Partilhar

Por que aparecem manchas brancas nas unhas

Imagem: bellisisima.com

Por que ocorre o aparecimento dessas pequenas manchas brancas nas unhas? Certamente que em mais de uma ocasião você escutou que elas apareciam por falta de cálcio e inclusive por cada mentira que dizia quando era pequena, mas nenhuma destas tradicionais afirmações é verdadeira. Se você deseja saber por que aparecem manchas brancas nas unhas com exatidão e conhecer a resposta dos especialistas, preste atenção ao seguinte artigo de umComo e preocupe-se pela saúde de suas mãos.

Também lhe pode interessar: Como pintar melancias nas unhas
Passos a seguir:
1

Segundo os especialistas, as marcas ou manchas brancas que aparecem de vez em quando na superfície das unhas das mãos ou dos pés é uma condição que se denomina leuconiquia. Esta tem sua origem em um traumatismo anterior produzido na matriz da unha que afeta o processo normal da produção de queratina que é fundamental para a solidez e a fortaleza das unhas.

2

Como vemos, as manchas brancas que afetam a saúde e a estética das unhas são produzidas apenas devido aos danos que estas podem sofrer no dia a dia. Os mais frequentes são aqueles causados por situações ou práticas como:

  • Batidas nas unhas contra superfícies sólidas.
  • Manicures agressivas.
  • Uso de produtos químicos que enfraquecem as unhas.
  • Remover ou cortar em excesso as cutículas.
  • Hábito de roer as unhas.
3

Esta condição não é um problema físico de gravidade e não existe tratamento para isso, você deverá apenas esperar que a unha cresça o suficiente para poder cortá-la para que as marcas brancas desapareçam. O que você pode fazer é tentar manter suas unhas bem hidratadas para favorecer seu crescimento e evitar que sejam vulneráveis a rompimentos e fendas. Consulte os seguintes artigos:

Por que aparecem manchas brancas nas unhas - Passo 3
Imagem: medifast.com.mx
4

Existem outros tipos de marcas que aparecem em forma de linhas brancas ao longo de toda a unha e que se mantêm no mesmo lugar com o passar dos dias já que se encontram embaixo das unhas e não na superfície como as anteriores. Neste caso, as manchas brancas poderiam indicar que existe algum tipo de doença subjacente (anemia, patologias renais, diabetes, doenças cardíacas, entre outras), por isso, será necessário visitar o dermatologista o quanto antes para um exame médico completo.

5

Em umComo você também pode averiguar todas as causas das unhas quebradiças e as unhas fracas. Visite os artigos e descubra o que põe em risco a saúde de suas unhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparecem manchas brancas nas unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Por que aparecem manchas brancas nas unhas

Imagem: bellisisima.com
Imagem: medifast.com.mx
1 de 2

Voltar ao topo da página