Partilhar

Para que serve o condicionador

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 novembro 2019
Para que serve o condicionador

Muitas mulheres fogem do uso do condicionador na hora de lavar o seu cabelo, e este é um grande erro comum que se deve remediar se o objetivo é conseguir um cabelo bonito e bem cuidado. O uso habitual do condicionador é imprescindível para hidratar o cabelo desde a raiz até às pontas e dar um extra de nutrição que o xampu não nos proporciona. Além disso, é uma forma simples de conseguir que o cabelo tenha um brilho sublime e se livre do incômodo frizz que tanto dificulta pentear. Neste artigo de umComo ajudamos você a descobrir todos os segredos desta loção e mostramos a você com detalhes para que serve o condicionador.

Também lhe pode interessar: Como lavar o cabelo

Benefícios do condicionador para o cabelo

O condicionador é um produto que tem muitos benefícios para o cabelo e é importante que a sua rotina de lavagem o converta no companheiro perfeito e indispensável do seu xampu. Deve saber que o xampu serve basicamente para limpar o cabelo, retirar o sebo e aqueles restos de sujeira e células mortas que se acumulam no couro cabeludo. No entanto, o condicionador tem a função de oferecer componentes hidratantes e protetores ao cabelo, que o deixarão bem mais bonito e macio.

De seguida, listamos quais são todos os benefícios do condicionador capilar e damos a você motivos para que o utilize a partir de agora quando lavar o seu cabelo:

  • Hidrata o cabelo em profundidade, contribuindo com uma extrema suavidade.
  • Contribui com brilho ao cabelo.
  • Faz com que o cabelo fique mais fácil de mexer e possa ser penteado de forma mais fácil.
  • Previne a quebra do cabelo.
  • Ajuda a evitar que as pontas do cabelo se abram.
  • Reduz a eletricidade estática no cabelo.
  • Proporciona uma maior elasticidade às fibras capilares.

Há muitos tipos de condicionadores e como acontece com qualquer loção capilar, é importante que escolha aquela que se adapte perfeitamente às necessidades do seu cabelo para mantê-lo sempre em boas condições. Algumas das recomendações que deve ter em conta são as seguintes:

  • Cabelo seco: são necessários condicionadores hidratantes para combater o frizz. É conveniente utilizá-lo sempre para nutrir o cabelo.
  • Cabelo fino e fraco: são preferíveis aqueles condicionadores que contribuem com um extra de volume ao cabelo.
  • Cabelo oleoso: deve usar condicionadores leves e suaves. Basta aplicar uma pequena quantidade nas pontas uma vez na semana.
Para que serve o condicionador - Benefícios do condicionador para o cabelo

Diferenças entre condicionador e máscara para o cabelo

O condicionador e a máscara são duas loções capilares diferentes, por isso convém estar atento à função de cada um deles, assim como quando devem ser utilizados para poder conseguir um cabelo saudável e bonito. Ambos são produtos com muitos benefícios para o cabelo e que se pode usar sem problema.

Como referimos na seção anterior, o condicionador pode ser utilizado diariamente após o xampu, pois serve para nutrir, hidratar e amaciar o cabelo, facilitando o seu posterior penteado. Por outro lado, a máscara é uma loção que conta com muitos mais princípios ativos e serve para proteger e tratar o cabelo maltratado de forma mais profunda. Quanto à frequência desta última, é importante ter claro que se o cabelo está saudável e em boas condições, será suficiente aplicar uma que seja hidratante uma vez por semana; mas se o cabelo se encontra muito danificado, é possível utilizá-la até 2 ou 3 vezes por semana para conseguir reparar as fibras capilares maltratadas.

Para que serve o condicionador - Diferenças entre condicionador e máscara para o cabelo

Como aplicar o condicionador de cabelo

Para que os componentes nutritivos e hidratantes do condicionador atuem de forma eficaz em seu cabelo, é importante levar a cabo uma correta aplicação do produto. O processo é muito simples e deve constar dos seguintes passos:

  • Lave o cabelo com seu xampu habitual.
  • Enxágue o cabelo com bastante água morna (evitando a água quente) e certifique-se de que não ficam restos de xampu.
  • Aplique o condicionador por todas mechas do seu cabelo, começando pelas pontas e subindo até chegar ao couro cabeludo.
  • Realize uma suave massagem capilar na zona do couro cabeludo para que todos os componentes do condicionador penetrem bem.
  • Deixa atuar o tempo indicado na embalagem do produto.
  • Para terminar, volte a enxaguar o cabelo de forma suave e pronto!
Para que serve o condicionador - Como aplicar o condicionador de cabelo

Condicionadores caseiros para o cabelo

Gostaria de elaborar o seu próprio condicionador? Muitas vezes, os produtos naturais podem oferecer-nos inclusive melhores resultados que as loções capilares comerciais, por isso são uma excelente alternativa para deixar o nosso cabelo mais bonito e oferecer os nutrientes que ele precisa. Em umComo destacamos a eficácia dos seguintes condicionadores caseiros:

  • Condicionador de menta: ideal para cabelos oleosos e para purificar o cabelo.
  • Condicionador de aloe vera e coco: um ótimo tratamento para reparar o cabelo danificado e conseguir que cresça mais saudável.
  • Condicionador de mel e iogurte: perfeito para aqueles cabelos que precisam de um extra de hidratação de forma urgente.
  • Condicionador de óleo de argan e manteiga de karité: permite obter um cabelo bem mais sedoso e solto.

Se quer descobrir a receita completa de cada um deles, só tem que consultar o artigo Como fazer condicionador caseiro para o cabelo.

Para que serve o condicionador - Condicionadores caseiros para o cabelo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o condicionador, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Para que serve o condicionador

Para que serve o condicionador
1 de 5
Para que serve o condicionador

Voltar ao topo da página