Cuidados para o cabelo

Por que nascem cabelos brancos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que nascem cabelos brancos

Um fato muito associado à velhice é o aparecimento de cabelos brancos, e à medida que passam os anos, vemos como os 'odiados' cabelos brancos nascem no couro cabeludo. A verdade é que os cabelos brancos saem a um ritmo diferente em cada pessoa, não pode ser previsto quando aparecem os cabelos brancos, mas o motivo é o mesmo em todos os casos. Se quer saber por que nascem os cabelos brancos, não deixe de ler este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber que o aparecimento dos cabelos brancos deve-se a uma alteração no mecanismo de pigmentação do cabelo. Normalmente, isto ocorre com o passar dos anos e se converte em uma característica própria da velhice, embora também seja possível ocorrer de forma prematura e aparecer cabelos brancos em pessoas jovens.

2

E para responder a dúvida sobre "por que nascem cabelos brancos", é necessário saber quais células são as responsáveis pela coloração do cabelo e pigmentação da pele. Trata-se dos melanócitos, através da produção de melanina, junto com as células responsáveis por dirigir o desenvolvimento dos folículos pilosos que dão cor à pele e ao cabelo.

Também, recentemente descobriu-se que no cabelo grisalho também intervém o papel da proteína 'Wnt' que tem como função coordenar o processo de pigmentação entre os dois grupos de células mãe.

3

Com o passar dos anos, os melanócitos envelhecem, vão perdendo sua função e acabam por desaparecer, então quando estas células falham, ocorre o aparecimento de cabelos brancos. É importante assinalar que o processo na pele é similar, mas esta é capaz de manter melhor os pigmentos, enquanto a perda de cor do cabelo ocorre mais rapidamente.

4

Saiba que os cabelos brancos podem aparecer em idades jovens, mas um dos fatores que mais influencia é a raça das pessoas. Enquanto que na raça branca costuma ser a partir dos 30 anos quando os cabelos brancos aparecem, em pessoas de raça negra costumam aparecer a partir dos 45 anos de idade.

5

Agora que sabe por que nascem os cabelos brancos, se você também os tem e quer livrar-se deles, recomendamos os nossos artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que nascem cabelos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que nascem cabelos brancos