Partilhar

Quais os benefícios do ácido azelaico

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios do ácido azelaico

O ácido azelaico é um dos componentes de muitos produtos feitos para usar na pele, a fim de tratar manchas, acne e outros problemas dermatológicos. Já que é um produto natural, é mais seguro para peles sensíveis e mesmo para ser usado durante a gravidez. O umComo.com.br vai mostrar quais os benefícios do ácido azelaico.

Também lhe pode interessar: Como usar ácido azeláico

Para que serve

As vantagens do ácido azelaico para a pele são inúmeras, sendo tradicionalmente usado em produtos que combatem a acne.

Esse ácido tem efeito bactericida e como a acne é uma bactéria que se alimenta das glândulas sebáceas é muito eficaz.

Outro entre os benefícios do ácido azelaico é que a substância é natural, uma vez que é extraída de grãos como o trigo, cevada e centeio. O ácido é produzido por uma levedura (fungo), que vive na pele, a Malassezia furfur.

Ácido nonadióico é outro nome que o componente recebe. A sua ação também se estende ao combate dos radicais livres, que envelhecem a pele, ao evitar o aparecimento de texturas e manchas.

Quais os benefícios do ácido azelaico - Para que serve

Usos do ácido azelaico

Com o ácido azelaico as manchas da pele do rosto são clareadas, porque a substância remove as células mortas, facilitando o surgimento das células novas.

Já as rugas demoram mais a aparecer uma vez que outro benefício do ácido nonadióico é o estímulo da produção de colágeno.

Mesmo pessoas com pele sensível ou mulheres grávidas podem usar os produtos que contenham esse componente. Diferente de outros ácidos, o azelaico não causa coceira intensa e nem vermelhidão, assim, pode ser aplicado inclusive de dia.

De qualquer forma, as gestantes e mulheres que estiverem amamentando devem conversar com o seu médico antes de iniciarem o tratamento de beleza com produtos à base de ácido azelaico.

Há também a facilidade em usar a qualquer momento a substância, pois um dos benefícios do ácido azelaico é que não é preciso se esconder do sol após a sua aplicação. Mesmo assim, é importante usar protetor solar ao se expor à radiação solar.

Quais os benefícios do ácido azelaico - Usos do ácido azelaico

Como o ácido azelaico age

O ácido azeláico funciona como um despigmentante, por isso é perfeito para remover manchas na pele, como o malesma (manchas escuras). Ele inibe a ação da enzima tirosinase, que sintetiza a melanina.

Além de antibacteriano, a substância é anti-inflamatória e, assim, pode ser usada para tratar a rosácea (vermelhidão do rosto). Nesse caso, ajuda no controle do surgimento dos vasos sanguíneos da pele.

Contra a acne é eficiente também porque controla a oleosidade da pele, um dos motivos desencadeantes do problema.

Cuidados ao usar o ácido azelacio

Até os 18 anos, a pele ainda não está madura e, dessa forma, usar qualquer tipo de ácido, mesmo o azelaico em excesso pode causar danos à pele nova. O melhor é conversar com um especialista para saber a melhor forma de usar produtos que combatem a acne.

Ao usar o produto a base de ácido azelacio nunca o aproxime muito dos olhos. É importante seguir as indicações de uso e não deixar no rosto mais tempo do que o suficiente para cada tipo de tratamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do ácido azelaico, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do ácido azelaico

Quais os benefícios do ácido azelaico
1 de 3
Quais os benefícios do ácido azelaico

Voltar ao topo da página