O que significa tatuagem Hakuna Matata

O que significa tatuagem Hakuna Matata

'Hakuna matata' é uma expressão originária da língua africana suailí (ou swahili) , falada na parte da África Ocidental (mais especificamente no Congo, Tanzânia, Uganda e Quênia) que significa, ao pé da letra, 'sem problemas'. A expressão ganhou popularidade ao ser cantada pelos personagens Timão e Pumba na primeira versão do filme 'Rei Leão', lançado em 1994, e relançada em 2019. Com o sucesso do filme e dessa canção, especificamente, muito mais do que uma expressão suailí, Hakuna Matata passou a ser encarado como uma espécie de lema e filosofia, tornando-se objeto da indústria cultural e de tatuagens com frases e símbolos de hakuna matata, que passaram a ter uma interpretação específica. Neste artigo do umCOMO você vai entender o que significa a tatuagem Hakuna Matata, suas possíveis interpretações e fotos de tatuagens hakuna matata para se inspirar!

O que significa hakuna matata

Hakuna matata, é lindo dizer

Hakuna matata! Sim, vai entender!

Os seus problemas, você deve esquecer

Isso é viver, é aprender

Hakuna matata!

Como explicado, hakuna matata é uma expressão que tem significado literal se você procurar em um dicionário, ela significa 'sem problemas' ou 'não se preocupe'. De acordo com idioma suailí, hakuna matata significa:

  • Sem problemas;
  • Sem preocupações;

Há ainda quem diga que hakuna matata seja uma maneira de dizer f0d@-s3. Na verdade, isso se aplica por existem muitas maneiras de dizer 'sem problemas', com outras palavras. Por isso, também podemos considerar estes outros significados para Hakuna Matata:

  • Não se preocupe;
  • Relaxa!
  • Viva o momento!
  • Aproveite o resto do dia

Abaixo você confere a versão em português da música Hakuna Matata:

Hakuna Matata tem significado satânico?

De acordo com o idioma suaíli, a expressão Hakuna Matata, não tem um significado satânico, como você pode encontrar pela internet. Como explicado, hakuna matata é uma maneira comum de se dizer 'sem problemas' no idioma suaíli. O estilo de vida 'hakuna matata' (viver sem preocupações) é algo que foi apropriado pelo filme da Disney e que pouco tem a ver com a raíz da expressão. Uma interpretação sensata do significado de hakuna matata fica a critério da pessoa que lê e se apropria dessa mensagem.

Tatuagem Hakuna Matata

O significado da tatuagem hakuna matata, portanto, é o mesmo da expressão: 'sem problemas'. Abaixo você confere algumas versões da tattoo Hakuna Matata para se inspirar:

Imagem: Reprodução/Facebook/Jax Tatto & Piercing
Imagem: Reprodução/Facebook/Marco Oliver Tattoo
Imagem: imgur/Garry/@Sacred Art/Chorlton
Imagem: Reproduçã/tattoodesigns.ml
Imagem: Reprodução/dragonslairtattoo.net

Símbolo Hakuna Matata

Além da tatuagem com a frase Hakuna Matata, há quem prefira tatuar aquilo que a internet chama de símbolo Hahuna Matata, algo que lembra um clave de sol. A questão, no entanto, é que não existe uma verdadeira relação de Hakuna Matata em suailí com o considerado símbolo Hakuna Matata, já que o idioma swahili utiliza o alfabeto latino.

Não existem fontes históricas ou um consenso sobre a origem do símbolo Hakuna Matata, mesmo assim é comum encontrar muitas tatuagens por aí com esse símbolo e que fazem alusão à Hakuna Matata. Confira algumas fotos:

Imagem: Reprodução/repinned.net
Imagem: Reprodução/Pintereset
Imagem: Reprodução/Tumblr

Hakuna Matata é apropriação cultural?

Se você pensa em fazer uma tatuagem de hakuna matata é importante ter certeza dos significados e possíveis interpretações. Em 2018 ativistas africanos, através de um abaixo assinado que questionava o fato de a Disney, produtora dos filmes, ter registrado a expressão Hakuna Matata, acusaram a empresa de apropriação cultural e exploração ao lucrar com um elemento da cultura suaíli.

Não existe um consenso e até o momento da conclusão deste artigo nada mudou, a Disney continua possuindo direitos comerciais sobre o uso da expressão Hakuna Matata, assim como africanos que falam suaíli continuam sendo livres para usar a expressão (e usam) a cada dia.

A questão, para você que é apenas um apreciador dessa expressão e sua simbologia, é muito menos do que pensar se Hakuna Matata é apropriação cultural ou não, mas sim se lembrar que muito mais do quo refrão da música de um filme, ela é uma expressão que carrega uma cultura inteira por trás dela. Já pensou em saber um pouquinho mais sobre o idioma suaíli?

Significados da tatuagem de leão

Outra opção para quem tem o filme marcado no coração e quer deixá-lo marcado na pele são as tatuagens de leão, tanto uma tatuagem do Rei Leão, especificamente, ou do animal de maneira mais genérica. Os significados mais conhecidos da tatuagem de leão são:

  • Força e coragem: pelas próprias características desse animal que é considerado o Rei da Selva;
  • Liberdade e espírito livre: pela harmonia do leão com a natureza e seu estilo de vida;
  • Poder e liderança: novamente, pelo status de Rei da Selva;
  • Vínculos familiares: já que o leão, assim como outros felinos, são animais que andam em bandos e com sua família.

Tatuagem de leoa e seu significado

Outra representação possível é tatuagem de leoa, que simboliza esse laço mãe-filho. Já que as leoas são as responsáveis por ensinarem os filhotes a caçarem e cuidam deles até a vida adulta. Além da maternidade, tatuagem de leoa também pode ser interpretada como um símbolo da força feminina.

Leia também: Qual o significado da tatuagem de tigre

Imagem: Reprodução/Fabulous Design/Pinterest

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa tatuagem Hakuna Matata, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Bibliografia
  • CAVARIANI, Taís Maria Bacili. ANÁLISE DA TRADUÇÃO DA CANÇÃO" HAKUNA MATATA" DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO. Estudos Tradutológicos, 70.
  • CNN. Petition calls on Disney to drop 'Hakuna Matata' trademark. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2018/12/19/africa/africans-petition-disney-over-hakuna-matata-trademark-intl/>. Acesso em: 25 de abr. 2019