Pode malhar depois de fazer tatuagem?

Pode malhar depois de fazer tatuagem?

As tatuagens se tornaram um marco de identidade. Se você pensa em fazer uma, lembre-se de considerar se colocar em mãos de tatuadores profissionais e especialistas, além de levar em consideração os conselhos dele(a) sobre os cuidados posteriores. Não há problema algum em fazer exercícios com o corpo tatuado. Na verdade, existe uma infinidade de esportistas que exibem tatuagens de todos os tamanhos e em diferentes partes do corpo. Ainda assim, são muitas as pessoas que se perguntam: pode malhar depois de fazer tatuagem? Se você quer a resposta e tirar suas dúvidas à respeito das tatuagens e dos exercícios físicos, continue lendo a este artigo do umCOMO e tome nota do que deve fazer com uma tatuagem recém feita.

O que acontece se malhar depois de fazer tatuagem

Pode malhar depois de fazer tatuagem? Não existe uma resposta definitiva e exata a esta pergunta porque cada pessoa é única e cada tatuagem pode ter diferentes tamanhos, além de poder ser em áreas do corpo diferentes. Devemos lembrar que a tattoo é uma agressão que nossa pele sofre, uma ferida superficial que requer alguns cuidados básicos para que cicatrize da forma correta e não seja infeccionada.

Qualquer exercício físico implica em movimento, estiramento muscular e cutâneo, atrito com o equipamento de treino, suor e às vezes até pequenos esbarrões ou batidas. Todas essas situações podem afetar negativamente uma tatuagem recém feita.

O que acontece se suar depois de fazer tatuagem

O suor não é o melhor amigo de uma tatuagem recente porque umedece a zona, ou seja, pode tanto retardar a cicatrização quanto favorecer a aparição de uma infecção. Além disso, em alguns casos, o suor natural pode influenciar diretamente na absorção de tinta. Assim, pode ser que se você malhar depois de fazer uma tatuagem, o resultado final não seja o que você espera porque as linhas da tattoo podem perder a nitidez ou se deformarem.

Treinar na academia, sair para correr, praticar esportes de contato (futebol, basquete...) ou pular no mar ou na piscina para fazer natação logo após fazer a tatuagem não é a melhor das ideias. Por fatores como os riscos de irritação na área tatuada causada pelo próprio suor ou pelo atrito inevitável, a possibilidade de você esbarrar ou ser arranhado(a) na área tatuada ou até mesmo a influência negativa da água da piscina, é aconselhável deixar que a tatuagem seque e cicatrize antes que uma atividade física intensa seja iniciada.

Certamente, se a tatuagem é pequena e está em uma área na qual você sabe que em certos tipos de exercícios não haverá a possibilidade de encostar nela, pode fazer, só evite que ela roce em algum lugar, seja umedecida pelo suor ou seja golpeada.

Como quantos dias poso malhar depois de fazer uma tatuagem

Como qualquer outra ferida pequena, a tatuagem vira uma zona delicada que precisa de proteção e cuidados para evitar que seja infectada. O tempo de espera antes de retornar a malhar é relativo e dependerá do tipo de tattoo, sobretudo de sua evolução, algo que você deve prestar muita atenção.

Se você fez uma tatuagem pequena que tem a cicatrização favorável, por precaução, deve esperar aproximadamente 1 semana antes de fazer o exercício ou, pelo menos, cinco dias. Para tatuagens grandes que cubram grande parte do peito ou das costas, por exemplo, é aconselhável que prolongue este tempo até 2 ou 3 semanas no mínimo.

Antes de malhar sempre deve verificar se a sua tatuagem está mesmo secando e cicatrizando. Além disso, as escarificações, por serem feridas maiores na pele, precisam de mais tempo para cicatrizarem bem, por isso é recomendável que não faça exercícios que possam causar atrito na zona ou estirá-la de forma que dificulte a cicatrização da pele.

Frente ao menor sintoma de infecção, inchaço ou mal-estar geral, é conveniente que vá a uma consulta médica. Também te aconselhamos que leia estes outros artigos do umCOMO.

  • Como saber se a tatuagem está infectada
  • Como curar tatuagem inflamada
  • Por que surgem bolinhas na tatuagem?

Dicas para cuidar de uma tatuagem recém feita

Você entrou aqui se perguntando "pode malhar depois de fazer tatuagem?" e te explicamos que, de forma geral, não se deve fazer isso porque a tatuagem precisa de uma série de cuidados básicos que você deve levar em conta para que não tenha problema nenhum e possa exibi-la logo.

Ainda assim, ressaltamos que também depende do tamanho e da evolução da tatuagem e do tipo de exercício que você quer fazer. Dessa maneira, além de evitar fazer exercícios que forcem a área e possam friccionar a pele, anote estes cuidados básicos com as tatuagens:

  • Uma vez retirado o plástico-filme que o/a tatuador(a) colocou em você logo depois de finalizar a tatuagem (você deve deixá-lo por pelo menos 4 horas), lave a zona com água morna e sabão neutro. Seque apropriadamente para que a cicatrização seja iniciada. É preferível que você faça isso com papel toalha e nunca esfregue, dê somente toques suaves, com cuidado.
  • Siga estritamente as dicas dadas pelo/a tatuador(a). A recomendação provavelmente foi uma pomada ou creme cicatrizante com propriedades antibacterianas e antibióticas que terá que ser aplicada uma ou duas vezes ao dia.
  • Procure manter a tatuagem ao ar livre sempre que possível, mas a cubra com um curativo para evitar atritos com a roupa, por exemplo, que deverá ser o mais folgada possível.
  • Com uma tatuagem recém feita é essencial evitar exposição ao sol.
  • Nos primeiros dias não faça atividades aquáticas.
  • Aumente a higiene ao cuidar da tatuagem (lavagem diária e pomada), especialmente das suas mãos.
  • Quando a cicatrização estiver finalizando e a tattoo estiver secando, aplique creme hidratante pelo menos uma vez ao dia para evitar que a pele rache ou descame excessivamente.

Aqui você pode aprender muito mais sobre Como cuidar de uma tatuagem nova.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode malhar depois de fazer tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.