutâneos.

3

Deste modo, são diversas as causas que podem provocar o aparecimento de estrias e entre elas destaca-se a gravidez, uma vez que durante o processo de gestação ocorre um aumento de peso relevante que provoca a ruptura das fibras musculares. Por este motivo, é muito importante que as mulheres grávidas iniciem um tratamento preventivo anti estrias para manter a sua pele o mais hidratada possível e tentar evitar assim que apareçam estas odiadas marcas.

Para isso, será necessário manter controlado o nosso peso ao longo da gravidez, assim como também será útil aplicar produtos específicos contra as estrias nas zonas mais propensas ao seu aparecimento como abdômen e seios. Recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como prevenir as estrias na gravidez para que não tenha nenhuma dúvida.

4

Além disso, é possível que as estrias apareçam devido a uma mudança de peso brusca, especialmente por um aumento repentino, embora também seja possível que ocorram devido a uma diminuição de peso relevante. As variações de peso que ocorrem de forma rápida não permitem que os tecidos da pele se adaptem corretamente à nova condição e pode ocorrer também a ruptura das fibras.

Por vezes, estas mudanças ocorrem durante a puberdade quando o crescimento dos adolescentes é mais evidente e, como consequência, a sua pele fica afetada pelas estrias.

5

Por outro lado, também é possível que tenha estrias devido ao estresse ou à tensão excessiva, que impedem uma adequada oxigenação celular e desencadeiam estas manifestações cutâneas. Por isso, é muito importante manter os nervos controlados e manter-se longe de todas aquelas situações que nos gerem ansiedade.

Por sua vez, aquelas pessoas com antecedentes familiares de estrias serão mais propensas a que estas marcas apareçam também sobre a sua pele. De modo que se souber que geneticamente está dentro deste grupo, recomendamos que tome medidas para prevenir as estrias.

6

A doença ou síndrome de Cushing também se pode converter no motivo de aparecimento das estrias, uma vez que esta condição consiste em um excesso do hormônio cortisol que, como referimos no início deste artigo, intervém na produção dos componentes da pele.

No entanto, também existem doenças que têm entre os seus sintomas o aparecimento de estrias, assim como o uso de determinados medicamentos também pode provocar estas indesejáveis marcas na pele.

7

Recomendamos-lhe que consulte estes outros artigos de umComo para saber mais sobre as estrias e tudo o que as rodeia:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que causa as estrias, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que causa as estrias

O que causa as estrias
1 de 3
O que causa as estrias