O que não pode comer quando fura o nariz

O que não pode comer quando fura o nariz

Colocar um piercing pode ser uma ótima mudança estética mas, como toda modificação corporal, exige alguns cuidados específicos para uma boa cicatrização. Um piercing no nariz pode demorar até quatro meses para ter sua cicatrização completa, mas com cautela na higienização e na alimentação é possível reduzir essa margem de tempo. Mais que todas essas instruções, é fundamental prestar atenção na alimentação durante o período de cicatrização - ela é imprescindível para evitar possíveis inflamações e problemas cicatriciais, como a queloide. Para que você não tenha nenhum problema relativo ao seu piercing, o umCOMO te ajuda explicando o que não pode comer quando fura o nariz. Elaboramos um guia para solucionar todas as suas dúvidas.

Tipos de piercing no nariz

Os tipos de piercings no nariz mais conhecidos que existem são o no septo e o nostril.

Septo

O piercing no septo fica atravessa a cartilagem entre as narinas e a joia colocada é encontrada de diversas formas, a mais comum é a em formato "U" com a abertura para baixo mas há também a possibilidade de encontrá-lo em formato de argola. Existem joias para o septo desde as mais simples até com bolinhas, spikes, de modelos indianos e até mesmo pedrinhas de strass.

Sugestão: Como curar um piercing infectado no septo

Nostril

O piercing nostril fica posicionado nos lados do nariz e é mais comum de ser encontrado como um pontinho de luz mas, assim como o piercing de septo, também se encontra em formato de uma argola. Costuma ser mais discreto e delicado do que o primeiro.

Você deve saber o que não pode comer quando fura o septo e o nostril, já que a cicatrização é semelhante.

Outros tipos de piercing no nariz são:

  • Septril (septo + nostril)
  • Austin bar
  • Rhino
  • Nalasang
  • Bridge

O que não pode comer e beber quando fura o nariz

'Coloquei um piercing, o que não posso comer?', essa é uma dúvida comum. Os alimentos e bebidas que devem ser evitados de uma forma geral são:

  • Frituras em geral, mesmo quando secadas com papel-toalha após o preparo, contêm grande quantidade de gordura, o que pode provocar processo de inflamação caso consumido em excesso;
  • Carne de porco são também extremamente gordurosas,
  • Fast-food e pimentas;
  • Bebidas alcoólicas: não se deve esquecer de reduzir o consumo de álcool pois ele também atrapalha o processo de coagulação do sangue, interferindo também na cicatrização;
  • Açúcar refinado, presente em chocolates, refrigerantes e sucos industrializados também atrapalha a cicatrização.

Leitura complementar: O que não pode comer quando fura a orelha

O que não pode comer quando se fura o nariz

Algumas das dúvidas específicas mais comuns sobre o que não pode comer quando coloca piercing são:

Pode comer ovo quando fura o nariz?

Com moderação você pode comer quando quando coloca piercing. O ovo é um alimento pesado e com bastante gordura animal, portanto, recomenda-se evitá-lo mesmo quando cozido.

Pode comer frango quando fura o nariz?

Não apenas pode comer frango quando fura o nariz como é recomendável substituir carnes gordurosas por carnes de frango pelo seu baixo teor de gordura. A carne de frango tem sabor sutil, trazendo a vantagem de ser bastante versátil, permitindo a realização de diversas receitas saudáveis e saborosas. Para saber como deixar seu frango com ótimo sabor, veja como temperar frango.

Pode comer salsicha quando fura o nariz?

Em hipótese alguma. A salsicha é produzida a partir de partes pouco valorizadas do corpo do boi, frango e porco, portanto, contém carne de porco, um dos principais alimentos que devem ser evitados. Além da salsicha, qualquer carne embutida como mortadela, salame e carnes enlatadas devem ser evitadas. Para saber mais, veja de que é feita a salsicha nesse artigo.

Pode comer chocolate quando fura o nariz?

O chocolate é um alimento rico em açúcar refinado e gordura, portanto, também é necessário evitá-lo durante o período de cicatrização. Caso tenha muita vontade de consumir doces, você pode comer chocolate quando coloca piercing no nariz, mas prefira os mais naturais ou sacie sua vontade com frutas maduras.

Pode comer queijo quando fura o nariz?

Se você colocou um piercing e quer saber se pode comer queijo, saiba que a resposta é sim mas que são preferíveis os queijos mais magros, como a ricota ou o queijo minas, que são geralmente caracterizados por sua coloração mais esbranquiçada do que os queijos gordurosos, que tendem a ter cor amarelada. Alguns queijos são mais gordurosos (como a mussarela e o provolone) e precisam ser evitados para que a cicatrização ocorra com sucesso.

Pode comer miojo quando fura o nariz?

O miojo é um alimento bastante calórico, com bastante sódio e gordura, sendo pouco indicado para uma dieta pós aplicação de um piercing no nariz. Além de prejudicar a cicatrização, o miojo contém em sua porção a quantidade de sódio indicada para uma pessoa em um dia inteiro - aumentando a retenção de líquidos e gerando outros problemas de saúde.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

O que comer quando fura o nariz

'Coloquei piercing, posso comer peixe?' A maior vilã na hora da cicatrização é a gordura, sendo assim, foque na alimentação mais saudável possível, com baixo teor calórico, sem se esquecer dos nutrientes necessários para manter seu corpo saudável.

  • Consuma carnes magras: esqueça carne bovina e, principalmente, carne de porco. Opte pela carne de peixe e também pela de frango preparadas com pouca gordura, afinal, não adianta comer uma carne magra e fritá-la;
  • Foque em vegetais de folha escura como couve, espinafre e brócolis. Uma boa opção, além de comê-los, é fazer um suco com os vegetais. Confira em nosso artigo como fazer sucos verdes.
  • Prefira azeite de oliva extra virgem a óleos vegetais, como girassol, milho e soja, e evite adoçantes sintéticos, como o aspartame. As gorduras encontradas em azeites não são prejudiciais como as do óleo de cozinha comum e podem ser usados na hora de preparar um filé de frango ou na hora de cozinhar grãos.

Não se desespere e foque em reduzir esses alimentos do seu dia-a-dia aos poucos antes de realizar a perfuração do piercing até tornar-se natural não consumi-los. O foco deve ser uma alimentação saudável, rica em vegetais escuros e carnes magras, além de bastante água mas não é necessário ter uma alimentação radical, o recomendado é apenas não exagerar nos alimentos não recomendados mas é possível consumi-los por vezes em quantidades reduzidas.

Não se esqueça de beber muita água, com hidratação e foco na alimentação e na higienização seu piercing vai cicatrizar bem mais rápido. Em nosso outro artigo há mais dicas de como ter uma alimentação saudável.

Quais outros cuidados devo ter com um piercing?

  • Antes de tudo, é importante escolher um bom estúdio, com um profissional responsável com experiência prévia que saiba realizar uma boa perfuração para não correr riscos de ter um piercing mal posicionado, além disso, o profissional escolhido deve esterilizar corretamente seus materiais de trabalho, afinal, realizar a perfuração para piercing com objetos mau higienizados pode causar uma inflecção;
  • A boa higienização do piercing é o primeiro passo em direção à cicatrização. Para limpá-lo, use antisséptico, produto que pode ser encontrado em qualquer farmácia por preços acessíveis, use também um sabonete bactericida - conforme seu piercer indicar.
  • É imprescindível manter-se longe de comidas gordurosas durante esse período;
  • O furo no nariz tem de ser feito com um piercing de aço cirúrgico ou ouro, para que reduza os riscos de inflamação e de rejeição;
  • Além disso, não se pode remover o piercing durante o processo de cicatrização, caso contrário, o furo poderá fechar e você correrá o risco de ter que furar novamente.

Leitura complementar: Como cuidar de um piercing no nariz

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando fura o nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Bibliografia
  • APP. Association of Professional Piercers. Suggested Aftercate for Body Piercing. Disponível em: <https://www.safepiercing.org/aftercare.php/>. Acesso em 9 de julho de 2019.