Por que o cabelo encrespa

Por que o cabelo encrespa
Imagem: lookcabellos.com

Um dos tormentos femininos é o cabelo encrespado, que pode aparecer a qualquer momento se não oferecer ao seu cabelo os cuidados e atenções que ele precisa. Geralmente, pode ser reconhecido quando aparecem no cabelo inteiro ou em algumas mechas, verdadeiras ondas incontroláveis e frizz; no entanto, a falta de brilho e as pontas abertas também são muito frequentes. Saiba o que pode estar acontecendo no seu cabelo neste artigo de umComo onde explicamos por que o cabelo encrespa.

Passos a seguir:
1

Um dos fatores mais comum que causam o encrespamento do cabelo é o uso do xampu incorreto. Cada tipo de cabelo, tingido, seco, oleoso, normal, tem suas necessidades e requer diferentes nutrientes para se manter saudável e hidratado. Pode ser que esteja usando há muito tempo o mesmo xampu ou que não esteja usando um especializado para o seu tipo de cabelo.

Imagem: estaticos.atractivas.es
2

O cabelo encrespado porque ter falta de umidade, e na procura de água simplesmente se expande e fica exatamente do jeito que você não gosta. Portanto, se o cabelo requer umidade, é necessário dar umidade a ele, que é o mesmo que hidratá-lo. Pode ser que não use nenhum produto hidratante e por isso seu cabelo se expande, sendo preferíveis os banhos de cremes e ampolas especializadas para dar umidade ao cabelo e se despedir do cabelo encrespado. Lembre-se que se costuma tingir seu cabelo, sua rotina de hidratação deve ser mais frequente ainda.

Imagem: farm4.staticflickr.com
3

Outra razão do encrespamento do cabelo é devido ao pente usado. Os pentes de metal são muito ruins para o cabelo, quebrando os fios, esticando e arrancando. Se está usando um pente de metal, o melhor será trocar por um de madeira ou um de plástico de dentes grossos. Desembaraçar seu cabelo não tem que ser um maltrato para o mesmo.

Imagem: todohabitat.es
4

Quando chega o verão, uma das principais causas de encrespamento do cabelo é o sol. As temperaturas altas e a predisposição constante aos raios ultravioleta afetam a hidratação de seu cabelo, ressecando, encrespando e murchando os fios. O melhor será usar um creme para seu cabelo com protetor solar em dias de praia, sem permitir que os raios desidratem os fios. Não perca o artigo Como proteger o cabelo do sol.

Imagem: gabad.etgarachicoenred.com
5

Se não sabe usar a chapinha de cabelo, mas mesmo assim a usa, pode ser que essa seja sua resposta ao encrespamento do cabelo. As chapinhas têm diferentes temperaturas, e a maior temperatura que costuma ser de 450ºC é um crime para o cabelo, pois queima a fibra e a desidrata. Além disso, passar a chapinha várias vezes por uma mesma mecha para que alise não é a forma de usar este utensílio. O melhor será usar a sua chapinha com uma temperatura, e se não sabe como usá-la, aqui mostramos Como alisar o cabelo com uma chapinha.

Imagem: maquilladas.com
6

A mesma coisa acontece com o secador. O calor do secador grudado diretamente no cabelo é uma das principais causas do cabelo encrespado, pois é como se estivesse grudando uma vela no seu cabelo, que perde água e à procura da mesma, encrespa. Sempre deve haver uma separação entre a boca do secador e seu cabelo.

Imagem: mejoratupelo.com
7

Como poderá ter percebido, o calor é um fator negativo para o cabelo e a água quente não deixa de ser também. O mais recomendável é que enxágue seu cabelo com água morna ou, se deseja recuperar o brilho rapidamente, com água fria. O calor é um dos principais inimigos da hidratação do cabelo, pois abre a cutícula do mesmo.

Imagem: consultoratecnica.net
8

Existem muitos produtos para moldar o cabelo como espumas e cremes para pentear que contêm álcool. Acontece que o álcool é muito ruim para o cabelo, pois decompõe sua fibra, ressecando e arrepiando o mesmo. O melhor será que ao comprar seus produtos de cuidado capilar, verifique nas etiquetas quais são livres de álcool.

Imagem: cosasdebelleza.com
9

Se está procurando soluções caseiras que ajudem você a acabar com o frizz do seu cabelo, consulte o artigo Remédios caseiros para o cabelo encrespado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o cabelo encrespa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.