Quais as expressões faciais que provocam rugas

Quais as expressões faciais que provocam rugas

Com o passar do tempo, a formação de rugas no rosto é inevitável, mas você sabia que há certos gestos faciais que podem acelerar o seu aparecimento? Muitas das expressões que adotamos habitualmente somadas a outros hábitos pouco saudáveis para a pele, fazem com que esta fique mais vulnerável e propensa à presença de linhas de expressão marcadas e profundas. Apesar de não ser algo milagroso, saber quais as expressões faciais que provocam rugas e tentar controlá-las, pode fazer com que a nossa pele se mantenha perfeita e nos faça aparentar menos idade. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra quais são, concretamente, estas expressões faciais.

Passos a seguir:
1

Franzir a testa é uma das expressões faciais comuns que provocam mais rugas, acelerando o aparecimento de linhas de expressão entre os olhos e a região inferior da testa. De modo que, se quando se aborrece, se altera ou algo não lhe parece bem, você tende a franzir a testa, será melhor ter consciência disso e tentar evitar a partir de agora. Esta expressão facial é típica também em muitas pessoas quando estão lendo ou vendo algo detalhadamente; tente corrigi-lo e verá, com o tempo, como a sua pele fica com uma aparência mais jovem.

2

Quando gritamos ou discutimos, o nosso rosto fica com expressões exageradas que também não são favoráveis para manter uma pele livre rugas. Se este tipo de expressão facial for muito comum, o resultado é uma maior presença de linhas de expressão ao redor dos lábios e na região da testa. A melhor recomendação para evitar essas caretas é aprender a lidar com as coisas com mais calma e colocar em prática algumas técnicas de relaxamento que lhe ajudem a reagir de uma forma menos agressiva perante situações que provoquem aborrecimento, nervosismo e estresse.

3

Rir perante a vida é algo maravilhoso que, além de tudo, nos proporciona muitos benefícios a nível emocional e físico. De modo que, apesar desta expressão ser uma das expressões faciais que mais causam rugas no rosto, principalmente nos cantos dos lábios e no contorno dos olhos, não renuncie a ela e encare as coisas com humor.

Para minimizar os seus efeitos sobre o envelhecimento da sua pele, tente hidratá-la corretamente diariamente e, sobretudo, cuidar da área do contorno dos olhos, já que essa pele é bem mais fina e tende a desenvolver rugas de forma prematura. Faça-o com um creme específico para a pele desta zona e siga os passos que explicamos no artigo Como aplicar o contorno de olhos corretamente.

4

É fundamental, caso precise de óculos ou lentes, utilizá-los a todo o momento para evitar algumas das expressões faciais que também podem causar rugas. Se você contrai constantemente os olhos ou força a vista para ver melhor as coisas, está contribuindo para o aparecimento de rugas na pele ao redor dos olhos. Portanto, não se esqueça de usar óculos de sol para se proteger dos raios UV e evitar que a sua luz faça você fechar os olhos em diversas ocasiões.

5

Fumar é um hábito muito prejudicial para a saúde, mas também para a pele. Inúmeros estudos revelaram os enormes efeitos da nicotina e da fumaça sobre a pele, e entre eles encontramos um aparecimento precoce de rugas, que são bem mais marcantes no contorno dos lábios e dos olhos, ainda que também serão observadas linhas de expressão nas bochechas. Além disso, o tom da pele mudará derivando para uma cor cinzenta e um aspecto opaco e mais apagado.

Você gostaria de deixar de fumar, mas não sabe como começar? Consulte os artigos Como deixar de fumar e Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar para obter uma ajuda extra.

6

Não é suficiente concentrar-se apenas na correção de certos gestos ou expressões, pois para evitar as rugas no rosto e ter uma pele jovem e fresca por mais tempo será fundamental cuidar dela todos os dias e aplicar os produtos e cremes adequados. Você encontrará bons aliados para lutar contra o envelhecimento em cremes enriquecidos com colágeno, elastina, ácido glicólico e antioxidantes; a isto deverá adicionar uma alimentação saudável e equilibrada e o consumo de 1,5 ou 2 litros de água por dia. Com tudo isso, você conseguirá preservar a juventude da pele e ficar sempre bonita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as expressões faciais que provocam rugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.