Partilhar

Óleos naturais para cabelos ressecados

Óleos naturais para cabelos ressecados

Existem óleos naturais que são ótimos produtos para reparar e nutrir os cabelos mais ressecados e/ou danificados. Alguns deles contêm proteínas, vitaminas e componentes antioxidantes muito benéficos para contribuir com uma maior hidratação para o cabelo que se consegue com outras loções, como os xampus, os condicionadores e inclusive os séruns. Se a falta de umectação e de gordura natural é algo que seu cabelo sofre e, por isso, está áspero, com frizz ou pontas muito estragadas, preste atenção às seguintes linhas deste artigo de umComo. Escolha um dos óleos naturais para cabelos ressecados que mostramos a você e comece a exibir de um cabelo saudável e perfeito.

Também lhe pode interessar: Como usar o óleo de argan nos cabelos

Azeite de oliva

Este líquido dourado que tanto utilizamos para cozinhar pratos saborosos e saudáveis é um dos melhores óleos naturais para reparar o cabelo ressecado e com falta de hidratação. Isto graças à composição que oferece, uma vez que possui ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas excelentes para nutrir e regenerar as fibras capilares, dando como resultado um cabelo hidratado, forte e brilhante. Além disso, ajuda a combater o frizz, melhorar a aparência das pontas abertas ou quebradiças e, ao ser antioxidante, favorece o crescimento do cabelo.

Aplicação: primeiro, adicione entre 2 e 4 colheres de sopa de azeite de oliva em um recipiente, a quantidade dependerá se seu cabelo é curto ou mais longo. Esquente o azeite no microondas durante uns 20 segundos e, em seguida, aplique-o apenas do meio para as pontas sobre o cabelo úmido, incidindo sobretudo na parte das pontas. Envolva seu cabelo com uma toalha ou papel filme e deixe que as propriedades do azeite de oliva penetrem nele durante 30 minutos. Passado este tempo, já poderá enxaguar e realizar uma lavagem normal.

Também pode combinar o azeite de oliva com outros produtos naturais benéficos para o cabelo ressecado, como o aloe vera e o ovo, e elaborar tratamentos caseiros como os que mostramos a você no artigo Máscaras de azeite de oliva para o cabelo.

Óleos naturais para cabelos ressecados - Azeite de oliva

Óleo de amêndoas

Os tratamentos capilares com óleo de amêndoas são especialmente indicados para mulheres com problemas de secura no seu cabelo, frizz, descamações e pontas que se quebram com facilidade. É um produto muito rico em nutrientes como vitaminas A, B e E, os quais permitem criar uma barreira de proteção sobre a fibra do cabelo e prevenir o dano que podem provocar agentes externos no cabelo. Além disso, se utilizado diretamente sobre o couro cabeludo é um bom remédio para reduzir a coceira, a descamação e melhorar a irrigação sanguínea.

Aplicação: verta umas gotas de óleo de amêndoas na palma da sua mão, esquente-o ligeiramente esfregando em ambas mãos e aplique sobre as partes secas do seu cabelo, espalhando-o de forma uniforme. Faça-o sobre o cabelo úmido, deixe atuar uns 20 minutos e, depois, retire com bastante água morna. Caso só queira utilizá-lo para reparar as pontas, aplique umas gotas sobre elas diretamente e deixe que atue durante toda a noite; no dia seguinte lave seu cabelo como faz habitualmente e pronto!

Óleos naturais para cabelos ressecados - Óleo de amêndoas

Óleo de coco

O óleo de coco converteu-se em uma opção ideal para umectar, nutrir e hidratar os cabelos mais ressecados e danificados. Entre os seus principais benefícios, encontramos que atua como um condicionador natural renovando e prevenindo o envelhecimento das fibras capilares, protege o cabelo do uso contínuo de secadores e chapinhas, facilita o penteado, combate a caspa e contribui com um brilho sublime.

Aplicação: pode aproveitar todas as suas propriedades de formas diferentes. Uma delas é aplicando umas gotas de óleo de coco sobre o cabelo úmido, deixar atuar durante 20 minutos e, passado este tempo, enxaguar com água morna. A segunda consiste em adicionar umas gotas do mesmo em seu xampu habitual para que seu cabelo fique mais saudável e brilhante. E, por último, se o que deseja é disciplinar o cabelo, nada melhor que aplicar um pouco deste óleo do meio para as pontas antes do desembaraçar para facilitar o penteado e evitar o frizz.

Óleos naturais para cabelos ressecados - Óleo de coco

Óleo de argan

Por último, nesta seleção de óleos naturais para o cabelo ressecado não podia faltar o óleo de argan. Também conhecido como ouro líquido, trata-se de um produto que impede que o cabelo se seque demais, esteja áspero ao tato e com uma aparência pouco estética. Principalmente, seus ácidos graxos essenciais permitem hidratar as fibras em profundidade e melhorar a produção de queratina, o que é fundamental para que o cabelo se mantenha saudável, forte, abundante e suave.

Aplicação: quando o cabelo estiver muito seco, o ideal é aplicar umas gotas de óleo de argan do meio para as pontas, passar um pente para distribuir bem, envolver o cabelo com uma toalha quente e deixar atuar durante 30 minutos. Se seu couro cabeludo sofre descamações, pode aplicar o óleo de argan nesta zona, realizar uma massagem suave e deixar atuar durante toda a noite.

Descubra mais tratamentos como estes no artigo Como usar o óleo de argan no cabelo.

Óleos naturais para cabelos ressecados - Óleo de argan

Mais cuidados para o cabelo ressecado

Para resolver problemas como a falta de produção de gordura natural no cabelo e evitar que esteja muito seco, é importante que, além disso, tenha em conta recomendações como as seguintes na hora de cuidar dele:

  • Limitar a lavagem do cabelo a quando seja realmente necessário, ou seja, a cada 2 ou 3 dias. Se o lavar com muita frequência, a camada natural que o protege irá se reduzindo cada vez mais.
  • Utilizar xampus e condicionadores específicos para o cabelo seco, que sejam altamente hidratantes e regeneradores.
  • Nutrir o cabelo aplicando uma máscara uma ou duas vezes por semana.
  • Deixar secar o cabelo ao ar livre e limitar o uso de secadores e chapinhas. Quando for usar estes aparelhos, aplique primeiro um spray protetor térmico por todo o cabelo.
  • Cortar as pontas danificadas a cada 2 ou 3 meses.
Óleos naturais para cabelos ressecados - Mais cuidados para o cabelo ressecado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Óleos naturais para cabelos ressecados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Óleos naturais para cabelos ressecados

Óleos naturais para cabelos ressecados
1 de 6
Óleos naturais para cabelos ressecados

Voltar ao topo da página