O que é bom para pelo encravado na virilha

O que é bom para pelo encravado na virilha

Pelos encravados na virilha são um grande problema. O local é úmido, fica o dia todo passando por fricções. Por isso, causam dor e até problemas maiores, como uma dermatite. Além disso, pode deixar marcas nada agradáveis. Neste artigo, o umCOMO mostra o que é bom para pelo encravado na virilha: tratamentos caseiros, pomadas e dicas de boas práticas para evitar que pelos encravados sejam um problema frequente.

Pelos encravados na virilha - tratamentos caseiros

Geralmente o pelo encravado na virilha sai sozinho, entretanto, pelo incômodo gerado por vezes é melhor removê-lo. É possível tratar o pelo encravado na virilha em casa. Veja algumas receitas para encravados na virilha.

Mel e canela - Receita caseira para pelo encravado na virilha

Ingredientes

  • Mel;
  • Canela.

Como tratar pelo encravado na virilha com mel e canela

  1. Em um recipiente limpo, misture três colheres de mel com 1 colher de canela, mexa até que seja uma mistura homogênea;
  2. Aplique o remédio caseiro para pelo encravado na região da virilha com bastante cuidado antes de dormir;
  3. Coloque um gaze para que ele não saia da região durante a noite. Pela manhã, retire a loção. Faça isso até que você se livre dos pelos encravados.

A canela irá aliviar a dor e irritação do pelo encravado inflamado. Ele irá acabar com o problema e evitar cicatrizes. Veja também outros remédios caseiros para pelos encravados.

Tratamento caseiro para pelo encravado na virilha inflamado

Ingredientes

  • Vinagre de maçã;
  • Algodão

Como tratar pelo encravado na virilha inflamado com vinagre de maçã

  1. Molhe o algodão no vinagre e passa delicadamente em cima do pelo encravado, deixe na região por aproximadamente 10 minutos;
  2. O vinagre é ótimo para pelos encravados pois mata as bactérias da região, desinflamando e fazendo com que o pelo saia naturalmente, sem que seja necessário pressionar a pele, o que pode causar ferimentos e manchas posteriores.

Azeite e açúcar para pelo encravado

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Como passar a azeite e açúcar para tratar pelo encravado na virilha

  1. Em um recipiente limpo, misture as duas colheres de sopa de azeita e a colhar de sopa de açúcar, mexa um pouco até que seja uma mistura homogênea.
  2. Aplique o remédio caseiro para pelo encravado na região da virilha com bastante cuidado após o banho, quando os poros da pele estarão abertos em razão do calor da água.
  3. Faça movimentos circulares na região por alguns minutos, após, lave com água em temperatura ambiente. Caso não tenha azeite, é possível substitui-lo por creme hidratante comum.

A receita também pode ser usada para esfoliar a pele do rosto.

Aspirina para pelo encravado na virilha

Ingredientes

  • 2 comprimidos de aspirina;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de água morna;

Como tratar pelo encravado com Aspirina

  1. Coloque dois comprimidos de aspirina na água morna e mexa até que se forme uma mistura homogênea, após, adicione o mel e misture;
  2. Aplique a mistura em cima da região e deixe agir por aproximadamente 10 minutos;
  3. Lave bem a região com água e sabonete comum, repita o processo até 3 vezes por semana até que o pelo desencrave.

Compressa de água quente para pelo encravado

Por simples que pareça, um ótimo tratamento caseiro para pelo encravado e inflamado é a compressa de água quente, essa pode ser uma ótima aliada na hora de se livrar desse problema porque a temperatura da água ajuda a abrir os poros e fazer com que o pelo saia naturalmente. Caso você realize a compressa e o pelo comece a sair, é possível puxá-lo com a ajuda de uma pinça.

Dica: Confira também os remédios e soluções para pelo encravado no escroto.

Pelo encravado na virilha com caroço, o que fazer?

O pelo encravado na virilha com pus deve ser tratado com bastante cautela, afinal, se infeccionar, pode causar problemas de pele maiores e até uma infecção. Caso ele esteja visível, o primeiro passo é retirá-lo com a pinça.

Se o pelo encravado estiver com um caroço, o cuidado deve ser maior, pelo encravado na virilha com caroço interno e duro pode ser sinal de que a inflamação está evoluindo. Não esprema a região! Primeiro, faça uma compressa de água morna para ajudar a drenar o pus. Depois, coloque água ou chá de camomila mornos por 15 minutos, duas vezes ao dia.

Óleos que reduzem a inflamação

Você também pode passar óleos que reduzem a inflamação, como extrato de melaleuca, que tem uma ação antisséptica e anti-inflamatória. O vinagre de maçã também pode ajudar. Ele eliminar bactérias e equilibra o pH da pele. Para usar, bata embeber em um algodão e deixar por 10 minutos duas vezes ao dia.

Outra forma de ajuda a evitar inflamações é de dentro para fora por meio da alimentação. Alimentos como vegetais escuros e peixes são ótimos para isso. Para saber mais, veja quais são os melhores alimentos anti-inflamatórios, além disso, evite alimentos gordurosos e pouco nutrientes pois esses poderão fazer o oposto e piorar a inflamação.

Aprofunde-se: saiba como tirar pelo encravado da virilha.

Pomada para pelo encravado na virilha

Se você não é muito afim de tratamentos caseiros e prefere recorrer à farmácia para realizar o tratamento para pelo encravado na virilha, há pomadas fabricadas que podem ajudar. A Furacin é um antimicrobiano, ou seja, inibirá as enzimas bacterianas que estão envolvidas na inflamação do pelo, a pomadas é recomendada para inflamações e queimaduras na pele. Outra opção mais conhecida é o Nebacetin, que também funciona matando bactérias na pele e pode ajudar, essa é uma famosa pomada para problemas de pele que tem uma ação antibiótica.

Se você apresenta bolhas na região genital, dê uma olhada no artigo: Bolhas na virilha, o que pode ser?

Como evitar pelo encravado na virilha

Para não passar pelo estresse de ter pelos encravados, aí vão algumas dica de como evitar pelo encravado na virilha:

  • Ao fazer depilação, os lugares com mais pelos e atrito podem sofrer com a foliculite, que são os pelos encravados. Faça esfoliação no local antes e depois de se depilar;
  • Evite roupas apertadas. Elas contribuem para o surgimento dos pelos encravados, pois os poros abertos facilitam a entrada de bactérias;
  • Homens e mulheres que usam lâmina devem trocar sempre que ela ficar velha;
  • Nunca se depile na véspera da exposição ao sol. O mínimo é dois dias antes;
  • Evite cremes gordurosos e loções com álcool logo depois da depilação;
  • Não fique com roupas de banho molhadas por muito tempo;
  • A solução para não ter mais pelos encravados é a depilação a laser;
  • Na hora da depilação, use creme de barbear ou uma espuma específica para depilação;
  • Finalize o banho pós-depilação com água bem gelada para fechar os poros;
  • Confira outras dicas de como evitar pelo encravado.

Como tirar manchas de pelo encravado na virilha

Mesmo após tratar os pelos encravados, as manchas acabam ficando na virilha. Há algumas mulheres que se incomodam com isso na hora de tirar a roupa ou ir à praia. Por isso, apresentamos algumas soluções.

  • Evite passar a lâmina na pele a seco. Use sempre cremes e sabonetes para que ela deslize e não machuque mais ainda o local. Se a pele estiver irritada por conta da cera, deixe-a descansar por alguns dias, com cremes calmantes.
  • Passe protetor solar ao expor a região ao sol. Isso irá prevenir no surgimento de novas manchas na virilha.
  • Para clarear a virilha, use cremes à base de ureia uma vez ao dia. Mas não se esqueça de conversar com um dermatologista antes para saber se você pode passar esse tipo de medicamento.
  • Fale com dermatologista. Ele irá indicar o melhor creme ou tratamento para sua virilha ficar livre de manchas.

Se for o seu caso, confira também o artigo "Caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?"

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é bom para pelo encravado na virilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.