Partilhar
Partilhar em:

O que é sereísmo?

O que é sereísmo?

Nos últimos anos o termo sereísmo ganhou força no Brasil, seja do ponto de vista da web ou até de uma perspectiva de estilo de vida que inspira tendências. Como ela se baseia na cultura das sereias, seres místicos e lendários, surgem mistérios e dúvidas quanto a todos os detalhes dessa onda. Para um mergulho profundo, o umCOMO reuniu informações sobre tudo que explica o que é sereísmo?

Também lhe pode interessar: O que é um lumbersexual

De onde surgiu o sereísmo?

As primeiras referências visuais ao sereísmo estão datadas nos anos 90, sendo que o filme da Pequena Sereia foi lançado em 1989. Os movimentos grunge e clubber, conhecidos por um estilo mais desleixado adotaram peças de roupas e acessórios com cores do mar.

Desde então, esporadicamente surgia alguma referência no mundo do moda que usava as sereias como inspiração de estilo. As cantoras estadunidenses Kesha e Azealia Banks são algumas das que são lembradas pelas madeixas coloridas estilo sereia nesse passar do tempo.

As semanas de moda aderiram e desde 2014 a tendência explodiu no Brasil. Além de referências de estilismo, cabelo e maquiagem em eventos como São Paulo Fashion Week, personalidades se assumiram sereias e passaram a defender o sereísmo como algo muito mais além do que uma tendência ou inspiração: um estilo de vida.

Uma das personalidades que é lembrada quando o assunto é sereísmo é a modelo e atriz Yasmin Brunet. Desde 2014 ela prega em suas redes sociais as atitudes de uma sereia e mostra seus hábitos diários, que, no geral, demonstram uma preocupação com a natureza e uma estética bem natural.

Mirella Ferraz, é conhecida por ser a primeira sereia profissional brasileira. Ela tem uma cauda profissional, já mergulhou no mar com animais marinhos e também em aquários, pratica apneia (consegue ficar cerca de 3 minutos sem respirar embaixo d'água) e defende o sereísmo como um estado de espírito.

No Carnaval de 2015 as fantasias de sereia caíram no gosto dos foliões e desde então continuam em alta, com direito a cabelo, maquiagem e até unhas. Em 2017 o sereísmo foi reafirmado com a novela da "A Força do Querer", veiculada pela Rede Globo, trama na qual uma das protagonistas, a atriz Isis Valverde, vive a personagem Rita, que é adepta do sereísmo.

Fonte: ofuxico.com.br

Mas, as sereias existem?

Toda a crença nesse estilo de vida acaba fazendo com que os adeptos do movimento sejam questionados sobre a existência das sereias. Mas o que muitos seguidores do sereísmo afirmam é que não é preciso ter provas de que sereias e tritões existem ou já existiram, o importante é acreditar. Mais do que isso, para eles é preciso se importar com a natureza como um todo, o que envolve a vida marinha - ter uma ligação forte com o meio ambiente.

Mesmo que as sereias não estejam classificadas como nenhuma espécie pela biologia, existem teorias sobre a sua existência, relatos e argumentos a seu favor. Alguns dos aspectos defendidos por quem acredita em sereias são baseados na teoria do Macaco Aquático, eles questionam o fato de o homem ser o único mamífero primata que não tem o corpo todo coberto por pelos, a pele que separa os dedos, que lembra uma membrana aquática e outros argumento do tipo - além, é claro, daquela história de que toda lenda tem um fundo de verdade.

Características do sereísmo

Não existe uma regra, mas, de forma geral, o sereísmo pode ser identificado por alguns aspectos comuns a muitos seguidores:

Referências visuais

  • Paleta de cores puxada para as cores marítimas e verde água;
  • Cabelo natural, com aspecto molhado ou colorido;
  • Tops de crochê e roupas leves;
  • Pele corada e iluminada com aspecto saudável e pouca maquiagem;
  • Conchas, búzios, estrelas do mar e tudo o que remete ao fundo do mar;

Filosofias de vida do sereísmo

  • Não desacreditar dos personagens míticos;
  • Se importar com a natureza e a vida marinha;
  • Sentir uma ligação forte com a água;

Práticas para ser uma sereia profissional

  • Ter uma cauda para praticar natação;
  • Treinar apneia;
  • Gostar de mergulhar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é sereísmo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Não tente praticar apneia sem orientação profissional.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que é sereísmo?

O que é sereísmo?
Fonte: ofuxico.com.br
1 de 3
O que é sereísmo?