Partilhar

Propriedades da argila verde para a pele

Por Sara Viega. Atualizado: 31 maio 2017

Entre os diferentes tipos de argilas, a argila verde é a mais popular e a mais apreciada no mundo da beleza, pois oferece incríveis propriedades para o cuidado da pele. Tem sido utilizada desde a antiguidade e é capaz de renovar e regenerar a pele profundamente, conseguindo que, depois da sua aplicação, esteja bem mais saudável, bonita e suave. Além disso, as suas propriedades antisséptica, calmante e desinfetante, fazem dela um dos melhores produtos para as peles oleosas e com acne. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra todas as propriedades da argila verde para a pele, bem como os seus múltiplos usos.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da argila verde

Benefícios da argila verde para a pele

São muitas as propriedades comprovadas da argila verde para a pele, e foi por este motivo que se tornou num produto natural muito utilizado em tratamentos de beleza e na rotina de higiene e cuidados de muitas mulheres. A sua composição se destaca, especialmente, por ser muito benéfica para o tratamento de peles oleosas e acneicas. De seguida, listamos todas as propriedades que você pode aproveitar para manter a sua pele bem mais bonita, saudável e radiante:

  • Limpa e depura a pele profundamente, por isso favorece a eliminação das células mortas e dos cravos.
  • Graças a isso, permite que a pele se regenere e renove completamente, dando como resultado uma pele mais saudável e rejuvenescida.
  • Tem uma ação esfoliante, ajuda a acabar com as impurezas e deixa a pele bem mais suave ao tato.
  • É perfeita para melhorar o aspecto das peles oleosas e com acne. Isto ocorre graças às suas propriedades desinfetantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e refrescantes. Certamente, o seu uso é excelente para regular o excesso de sebo na pele, reduzir a oleosidade, eliminar impurezas, desobstruir e fechar os poros, prevenir infecções na pele e impedir que os cravos deixem algum tipo de marca ou cicatriz.
  • Graças às suas propriedades antissépticas, também é um bom remédio natural para limpar feridas, favorecer a sua cura e evitar possíveis infecções.
  • Por ser calmante e desinflamante, a argila verde pode ser usada para tratar condições cutâneas como dermatite, eczema, etc., e acalmar dores musculares.
  • A propriedade anterior faz com que seja, também, uma boa solução para aliviar os sintomas provocados pelas varizes, como dores, cãibras, sensação de peso e inchaço.
Propriedades da argila verde para a pele - Benefícios da argila verde para a pele

Como aplicar a argila verde na pele

Uma vez conhecidas todas as propriedades da argila verde, é importante saber de que forma ela deve ser usada em função das necessidades da sua pele, pois além de utilizá-la sozinha você também pode combiná-la com outros ingredientes benéficos. Anote e experimente a solução mais indicada para você:

  • Para esfoliar a pele: misture uma colher de chá de argila verde em pó com uma colher de sopa de um óleo natural como o de calêndula, rosa mosqueta ou neem. Aplique a mistura sobre o rosto úmido fazendo uma massagem circular para eliminar as células mortas. Deixe agir alguns minutos e retire com água morna ou fria em abundância.
  • Para peles oleosas e com acne: o mais recomendável é aplicar uma máscara facial elaborada com argila verde e outros ingredientes bons para combater a acne e a gordura na pele, como o limão, o vinagre de maçã, o óleo de tomilho, o óleo de jojoba ou o óleo de árvore de chá.
  • Para limpar e curar feridas: não deve ser utilizada sobre feridas abertas, mas pode ser eficaz para favorecer a cura daquelas que já estão quase fechadas. Neste caso, você deve usá-la como emplastro aplicando-a com uma gaze sobre a região, deixando que atue durante alguns minutos. Pode combiná-la, se quiser, com ingredientes como o óleo de árvore de chá ou o óleo de lavanda.
  • Para as varizes: tome um banho de água morna primeiro e, depois, sobre a pele úmida aplique a seguinte máscara. Adicione uma colher de sopa de argila verde em meio copo de vinagre de maçã e massageie a zona com varizes de forma crescente com esta preparação. Deixe agir por 30 minutos e finalize retirando com água morna ou fria em abundância. No artigo Como tratar as varizes com remédios caseiros você poderá ver mais soluções naturais eficazes para esta condição.
  • Para hidratar: saiba como fazer uma máscara de argila para o corpo;
Propriedades da argila verde para a pele - Como aplicar a argila verde na pele

Recomendações para usar a argila verde na pele

A argila verde poderá ser encontrada em herbanários ou lojas especializadas na venda de produtos naturais. É possível adquiri-la em diferentes formatos, mas talvez seja melhor e mais confortável usá-la em pó. Além disso, é importante que para não perder as suas propriedades, no momento de prepará-la você use recipientes e utensílios de plástico ou outro material, mas nunca de metal.

Para notar os efeitos do tratamento, deve aplicar a argila verde sobre a pele bem limpa e sem maquiagem, por isso é conveniente que, previamente, dedique uns minutos para deixar a pele livre de resíduos e sujeira. Se o que pretende é esfoliar sua pele e deixá-la mais bonita, bastará usar a argila verde uma vez por semana, mas se quiser tratar a acne poderá utilizá-la com mais frequência até notar os resultados. Caso esteja seguindo um tratamento dermatológico específico, deverá consultar com seu médico se o uso da argila verde é bom para o seu caso.

Propriedades da argila verde para a pele - Recomendações para usar a argila verde na pele

Também é ideal para o cabelo!

Você pode utilizar a argila verde não apenas para ficar com uma pele mais saudável e bonita, como também como um produto com múltiplos benefícios para o cabelo oleoso. Ajuda a controlar a produção excessiva de sebo própria deste tipo de cabelo, limpa o couro cabeludo e combate a caspa.

O melhor é fazer uma máscara capilar à base de argila verde, suco de limão e água. Quer conhecer a receita completa? Então consulte o artigo Como usar argila no cabelo e siga os passos.

Propriedades da argila verde para a pele - Também é ideal para o cabelo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades da argila verde para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Propriedades da argila verde para a pele

1 de 5

Voltar ao topo da página