Partilhar

Por que temos cabelos brancos

Por que temos cabelos brancos

Os cabelos brancos e grisalhos são uma expressão do envelhecimento das pessoas, causada por uma diminuição progressiva da atividade da enzima tirosinase, dos melanócitos do bulbo capilar no caso dos cabelos grisalhos, e por um desaparecimento grande e progressivo dos próprios melanócitos no caso dos cabelos brancos, onde também se infiltram pequenas bolhas de ar que dão maior espessura e rigidez ao cabelo. Continue lendo este artigo de umComo e saiba por que temos cabelos brancos.

Também lhe pode interessar: Cores de cabelo que rejuvenescem

Motivos para começar a ter cabelos brancos e grisalhos

O motivo para o aparecimento dos cabelos brancos e grisalhos não é apenas a idade, pelo contrário, é possível ver algumas pessoas jovens que depois de uma emoção intensa, um grande sofrimento, um acidente terrível, em suma, um grande impacto emocional, ficam com os cabelos brancos rapidamente.

Por que tenho cabelo branco ou grisalho

Apesar de ainda não se poder estabelecer o mecanismo destes fenômenos, é factível imaginar uma estreita relação entre o sistema nervoso e estas células de pigmentação. Na realidade, o melanócitos são consideradas células neuroepiteliais, pois devemos lembrar que nas primeiras etapas do desenvolvimento do embrião humano só existem três camadas de células: a interna ou endoderme, a média ou mesoderme e a externa ou ectoderme. É precisamente do desprendimento desta última camada que se produz o sistema nervoso, e um conjunto de tecidos surgem de setores isolados das células que uniam a ectoderme com a placa neural: tais são as células da medula suprarrenal, o tecido cromafim e os melanócitos. Portanto, fenômenos que atacam vitalmente o sistema nervoso podem, de alguma maneira, afetar o trabalho e até mesmo a integridade funcional destas células.

Por que temos cabelos brancos - Por que tenho cabelo branco ou grisalho

Causas dos cabelos brancos e grisalhos

As causas de porque temos cabelos brancos e grisalhos são várias:

  • Herança: Quando os antepassados de uma pessoa têm cabelo grisalho, existe maior possibilidade de que apareçam.
  • Alimentação: Parece que a deficiência de alguns minerais ou vitaminas pode ser responsável pelo seu aparecimento. Foi comprovado que uma deficiência de ferro, cobre, zinco, tiamina (Vitamina B1) ou riboflavina (Vitamina B2) pode produzir alopecia ou má coloração do cabelo.
  • O estresse, as situações de angústia pessoal ou estados emocionais desagradáveis são muitas vezes os que produzem o aparecimento de cabelos brancos. Foi comprovado como algumas pessoas, em circunstâncias angustiosas, ficam com cabelos brancos de forma muito rápida.

Como se livrar dos cabelos brancos

Embora existam alguns cuidados que pode seguir para prevenir os cabelos brancos, é muito difícil controlar o seu aparecimento especialmente se o seu motivo de aparecimento for genético. Por isso, preparamos um artigo especial para si em que mostramos alguns métodos para poder disfarçar os seus cabelos brancos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que temos cabelos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Por que temos cabelos brancos

Por que temos cabelos brancos
1 de 2
Por que temos cabelos brancos

Voltar ao topo da página