Por que uma axila fede mais que a outra?

Por que uma axila fede mais que a outra?

Por ser uma região de fricção da pele, acabamos suando muito nas axilas principalmente durante épocas de calor excessivo. O suor é um produto natural e necessário para o corpo que ajuda a manter a temperatura e também a desintoxicar o corpo de substâncias malignas, entretanto, o mau odor excessivo não é normal e costuma indicar algum problema cutâneo. Se você está com problemas de mau odor e quer saber por que uma axila fede mais do que a outra, esse artigo do umCOMO te conta as possíveis razões e te explica como evitar o mau cheiro.

Por que axilas podem ter mau cheiro?

As glândulas sudoríparas têm função principal de produzir suor, processo necessário para expelir substâncias danosas ao corpo e também de controlar a temperatura. Nos seres humanos existem 2 tipos distintos de glândulas sudoríparas:

  • Glândulas sudoríparas écrinas: estão em quase todo o corpo humano e têm função principal de eliminar calor e, por consequência, controlar a temperatura do corpo. O suor por elas produzido é composto majoritariamente por água e sais, o que explica o gosto salgado do suor;
  • Glândulas sudoríparas apócrinas: expelem não apenas sais, mas também substâncias como gorduras e proteínas que são quebradas por bactérias, estão localizadas majoritariamente em axilas e dobras da virilha.

As bactérias nas glândulas sudoríparas apócrinas se alimentam das substâncias compostas por óleos e proteínas a serem expelidas pelas glândulas sudoríparas pois, além de ser um local com alimento, a axila também é uma região onde há umidade e calor, ou seja, é perfeita para a proliferação de bactérias. No fim das contas, concluímos que o real causador do mal cheiro nas axilas não é o suor, mas sim as bactérias presentes na região.

Sinto mau cheiro em uma axila, o que pode ser?

Quando se sente mau odor em apenas uma axila há grandes chances do seu problema ser causado por um nódulo abaixo da pele e não por falta de higiene. Os nódulos geralmente causam um entupimento dos poros, mantendo toda a sujeira dentro do corpo, além de também acumular bactérias. Já que as bactérias são as causadoras do mau cheiro, quando se tem nódulos em apenas uma axila o odor será sentido apenas de um dos lados. Os maiores causadores de nódulos são:

  • Antitranspirantes: Os desodorantes comuns têm por objetivo acabar com as bactérias da axila e assim evitar o mau cheiro, ou seja, você continua transpirando normalmente, entretanto, os antitranspirantes funcionam bloqueando a saída dos poros da axila, o que pode vezes acaba durando mais do que o esperado.
  • Furunculose: Os pelos devem crescer sempre em direção à saída do poro, entretanto, por vezes eles acabam "errando o caminho" e ficam presos abaixo da pele. Com o bloqueio da saída do poro, inicia-se um processo de acúmulo de bactérias, além disso, há também a inflamação da região, o que produz pus. Em casos de inflamação dos poros, o esperado é que a situação se resolva sozinha, se você queira acelerar o processo é possível passar esfoliantes na pele da axila para permitir a abertura do poro e se livrar do nódulo. Os casos de furunculose aumentam em pessoas que têm o costume de depilar as axilas. Para saber como realizar esse processo devidamente e diminuir as chances de inflamações, veja como depilar as axilas.

Além dos motivos acima citado, qualquer irritação ou sujeira que passa por nossa pele é capaz de causar obstrução dos poros da pele, se você passa por esse problema com frequência, é recomendado que se consulte um médico para que seja avaliada a possibilidade de hidradenite supurativa, doença que consiste na crônica inflamação poros da pele, gerando nódulos.

Para te ajudar a resolver esse problema, veja como tratar ínguas na axila.

Transpiração excessiva nas axilas: como tratar?

Existem diversos meios de como acabar com suor nas axilas, sendo grande parte deles métodos simples e serem realizados diariamente. Para diminuir o mau odor nas axilas você deve:

  • Utilizar sabonete sem odor e antibactericida: As substâncias que dão aroma ao sabonete por vezes causam alergia, o que pode inflamar os poros da pele e gerar uma foliculite. Sendo assim, o ideal para pessoas que têm problemas de mal odor nas axilas é utilizar sabonetes neutros, sem odor e também antibactericidas, o que pode ajudar na luta contra as bactérias produtoras do mau cheiro.
  • Diminuir gorduras: Já que as bactérias se alimentam de gorduras expelidas pelo corpo, um bom método de diminuí-las é também diminuindo o consumo de alimentos gordurosos, essa medida é não apenas boa para sua pele mas também para sua saúde de forma geral.
  • Evitar depilações: Os pelos servem para manter a temperatura corporal e também para proteção da pele e mantê-los ou removê-los nada tem a ver com higiene, sendo assim, se você tem problemas com pelos encravados, o melhor jeito de lidar com eles é parando de se depilar, assim, não há chances de crescerem e encravarem. Outra opção é usar um método que previne a foliculite, como o laser.
  • Não reutilizar roupas: Mesmo quando as roupas não estão com mau cheiro, quando as usamos mais de uma vez estamos entrando em contato com bactérias de dias anteriores, o que pode piorar o mau odor.
  • Evitar antitranspirantes: Como já visto, os antitranspirantes podem ser responsáveis pela obstrução de poros, sendo assim, use apenas desodorantes, preferencialmente aqueles com álcool na composição, já que a substância é capaz de matar bactérias. Nesse artigo, o umCOMO explica como fazer desodorante caseiro para axilas.
  • Tome banhos diariamente: Mesmo em dias frios nos quais não suamos muito, é necessário tomar banho para nos livrarmos das bactérias em nossa pele, assim, também nos livramos do mau odor. Uma higiene correta é chave para eliminar as bactérias do corpo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que uma axila fede mais que a outra?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.