Partilhar

Quais os benefícios da argila branca

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais os benefícios da argila branca
Imagem: lookaholic.wordpress.com

A argila é um material de origem mineral que é coletado diretamente do solo e composta por óxido de silício, óxido de alumínio e água. Este ingrediente tem sido cada vez mais utilizado em tratamentos estéticos, clínicas estéticas e spas e também em tratamentos medicinais, dadas as suas propriedades benéficas. E para além da argila verde, sabia que existem outras cores? É verdade, pode encontrar argila rosa, preta, vermelha, cinza, dourada, marrom e branca. Cada uma destas cores conta com propriedades diferentes e deve ser utilizada para situações distintas. Neste artigo de umComo vamos nos focar na argila branca e explicar quais os benefícios da argila branca a como a usar.

Também lhe pode interessar: Como usar argila verde

Benefícios da argila branca

Conhecida também como caulim, a argila branca é considerada uma argila primária composta por silicato de alumínio hidratado. Possui um pH muito próximo ao da pele e é considerada a mais leve de todas as argilas. Este tipo de argila conta com propriedades hidrantes, cicatrizantes, adstringentes, purificantes e suavizantes. Devido à sua alta porcentagem em alumínio, a argila branca é ideal para peles sensíveis.

A argila branca é indicada para combater espinhas e cravos, reduzir rugas e linhas de expressão, reduzir a oleosidade da pele, clarear manchas de senilidade, pode ser utilizada como micro-esfoliador da pele e atua ainda como estimulante das reações metabólicas do organismo. Apesar de ser especialmente indicada para peles sensíveis, pode ser utilizada em todos os tipos de pele e em todo o corpo.

Quais os benefícios da argila branca - Benefícios da argila branca
Imagem: testandocompaixao.com

Usar argila branca na pele

Você pode encontrar a argila branca à venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em lojas online. Para fazer uma máscara de argila branca para o rosto, deverá colocar em um recipiente duas colheres de sopa de argila e misturar água ou soro fisiológico. Deverá ir adicionando água ou soro e ir misturando até obter uma pasta de consistência cremosa. Antes de aplicar na pele, deverá ter o rosto previamente limpo. Aplique esta pasta com a ajuda de um pincel no sentido debaixo para cima, não passando na região dos olhos e boca.

Deixe atuar durante cerca de 30 minutos e aproveite este tempo para relaxar. Passado esse tempo, retire a máscara de argila branca com água morna e no final aplique o seu creme hidratante habitual.

Não se preocupe se a sua pele ficar vermelha assim que retirar a argila do rosto, isso é normal uma vez que ocorre um aumento de circulação sanguínea durante o tempo que tem a máscara no rosto. Passados alguns minutos esse vermelho desaparecerá e você irá notar o seu rosto mais suave e brilhante. Se quando colocar a máscara sentir um ligeiro ardor, não se preocupe que é normal e passará de imediato. Pode realizar esta máscara de argila branca duas vezes por semana.

Quais os benefícios da argila branca - Usar argila branca na pele
Imagem: pormenoresblog.wordpress.com

Usar argila branca no cabelo

Como dissemos no início a argila branca pode ser utilizada no corpo todo, incluindo o cabelo. A argila branca ajuda a nutrir e a hidratar os cabelos, principalmente os fios danificados por chapinha, secador ou químicas. Esta máscara de argila branca devolve aos cabelos a sua maciez, hidratação, deixando os fios mais brilhantes e cheios de vida. Além disso, a argila branca ainda ajuda no crescimento saudável do cabelo.

Para fazer a máscara de argila branca para o cabelo, coloque em um recipiente quantidade suficiente de argila branca para o seu comprimento, água morna e queratina líquida. Se tiver o cabelo curto adicione duas colheres de sopa de queratina, se for comprimido é melhor dobrar a quantidade. Misture estes três ingredientes até ser formada uma pasta. De seguida, aplique sobre o cabelo previamente limpo e coloque uma touca de alumínio. Deixe atuar durante cerca de 20 minutos. No final, retire a argila do cabelo com água morna em abundância e aplique uma hidratação do seu gosto.

Quais os benefícios da argila branca - Usar argila branca no cabelo
Imagem: valerycosmeticos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da argila branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios da argila branca

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Adriana
Muitooooo bom essas dicas....
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriana, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
selma Rodrigues
gostaria de saber más
denize nascimento
excelentes dicas adoro usar a argila branca
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Denize, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando ;)

Quais os benefícios da argila branca
Imagem: lookaholic.wordpress.com
Imagem: testandocompaixao.com
Imagem: pormenoresblog.wordpress.com
Imagem: valerycosmeticos.com.br
1 de 4
Quais os benefícios da argila branca

Voltar ao topo da página