Partilhar

O que são os parabenos nos cremes

O que são os parabenos nos cremes

Com certeza que já ouviu em algum momento a palavra "parabenos"; de fato, muitos cosméticos começaram a lançar produtos livres deste químico devido à má publicidade feita sobre eles. Mas o que são os parabenos nos cremes, exatamente? Neste artigo de umComo queremos tirar as suas dúvidas a este respeito para que entenda do que falamos quando fazemos referência aos parabenos e por que é recomendável limitar seu uso nos tratamentos diários de beleza.

Também lhe pode interessar: Por que é importante usar cremes hidratantes

O que são os parabenos

Os parabenos são os conservantes da cosmética. Assim como nos alimentos que consumimos habitualmente existem produtos químicos, como conservantes e corantes, nos cremes hidratantes, xampus e demais produtos cosméticos também existem estes componentes químicos que foram pensados para prolongar a vida do produto. Os parabenos permitem que use um creme durante vários meses e que o efeito se mantenha com o tempo; é só pensar em produtos naturais de cosmética para ver como em poucas semanas depois de abrir, o produto já se estragou. O motivo é que não contém nenhuma química que mantenha seu efeito e, portanto, estraga logo.

Os parabenos são usados de forma habitual em nossos produtos de beleza mas não são os únicos componentes adicionados para conseguir sua conservação; eles normalmente estão acompanhados de outros produtos químicos que possuem o mesmo objetivo. Para saber se um produto tem ou não este químico basta olhar o rótulo e comprovar sua composição; normalmente podem ser encontrados com estes nomes em inglês:

  • Methylparaben
  • Propylparaben
  • Butylparaben
  • Benzylparaben
O que são os parabenos nos cremes - O que são os parabenos
Imagem: papodemulhercenter.blogspot.pt

Consequências de usar parabenos

Um estudo sobre os efeitos dos parabenos na nossa saúde alarmou a população sobre o seu uso. Foram encontrados alguns efeitos que podem estar relacionados diretamente com este químico tão habitual na cosmética. Segundo este estudo, os efeitos dos parabenos no nosso corpo afetam:

  • O sistema endócrino: relaciona-se o uso destes conservantes com transtornos do desenvolvimento físico, por isso não são indicados para crianças em períodos de crescimento; também foram vinculados com uma disfunção do sistema imunológico, assim como com problemas para adquirir novos conhecimentos.
  • Envelhecimento prematuro: ainda que pareça irônico, a verdade é que muitos cremes antirrugas vendidos no mercado, ao conterem parabenos, estão provocando o envelhecimento da pele.
  • Risco de sofrer câncer de mama: os parabenos atuam como estrógenos, podendo aumentar o risco de sofrer deste tipo de câncer. O motivo é que, ao imitar o funcionamento dos estrógenos, os parabenos podem incentivar o crescimento de tumores na mama.
  • Efeitos na sexualidade dos homens: ao usar parabenos também foram afetados os órgãos reprodutivos masculinos. A contagem de espermatozoides obteve resultados baixos e os níveis de testosterona diminuíram.
O que são os parabenos nos cremes - Consequências de usar parabenos
Imagem: cuidardapele.com

Parabenos admitidos na Europa

Devido às preocupantes conclusões do estudo sobre os parabenos, os órgãos reguladores começaram a pesquisar sobre o assunto e admitiram alguns tipos de parabenos e proibiram outros. Portanto, atualmente na Europa são admitidos os seguintes:

  • Methylparaben
  • Ethylparaben
  • Butylparaben
  • Proylparaben

Por outro lado, foram proibidos outros tipos porque não existe informação sobre os efeitos produzidos em nossa saúde; são os seguintes:

  • Isopropylparaben
  • Isobutylparaben
  • Phenylparaben
  • Benzylparaben
  • Pentylparaben

Cosméticos sem parabenos

Devido a toda esta revolução que houve no mundo da cosmética tradicional, muitas marcas começaram a produzir produtos livres de parabenos para amenizar os efeitos negativos na sua imagem e dar ao consumidor final o que está procurando. Este tipo de cosmético pode ser encontrado em produtos que contenham a etiqueta "livre de parabenos" ou em cosméticos ecológicos, orgânicos ou naturais (normalmente podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais).

Neste artigo de umComo contamos a você, de forma detalhada, como encontrar cosméticos sem parabenos para que saiba identificar quais são e os incluir em sua rotina diária.

O que são os parabenos nos cremes - Cosméticos sem parabenos

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são os parabenos nos cremes, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que são os parabenos nos cremes

O que são os parabenos nos cremes
Imagem: papodemulhercenter.blogspot.pt
Imagem: cuidardapele.com
1 de 4
O que são os parabenos nos cremes

Voltar ao topo da página