Quais os efeitos colaterais da escova progressiva

Quais os efeitos colaterais da escova progressiva

A escova progressiva surgiu como uma solução para mulheres que não suportam fazer escovas e chapinha diariamente para alisar os cabelos. O procedimento garante fios lisos e brilhosos por 3 meses, voltando à textura habitual de forma progressiva. No entanto, essa solução veio acompanhada de um novo problema: a escova progressiva provoca vários danos nos fios e no couro cabeludo. O formol, substância ativa presente nos químicos da progressiva, foi proibido nos salões mas logo surgiram novas fórmulas menos agressivas para os fios. Apesar de danificarem menos os cabelos, essas escovas também comprometem a saúde e beleza das madeixas. Se gostaria de saber quais os efeitos colaterais da escova progressiva, continue lendo esse artigo do umComo e proteja a saúde dos seus cabelos.

Passos a seguir:
1

Os efeitos colaterais da escova progressiva dependem de pessoa para pessoa e de fórmula para fórmula. Mesmo amenizando os efeitos prejudiciais do formol, é possível notar alguns danos nos fios. Confira os danos causados pelo procedimento:

  • Enfraquecimento dos cabelos
  • Intensificação da quebra dos fios
  • Aumento da queda de cabelo
  • Alergias cutâneas, respiratórias e oculares
  • Flexibilidade anormal dos fios
  • Lesões na pele e no couro cabeludo
  • Sangramento do nariz
  • Coceira na garganta
  • Raízes oleosas / Pontas secas
  • Descamação do couro cabeludo

Se gostaria de saber como tratar alguns destes problemas provocados pelo alisamento progressivo, continue lendo e confira as dicas.

2

Raízes oleosas

As raízes oleosas são uma das queixas mais comuns de mulheres que fizeram escova progressiva nos fios. Os fios lisos são mais oleosos que os cacheados, sendo isso um efeito colateral normal e previsível. Aposte em xampus próprios para fios oleosos e evite lavar o cabelo com água quente pois pode estimular as glândulas a produzir ainda mais óleo.

3

Pontas ressecadas

Esse problema acontece até a meninas com raízes oleosas, tendo problemas bem diferentes nas raízes e nas pontas dos fios após a progressiva. Use condicionador do meio até às pontas, evitando as raízes, aposte num bom reparador de pontas e faça hidratações semanais. Acesse esse artigo para saber como hidratar as pontas do cabelo e confira mais dicas.

4

Descamação do couro cabeludo

Esse efeito colateral da progressiva pode aparecer assim que o produto é aplicado. A pele sofre com a irritação, provocando uma dermatite seborreica. Se o problema não desaparecer passando algum tempo, o melhor é consultar um médico. Antes de ir na consulta, peça informações sobre os químicos usados no salão para entregar ao seu médico.

5

Cabelo lambido

O produto é aplicado de forma a deixar os fios o mais lisos possível. Isso pode criar o efeito lambido provocado pela chapinha que nem todo o mundo gosta. Lavando com xampu comum, você pode não conseguir diminuir esse problema. Aposte num produto reconstrutor de cachos ou opte por um xampu antirresíduo para eliminar o excesso de produto.

6

Fios elásticos

Esse é um dos efeitos colaterais da escova progressiva mais comuns. Os fios que esticam são mais vulneráveis à quebra, principalmente na hora de desembaraçar. A escova progressiva altera a estrutura dos fios, causando esse problema. Hidratações e outros produtos à base de queratina podem ajudar a amenizar esse problema. Uma selagem térmica também é uma excelente opção para quem tem fios elásticos. Acesse essas dicas para saber como fazer selagem térmica em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos colaterais da escova progressiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.