Partilhar

O que é colágeno

Por Natue Vivendo em equilíbrio. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é colágeno

O colágeno é uma proteína de origem animal produzida naturalmente pelo nosso organismo e que fornece estrutura para diversos tecidos do nosso corpo, como pele, articulações, ossos, tendões, cabelos, unhas, dentes, veias, córnea dos olhos e músculos. O colágeno é uma proteína muito abundante no nosso organismo, representando de 25 a 30% das proteínas totais do nosso corpo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra o que é o colágeno.

Também lhe pode interessar: Como produzir colágeno

Informações gerais

Com o passar dos anos, no início da fase adulta, o colágeno tem sua síntese diminuída e sua deficiência passa a ser notada por meio do surgimento de rugas e linhas de expressão, cabelos e unhas fracos e quebradiços, entre outros, sendo necessária sua suplementação.

Desta forma, o colágeno tem sido cada vez mais utilizado na composição de diversos suplementos alimentares e produtos alimentícios, como sucos, chás, iogurtes, entre outro. Isso porque essa proteína é uma ótima aliada da nossa beleza, podendo melhorar a elasticidade da pele, além de fortalecer cabelos e unhas e, ainda, ajudar no tratamento e prevenção de algumas doenças como osteoporose, por exemplo.

O colágeno pode ser encontrado também na forma hidrolisada, ou seja, ele é quebrado em partículas menores durante seu processamento (hidrólise), aumentando sua absorção e aproveitamento pelo organismo.

Confira as principais vantagens do colágeno para a nossa beleza!

  • Melhora a elasticidade e rigidez da pele;
  • Previne o envelhecimento cutâneo precoce;
  • Contribui para o fortalecimento de cabelos e unhas;
  • O colágeno é rico em fibras que, ao entrarem em contato com os líquidos do nosso estomago, formam uma espécie de gel que promove a sensação de saciedade, regulando nosso apetite e auxiliando no processo de emagrecimento;

Síntese de colágeno e alimentação

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é de extrema importância para nossa saúde. No entanto, esse hábito pode trazer benefícios para a estética também, pois uma dieta balanceada pode ajudar na prevenção do envelhecimento precoce da pele, já que diversos nutrientes como vitaminas, minerais, entre outros, possuem potente ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por danos às células e envelhecimento cutâneo. Além disso, alguns nutrientes também podem estar relacionados com a síntese de colágeno, dentre eles, a vitamina C. Essa vitamina pode aumentar a produção de colágeno na pele humana, além de diminuir sua degradação. Além disso, alimentos ricos em vitamina E, zinco e selênio também podem ser benéficos com relação à síntese de colágeno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é colágeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que é colágeno

O que é colágeno
O que é colágeno

Voltar ao topo da página