Partilhar

Porque temos celulite?

Por Sara Viega. Atualizado: 23 outubro 2018
Porque temos celulite?
Imagem: muyfemenino.es

A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas ocasiões dolorosa. São diversas as causas que provocam o aparecimento da celulite, desde os fatores genéticos até questões relacionadas com transtornos circulatórios ou maus hábitos de vida. Se deseja saber com detalhe porque temos celulite, encontre a resposta no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Alimentos que produzem celulite
Passos a seguir:
1

Como se forma a celulite

Primeiro é importante entender o processo de formação da celulite. A camada inferior da pele é composta por muitas células gordurosas, também chamadas "adipócitos", entre as quais circulam líquidos nutritivos cuja função é a de proteger a pele, mas também a de favorecer a eliminação de toxinas. No momento em que se produz um aumento excessivo das células gordurosas, estes líquidos começam a não drenar de forma correta. É então quando estes líquidos ficam mais espessos e o sistema de circulação e eliminação de toxinas é dificultado, dando lugar a uma malformação da camada exterior da pele que é o que conhecemos como celulite ou pele de laranja.

Porque temos celulite? - Passo 1
2

Ciente disto, passamos a dar resposta à questão de porque temos celulite. Uma das principais causas está relacionada com os fatores genéticos. As mulheres que têm antecedentes de celulite, sobrepeso ou obesidade em alguns membros de sua família, são mais propensas a desenvolvê-la. É por isso que deverão sempre tentar cuidar de sua dieta e levar a cabo uma boa rotina de exercício físico.

3

Outro fator essencial que influencia no aparecimento da celulite em determinadas zonas do corpo é o fato de levar uma vida sedentária e não fazer nenhum tipo de atividade física. Se os músculos não se exercitam com regularidade, se vão ficando flácidos e não é possível reativar a circulação sanguínea, algo fundamental para favorecer o metabolismo das células gordurosas e evitar que a celulite seja formada. Aconselhamos que você consulte o artigo Os melhores exercícios para combater a celulite, e anime-se a movimentar seu corpo!

Porque temos celulite? - Passo 3
Imagem: tribesports.com
4

As dietas com um elevado conteúdo em calorias e em gorduras saturadas contribuem em grande parte para produzir a celulite. Também, o excesso de sal provoca a retenção de líquidos, agravando bem mais a situação. O ideal é fazer uma dieta baixa em sódio, rica em fibra, ferro e potássio. Também é imprescindível se manter sempre bem hidratada, bebendo muito água e aproveitando as propriedades antioxidantes de algumas infusões. Para obter informação bem mais detalhada, veja os artigos Como evitar a celulite com a alimentação e As melhores infusões para reduzir a celulite.

Porque temos celulite? - Passo 4
Imagem: eliminar-celulitis.es
5

Existem fatores que podem parecer de menor influência, mas que também colaboram na produção da celulite e da pele de laranja. Estes são, por exemplo, o estresse, a instabilidade emocional e a insônia. Todos provocam tensões e dificultam a circulação normal do fluxo sanguíneo.

6

Desta forma, outras situações que afetam de forma negativa a circulação sanguínea como permanecer muito tempo de pé, usar roupa muito justa ou o uso frequente de saltos, também respondem a pergunta por que a celulite é produzida.

7

Há certas etapas na vida de uma mulher em que ocorrem mudanças hormonais e devido aos altos níveis de estrógeno, tende a sofrer retenção de líquidos. Isto costuma ocorrer em períodos como a gravidez, a puberdade, a menopausa, durante a ingestão de pílulas anticoncepcionais, etc., e é normal que a celulite piore e se agrave nesse período.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque temos celulite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Porque temos celulite?

Porque temos celulite?
Imagem: muyfemenino.es
Imagem: tribesports.com
Imagem: eliminar-celulitis.es
1 de 4
Porque temos celulite?

Voltar ao topo da página