Partilhar

Por que aparecem fungos nas unhas

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que aparecem fungos nas unhas

Muitas pessoas já sofreram alguma vez de fungos nas unhas, condição denominada medicamente onicomicose, os quais causam mudanças importantes no aspecto das unhas alterando sua cor, forma e textura originais. Esta condição manifesta-se com maior frequência nos pés, ainda que também possa aparecer nas unhas das mãos. De qualquer modo, seja qual for a parte do corpo afetada é essencial iniciar um tratamento antifúngico para curá-la e evitar problemas graves como a destruição completa da unha. Você sabe por que aparecem fungos nas unhas? Descubra qual é a causa desta condição tão comum no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho fungos nas unhas

Causa dos fungos nas unhas

Para dar resposta à questão de por que aparecem fungos nas unhas, devemos fazer referência ao grupo de fungos denominados dermatófitos, que costumam ser os responsáveis por este tipo de infecções, ainda que outros microrganismos como a cândida ou outros fungos também possam provocá-las.

As infecções desta índole costumam ser contraídas em lugares públicos úmidos como as piscinas ou os vestuários das academias, já que estes espaços são perfeitos para a proliferação dos fungos. Quando ocorre uma infecção micótica, o fungo penetra na unha através de umas rachaduras microscópicas e vai avançando e atacando a unha desde o seu interior, é então quando se origina o rompimento da queratina da unha e observam-se importantes variações em seu estado ou aparência natural.

Como saber se tenho fungos nas unhas

Alguns dos sintomas ou sinais que podem indicar que você tem fungos nas unhas e que precisa de um tratamento para combatê-los são os seguintes:

  • Cor amarelada nas unhas ou aparecimento de listras amarelas durante os primeiros dias.
  • Fragilidade.
  • Engrossamento.
  • Deformação.
  • Rompimentos e desmoronamento das bordas das unhas.
  • Levantamento ou queda da unha na fase mais avançada da infecção.

Lembre-se da importância de procurar seu médico perante a presença de qualquer um destes sintomas, já que os fungos devem ser tratados durante os primeiros dias, caso contrário a infecção irá avançando e corre-se o risco de perder a unha afetada.

Fatores que favorecem o aparecimento de fungos nas unhas

Ainda que todos estejamos expostos e possamos contrair este tipo de infecção micótica em algum momento de nossas vidas, existem alguns fatores ou condições que propiciam seu aparecimento e favorecem o risco de sofrê-la. São eles:

  • Lesões nas unhas, devido ao mau uso de ferramentas de manicure ou pedicure ou ao mau hábito de roer as unhas.
  • Fazer uso de vestuários públicos ou chuveiros compartilhados.
  • Manter pés e mãos úmidos durante bastante tempo.
  • Usar calçado fechado que não propicie a transpiração do pé.
  • Ter um sistema imunológico debilitado.
  • Condições médicas como diabetes, AIDS, problemas de circulação ou psoríase.

Tratamento para os fungos nas unhas

Além de saber por que aparecem os fungos nas unhas, você deve ter em conta que estes só podem ser curados através de um tratamento tópico ou oral antifúngico e, para isso, deverá procurar um médico especialista que lhe prescreverá os medicamentos mais adequados de acordo com o estado e a gravidade da infecção.

Obtenha maiores detalhes sobre o tratamento desta condição no artigo Como curar os fungos das unhas dos pés.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparecem fungos nas unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Por que aparecem fungos nas unhas

O que lhe pareceu o artigo?

Por que aparecem fungos nas unhas
Por que aparecem fungos nas unhas

Voltar ao topo da página