O que fazer quando a tatuagem descasca

O que fazer quando a tatuagem descasca

Tatuagem descascando pode ser considerada normal em certas circunstâncias, mas mesmo assim necessita cuidados especiais. A tatuagem é um dos "acessórios" estéticos mais desejado entre os jovens, além de transmitir significado, a tatuagem demonstra a personalidade, os gostos, e de certa forma, conta um pouco sobre a história de quem a usa. Mas a parte visual não é a única preocupação de quem faz ou possui interesse em fazer uma tatuagem, é necessário também preocupar-se com os cuidados e cicatrização da mesma. Uma das questões mais recorrentes ao realizar uma tatuagem é: o que fazer quando a tatuagem descasca? Antes de responde-la, é preciso explicar porque isso acontece.

Por que a tatuagem descasca?

Se você se pergunta se tatuagem descascando é normal, saiba que a resposta é sim e que esse é um processo não apenas natural como também esperado. A pele humana se divide em 3 camadas, a epiderme (camada superior e exposta, é a parte que podemos ver), a derme (a intermediária) e a hipoderme[1]. Quando fazemos uma tatuagem, a tinta é depositada na camada intermediária e a camada superior acaba descascando pois é perfurada, então descasca e se regenera.

Posso tirar a casquinha?

Não. O processo assemelha-se ao que a pele realiza ao entrar em exposição excessiva com o sol – ou seja, o corpo gera uma nova pele para eliminar aquela que morreu. Agora que você já sabe porque sua tatuagem está descascando, não se preocupe e deixe a casquinha da tatuagem cair naturalmente.

Durante o processo de cicatrização, também é normal a tatuagem descascar e ficar mais clara, já que o tecido morto da epiderme causa esse efeito e dá a impressão de que tatuagem cicatrizando desbotada. Sentiu curiosidade em saber como fica a tatuagem descascando?

Imagem: Reprodução/rodrigues-renata.blogspot.com

Quantos dias demora para a tatuagem descascar?

Para saber em quanto tempo a tatuagem descasca, em primeiro lugar é preciso levar em conta que a cicatrização de uma tatuagem passa por três etapas: inflamação (a região fica avermelhada e dolorida), descamação (a tatuagem começa a criar casquinha e descamar) e cicatrização (quando o processo está completo).

Todo este processo é de certa maneira completo e pode durar até duas semanas, sendo que a cicatrização completa pode se estender até 1 mês. Também existem casos de tatuagem descascando com 3 dias, o que significa que a sua cicatrização é rápida.

Se seu problema é "minha tattoo não descasca", fique tranquilo! Não há o que temer. Apesar de algumas pessoas terem complicações após fazerem uma tatuagem, essa regra não se aplica a todos. Por isso, uma tatuagem que não descasca é perfeitamente normal e significa que sua pele está respondendo bem ao processo de fazer uma tattoo, da mesma forma que ter uma tatuagem descascando e clareando é super normal.

É normal tatuagem descascar e clarear?

É normal a tatuagem descascar e ficar mais clara e a impressão que temos é de que a tatuagem está saindo pois sai tinta, mas isso é esperado e faz parte da cicatrização. Isso acontece porque seu corpo está eliminando as células mortas, o que confere o aspecto de clareamento ou embranquecimento.

Ou seja, não há o que fazer quanto a uma tattoo descascando e desbotando, apenas seguir as instruções de cuidados do seu tatuador. Aliás, você deve procurá-lo em busca de assistência caso tenha alguma complicação. Quanto ao clareamento das tattoos, em muitos casos é preciso retocá-las, mas na maioria das vezes tatuagem descamando e clareando é só uma questão de tempo - após a cicatrização completa, ela voltará a ter cores vibrantes.

Tatuagem descascando, o que fazer?

Primeiramente, é preciso conversar com o tatuador escolhido e pedir orientações para cuidar corretamente da tatuagem e garantir uma boa cicatrização. As principais recomendações de o que fazer quando a tatuagem descasca: lavar e higienizar a área com frequência para evita infecções, evitar coçar a região da tatuagem e usar pomada para tatuagem descascando.

É normal a tatuagem descascar com a tinta?

Sim, tatuagem descascando com tinta ou tatuagem descascando e saindo tinta são condições perfeitamente normais. Isso indica que seu corpo está expulsando as células mortas da pele. Não se preocupe!

Se você estiver com a tatuagem coçando e desbotando mas também notar sinais estranhos como vermelhidão e dor, é necessário tomar cuidado pois há a possibilidade de você estar com uma inflamação ou infecção. Para saber mais, veja como saber se uma tatuagem está infectada.

Como cuidar de uma tatuagem descascando

Uma das principais coisas que se deve considerar na hora de cuidar de uma tatuagem nova é que você está lidando com uma ferida aberta. Pense que tudo o que poderia fazer mal para um machucado também pode prejudicar a sua tattoo. Ao coçar a tatuagem pode-se machucar a pele e atrapalhar a cicatrização, comprometendo diretamente o resultado final da tatuagem e perdendo a qualidade do trabalho. Por isso, resista e jamais coce sua tattoo!

Tatuagem descascando pode lavar?

Sim! Lavar é uma das principais formas de cuidar da sua tatuagem. Ao lavar a região, esfregue suavemente o sabonete de pH netro, sem gerar muito atrito, e deixe secar ao ar livre ou utilizando um tecido limpo e delicado. Caso não tenha tempo, dê leves batidinhas com a toalha para secar a tatuagem. O ideal é repetir este procedimento pelo menos três vezes ao dia até que a o ferimento tenha fechado e que você não esteja mais com a pele ferida.

Pode passar hidratante em tatuagem descascando?

O ideal é não utilizar cremes hidratantes, e sim passar pomadas na tatuagem descascando para proteger, hidratar a região e aliviar a sensação de coceira. A maioria dos tatuadores recomenda uma pomada para ajudar na cicatrização, e as mais indicadas são Bepantol ou Nebacetin.

Quando a tatuagem já estiver com uma aparência normal, sua pele ainda estará um pouco frágil e precisará de hidratação, nesse período, é possível utilizar cremes hidratantes.

Devo tirar a 'casquinha' da tatuagem?

Não, se a tatuagem é recente é normal que ela esteja descascando e isso faz parte do processo. Ao remover a casca da tatuagem a tinta pode sair junto e ela pode ficar desbotada e prejudicar o resultado do trabalho do tatuador.

Leia também: O que você não pode fazer quando faz uma tatuagem

Outros cuidados importantes com a tatuagem

Agora que você já tem noções de como cuidar da tatuagem, veja abaixo dicas mais detalhadas para cuidar bem de sua pele e também de sua saúde nesses casos:

  • Alimentação: um dos principais cuidados com a tatuagem é a alimentação, afinal, alguns alimentos, principalmente os gordurosos, podem atrapalhar o processo de cicatrização e até mesmo "estourar" sua tatuagem. Para saber como se alimentar, veja o que não pode comer quando faz tatuagem.
  • Use pomada para tatuagem: a tatuagem é algo que machuca muito a pele, por isso, é necessário utilizar pomadas feitas para tatuagem que aceleram o processo de cicatrização e que também servirão para manter a pele hidratada. Além de pomadas específicas, se você quer saber o que passar na tatuagem, saiba que pomadas para recuperação da pele como o Bepantol também podem ser usadas;
  • Proteja sua pele: nos primeiros 3 dias após a realização da tatuagem é necessário usar um papel plástico para proteger a pele, evitando que peca água e desidrate mas também evitando o contato com bactérias que podem causar infecção;
  • Evite coçar: além de machucar a pele, coçar a tatuagem pode fazer com que você entre em contato com bactérias abaixo das unhas, ainda que lave as mãos;
  • Higienize a região: utilizando um sabonete antibactericida e água corrente[2], lave a tatuagem 3 vezes ao dia e seque-a delicadamente;
  • Banhos de mar: o sal da água do mar e o cloro de piscinas podem e provavelmente irão irritar sua tatuagem, sendo assim, evite.
  • Sol: após a realização da tatuagem e até que a cicatrização esteja completa, é necessário evitar contato direto da pele com o sol para evitar ter uma tatuagem desbotada. Após a cicatrização, use sempre protetor solar na região[1];

É necessário lembrar que a tatuagem é um procedimento invasivo e, portanto, é preciso escolher adequadamente o estúdio e o profissional responsável por esse trabalho. Questões básicas de higiene, saúde e segurança devem ser muito bem observadas, já que um procedimento de tatuagem pode até mesmo transmitir doenças. E, como falamos no início do post, é normal a tatuagem descascar, porém, caso sinta algum sintoma diferente dos descritos o ideal é procurar um médico.

Se você tem diabetes, é necessário consultar um médico antes de fazer tatuagens pois a doença atrapalha o processo de cicatrização e pode não ser indicado.[3]O mesmo vale para outras doenças que causem o mesmo problema e recuperação da pele.

Sugestão: Posso ter relações depois de fazer tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a tatuagem descasca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. A Practical Guide on how to Care for Tattooed Skin, The aftercare company. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/24078852/Tattoo-Aftercare-PDF. Acesso em: 15/08/2019.
  2. Cuidados ao tatuar o corpo. Jornal do Senado, edição 279. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/174085/091005_279.pdf?sequence=5. Acesso em: 15/08/2019.
  3. LIMA, M. H., ARAUJO, E. P. Diabetes mellitus e o processo de cicatrização cutênea. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269731651_DIABETES_MELLITUS_E_O_PROCESSO_DE_CICATRIZACAO_CUTANEA. Acesso em: 15/08/2019.