Partilhar

Por que tenho a pele tão seca

Por que tenho a pele tão seca

Cada pessoa tem uma pele diferente. Algumas sofrem de pele oleosa, outras de pele seca, coceira, etc. A nossa pele é o maior órgão que compõe o nosso corpo e também um dos que está mais exposto a possíveis agentes nocivos. Este é o motivo pelo qual diferentes causas externas e internas podem fazer com que a pele esteja mais seca que o normal. Por este motivo é importante ser consciente do que podemos estar fazendo que está danificando a nossa pele. Neste artigo de um umComo vamos explicar para você por que tem a pele tão seca.

Também lhe pode interessar: Por que tenho a pele oleosa

Como ocorre a pele seca

Por que tenho a pele tão seca? Pois bem, este estado da pele responde a uma falta de umidade. Diversos fatores que vamos explicar neste artigo podem aumentar a evaporação da umidade e diversas substâncias que ajudam a pele a permanecer suficientemente hidratada. Algumas destas substâncias são as higroscópicas ou fixadoras de água, as quais se encontram na nossa pele de forma natural, junto a outros elementos hidratantes.

O início da pele seca no rosto, pernas ou qualquer outra parte do corpo responde a uma perda de lipídios que atuam como uma barreira natural, criando uma camada na pele que ajuda a impedir a evaporação da água. Quando esta camada se debilita, as substâncias de que falávamos anteriormente se perdem progressivamente, por isso a nossa pele não é capaz de reter água suficiente para se manter hidratada. Como consequência, ocorre uma deterioração pela qual podemos chegar a ter a pele tão seca e apresentar outros sintomas como coceira.

Por que tenho a pele tão seca - Como ocorre a pele seca

Fatores internos que causam a pele seca

Causas genéticas

Uma das principais causas da pele seca são os níveis de umidade que herdamos. É possível que algumas pessoas sejam mais propensas a ter uma menor umidade na pele e, portanto, têm uma maior facilidade para sofrer secura em sua pele. Além disso, as pessoas com pele clara também podem sofrer mais de pele seca.

Esta causa genética poderia explicar a pele seca em bebês, os quais herdam esta falta de umidade.

Idade

Quando envelhecemos, as substâncias que ajudam a que a pele permaneça hidratada podem diminuir, motivo pelo qual envelhecer e sofrer de pele seca andam juntos. Nestes casos, a pessoa afetada costuma ter uma pele mais áspera, calos, descamação, coceira, ou pele rachada. Estes sinais são os que nos podem alertar de que existe uma maior sensibilidade cutânea.

Alimentação

A pele precisa de certos nutrientes para poder estar flexível, luminosa e macia. Quando seguimos uma dieta inadequada, que não nos proporciona os nutrientes suficientes que a nossa pele precisa, é mais simples que a pele fique seca. Além disso, também é fundamental beber água suficiente para se manter hidratado e manter os níveis ideais de umidade.

Mudanças hormonais

Durante a gravidez ou a menopausa a mulher passa por muitas mudanças no seu corpo que também podem influenciar na saúde da pele.

Fatores externos que causam a pele seca

Fatores ambientais

Quando a pele está mais seca é durante o verão, já que o sol costuma ser mais intenso e nos expomos mais aos seus efeitos. Isto resulta em uma maior secura, podendo-nos inclusive queimar. Além disso, muitas pessoas também sofrem de pele seca durante o inverno por causa do frio, o qual aumenta por sua vez a secura da pele. Por isso, neste artigo explicamos para você como tratar a pele seca no inverno.

Cuidado inadequado

Devemos cuidar da nossa pele através de uma higiene adequada. Cada tipo de pele pode precisar de diferentes produtos que ajudem a manter a sua saúde e a exibir uma pele bonita. Lavar o rosto com frequência ou durante longos períodos de tempo pode eliminar a barreira natural de substâncias que ajudam a nossa pele a permanecer úmida. Além disso, também devemos utilizar os sabonetes adequados para a nossa pele, já que os agressivos podem danificá-la.

Fumar

Fumar facilita a desidratação cutânea e pode ser a causa da pele seca. Como consequência, é mais frequente que as pessoas fumadoras possam ter uma pele mais áspera e seca com o tempo. Entre outros efeitos, o fumo também facilita o envelhecimento precoce da pele e favorece a produção de radicais livres. Neste artigo pode saber como fumar afeta a pele.

Por que tenho a pele tão seca - Fatores externos que causam a pele seca

O que fazer se tenho a pele seca

Agora que já sabe por que pode ter a pele tão seca, deveria começar a cuidar dela evitando os agentes que a possam estar danificando e tomar as medidas necessárias para seguir uma vida saudável. Além disso, é recomendável utilizar certos produtos que ajudam a eliminar as impurezas e a manter a pele limpa e hidratada. Para isso recomendamos a você os melhores artigos que a ajudarão a ter uma pele saudável:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho a pele tão seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Por que tenho a pele tão seca

Por que tenho a pele tão seca
1 de 3
Por que tenho a pele tão seca

Voltar ao topo da página