Por que as estrias aparecem

Por que as estrias aparecem
Imagem: fadestretchmarksfast.com

Apesar de normalmente não suporem um problema para a saúde, a verdade é que as estrias na pele são bastante antiestéticas e ninguém gosta delas. Apesar de poder fazer algumas ações para sua prevenção, a verdade é que as estrias podem aparecer na barriga, glúteos, peito, etc., de qualquer pessoa. Se quer saber por que aparecem as estrias, não perca este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

As estrias são algumas linhas que aparecem na pele, geralmente da barriga, glúteos, peito, quadris... devido à ruptura das fibras elásticas da derme. É quando estas fibras se rompem geram marcas de cor avermelhada durante seu aparecimento, e mais tarde esbranquiçadas.

2

O aparecimento de estrias pode ocorrer tanto em mulheres como em homens, mas a verdade é que o gênero feminino costuma sofrer deste problema com maior frequência. A gravidez é uma das causas mais comuns do aparecimento de estrias, já que o aumento do volume da barriga provoca que a pele desta área estique de forma considerável rompendo as fibras epidérmicas.

3

Além disso, o aumento considerável de peso também é uma das respostas mais comuns à dúvida de por que aparecem as estrias. Como no caso anterior, a tensão repentina da pele faz com apareçam estrias; além disso, também é possível que isto ocorra devido a uma repentina perda de peso.

4

Durante a adolescência existe a possibilidade de aparecerem estrias devido a um crescimento acelerado na puberdade; neste caso, os garotos podem ser mais propensos a elas se desenvolverem os músculos muito rapidamente.

5

A Síndrome de Cushing é uma doença que pode responder à pergunta de por que as estrias aparecem, já que provoca uma alteração do hormônio cortisol - conhecido também como o "hormônio do estresse" - que pode modificar a aparência da pele. Esta patologia pode ser causada por medicamentos corticoides e esteroides, prestando atenção especial aos tratamentos com este tipo de fármacos.

6

Relacionado com o ponto anterior, o estresse pode repercutir na oxigenação celular e provocar o aparecimento de estrias. Além disso, os fatores genéticos podem causar uma propensão a estrias, de modo que as pessoas com antecedentes familiares terão maiores probabilidades de ter estrias por herança genética.

7

Caso esteja com estrias e queira disfarçá-las, recomendamos consultar nossos artigos:

  • Como dissimular as estrias
  • Como eliminar as estrias com remédios caseiros
  • Como eliminar as estrias
  • Como remover as estrias da gravidez

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as estrias aparecem, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.