Por que temos caspa

Por que temos caspa
Imagem: lookcabellos.com

A caspa é uma condição capilar que, embora não seja muito grave, chega a ser muito incômoda e antiestética para quem sofre dela. Trata-se de uma alteração que ocorre no couro cabeludo e que provoca uma descamação anormal da pele desta zona, produzindo essas partículas brancas ou amarelentas. Perante a sua existência, é recomendável iniciar um tratamento adequado para combatê-la e prevenir possíveis problemas capilares de maior gravidade. Neste artigo de umComo contamos com detalhe quais são as causas mais comuns que provocam o seu aparecimento e respondemos à pergunta por que temos caspa.

Passos a seguir:
1

Uma das patologias frequentes que pode responder à pergunta por que temos caspa é a denominada dermatite seborreica. Trata-se de uma condição cutânea que causa, além de uma possível vermelhidão, a formação de escamas naquelas zonas do corpo em que a pele é mais oleosa como o couro cabeludo, o rosto, atrás da orelha, o centro do peito, etc. Isto dá lugar a um tipo de caspa branca ou de tom amarelo que costuma ser bastante oleosa e pegajosa.

Imagem: familiaysalud.es
2

A caspa também pode ser sintoma de outras condições físicas que podem acarretar seu aparecimento. Entre elas encontramos, por exemplo, doenças como o Parkinson, a Aids ou a psoríase. É habitual que ao contraí-las, se manifestem episódios transitórios de caspa ou a formação de escamas no couro cabeludo.

3

Assinalou-se que a caspa pode ser a consequência da presença de um fungo chamado pityrosporum orbiculare que cresce na cabeça, provocando uma dermatite severa já que se alimenta dos óleos naturais do couro cabeludo.

4

Nem sempre ter caspa está associado a condições físicas como as mencionadas anteriormente, é provável que seja a consequência de um estado temporário de estresse ou de tensão emocional. Passar por uma etapa de angústia emocional ou sofrer mudanças anímicas importantes pode afetar a saúde do cabelo, prejudicando tanto seu crescimento e desencadeando problemas capilares como a caspa e uma queda excessiva.

5

Como já sabe, fazer uma higiene adequada do cabelo é fundamental para mantê-lo forte e saudável. E muitas vezes, acontece que o uso de um xampu inadequado para seu tipo de cabelo ou a aplicação de determinados produtos químicos com regularidade, como fixadores ou tinturas, provocam o aparecimento de caspa. É por isso que deve usar sempre loções capilares de qualidade e que não contenham grandes quantidades de detergentes.

Imagem: decimonegocios.blogspot.com.es
6

Outro fator que poderia responder à questão de por que temos caspa é uma alimentação inadequada. Porém não podemos considerá-la como uma causa direta, mas sim que contribui na forma em que se manifesta e em sua duração. As pessoas com uma dieta diária carente de vitamina B, baixa em vegetais e frutas e, pelo contrário, alta quanto a açúcares ou hidratos de carbono, são mais propensas a desenvolver esta condição capilar.

Imagem: muralesyvinilos.com
7

Quando conhecer quais são as causas mais comuns da caspa e quiser encontrar soluções eficientes para combatê-la e recuperar o estado saudável de seu cabelo, recomendamos consultar alguns dos seguintes artigos:

  • Truques para acabar com a caspa
  • Como eliminar a caspa com remédios caseiros
  • Aloe vera para eliminar a caspa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que temos caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.