Por que aparece o herpes labial

Por que aparece o herpes labial
Imagem: sina.cn

O herpes labial é uma das infecções da pele mais comuns em todo o mundo. Além de ser incômodo pela ardência e sensação de calor que provoca, o herpes deixa em nossa boca uma horrível ferida que pode durar até uma semana e, em muitas ocasiões, é acompanhada de uma inflamação do lábio. Cada vez aparecem novos tratamentos e remédios caseiros que podem nos ajudar a acelerar o processo de cura, mas não evita que volte a sair passado um tempo. Gostaria de conhecer as causas e preveni-lo? Continue lendo este artigo de umComo e descubra por que aparece o herpes labial.

Passos a seguir:
1

O herpes labial se produz por um vírus chamado herpes simplex. Existem duas variantes deste vírus, o tipo 1, também denominado VHS-1, e o tipo 2 ou VHS-2. No entanto, o que produz o herpes labial simples, que é o mais comum entre a população, é o tipo 1.

2

Contagiarmo-nos com este vírus é simples, basta beijar quem já esteja infectado ou, simplesmente, compartilhar um copo, talheres, etc., com essa pessoa. Consulte nosso artigo a respeito do contágio do herpes labial para saber mais detalhes. Uma vez infectados pelo vírus do herpes simples tipo 1, pode ser que jamais se ative nem notemos os sintomas ou, pelo contrário, o faça e apareça o herpes na boca.

3

A causa mais comum que provoca a ativação do vírus é a queda das defesas em nosso organismo. Isto pode ser produzido por uma falta de nutrientes, aparecimento de alguma doença, quadros de febre, situações de estresse, ansiedade, nervosismo ou frustração acumulada.

4

Em mulheres, as alterações hormonais como as que se produzem durante a menstruação, menopausa ou gravidez, também podem ser os desencadeadores que ativam o vírus do herpes labial ou, em caso de ter sido ativado, que provoque sua reaparição. Nestes casos, preveni-lo é realmente complicado, pois a única coisa que pode ser feita é tratar os sintomas da menstruação ou da menopausa.

Imagem: curesuherpesblog.com
5

Uma vez infectado e ativado o vírus, é muito possível que sofra de herpes labial cada vez que se dê alguma das situações anteriores durante o resto de sua vida. Isto é assim porque, ainda que o herpes se cure e desapareça, o vírus permanece em nosso organismo, esperando para ser reativado. Não aparece necessariamente quando se dão todas as causas citadas, cada pessoa é afetada de um modo diferente. Por isso pode ser que para um infectado o detonante seja o estresse, enquanto para outro, as alterações hormonais.

6

Normalmente, o herpes labial aparece sempre na mesma área do lábio. Assim, se em uma pessoa no momento da ativação do vírus apareceu o herpes no lábio superior, quando reaparecer, será nesse mesmo lugar. Para preveni-lo, deverá identificar sua causa e tentar controlar na medida do possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparece o herpes labial, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.