Quais os melhores cereais para emagrecer

Quais os melhores cereais para emagrecer

Os cereais são alimentos saciantes muito eficazes na perda de peso. Eles promovem a saciedade, evitando os petiscos entre as refeições e fornecendo fibra e nutrientes que evitam excessos. O consumo diário de cereais pode contribuir para a perda de até meio quilo por semana, especialmente quando é complementado com exercícios. Além disso, as fibras presentes nos cereais diminuem o inchaço e melhoram a digestão, proporcionando uma silhueta mais longilínea. O ideal é complementar os cereais com outros alimentos que possuam alto teor vitamínico e proteico. Continue lendo esse artigo do umComo e descubra quais os melhores cereais para emagrecer.

Passos a seguir:
1

Aveia

A aveia é um dos melhores cereais para emagrecer. Além disso, é um alimento barato e encontrado em qualquer supermercado. Pode ser ingerida com frutas, com iogurtes, em vitaminas, em bolos, pães, biscoitos ou até em mingau.

A aveia é rica em fibras, vitaminas e mineiras, contribuindo para a redução do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. O cereal ajuda a promover a saciedade e ainda protege a saúde cardiovascular.

Cada 100 gramas de aveia possuem 400 calorias, por isso modere o seu consumo.

Dica: Acesse esse artigo e descubra como usar a aveia para emagrecer.

2

Linhaça

A linhaça pode ser encontrada em farinha ou em sementes. É um alimento rico em vitaminas, proteínas, minerais e ômega 3, ajudando a combater inflamações e doenças cardiovasculares. Como possui gorduras polo e mono insaturadas, a linhaça contribui para promover a saúde cerebral e prevenir vários tipos de câncer.

O gosto da linhaça não é muito marcado, pelo que pode ser acrescentada a iogurtes, vitaminas, sopas, pães, cereais e saladas. A dose diária não deve exceder uma colher de sopa.

Cada 110 gramas de linhaça possuem 25 gramas de fibras e 453 calorias.

3

Quinoa

A quinoa é um cereal rico em proteínas, sendo ideal para substituir a carne. Pode ser consumida em sopas e saladas. Á sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais fazem da quinoa um super alimento para emagrecer e para manter uma dieta saudável. O cereal beneficia o organismo como um todo, prevenindo doenças cardiovasculares e doenças no geral.

A quinoa é ideal para um café da manhã nutritivo, especialmente quando é combinada com outros cereais. Cada 100 gramas de quinoa possuem 397 calorias.

Dica: Confira essas dicas e aprenda como cozinhar quinoa.

4

Granola

A granola é um alimento composto por frutas secas, castanha e grãos diversos. Ela oferece um grande teor de fibras, vitaminas e minerais, sendo ideal para promover a saciedade. A granola é rica em açúcar, mas existem versões diet menos calóricas. O seu sabor adocicado combina com vários outros alimentos.

Cada 100 gramas de granola possuem 8,5 gramas de fibra e 480 calorias, por isso o seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando as duas colheres de sopa diárias.

5

Amaranto

O amaranto é considerado um pseudo cereal rico em magnésio, potássio, ferro, cálcio, vitamina C e zinco. É ideal para pessoas celíacas ou intolerantes ao glúten, uma vez que não contem a substância.

O amaranto é rico em carboidratos, proteínas, fibras e gorduras. Em cada 100 gramas do cereal encontramos 6 gramas de fibra e 380 calorias, sendo um dos melhores cereais para emagrecer.

6

Müsli

O müsli, também conhecido como muesli, é um mix de frutas secas com cereais com grande valor nutricional. Ele possui um baixo índice calórico e um gosto agradável, sendo ideal para dietas de emagrecimento. O muesli difere da granola na presença de ingredientes crus. Não necessita de adição de açúcar porque as frutas conferem um sabor doce ao cereal.

Em cada 100 gramas de müsli encontramos 11 gramas de fibras e 397 calorias.

7

Centeio

O centeio é ideal para reduzir o apetite e aumentar a saciedade, pois cada 100 gramas possuem cerca de 15 gramas de fibras. Quando combinado com outros cereais, o centeio oferece ainda mais fibras, garantindo ainda mais saciedade.

O alimento não é indicado para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten. Não é recomendado que o consumo de centeio exceda duas colheres de sopa por dia pois o seu valor calórico é alto.

Dica: Confira essa receita e descubra como fazer pão de centeio.

8

Chia

A chia tem ganho cada vez mais popularidade no Brasil. Devido ao seu alto teor de fibras, o cereal foi eleito um dos melhores cereais para emagrecer pois promove uma redução do apetite.

A chia contem muito mais fibras do que a aveia e o trigo, sendo também rica em Ômega 3, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, zinco, potássio e ferro. A chia pode ser consumida em sucos, iogurtes, vitaminas e saladas.

Apesar de promover uma forte redução da vontade de comer, a chia é bastante calórica: cada 100 gramas possui 536 calorias.

9

Arroz integral

O arroz integral é rico em vitaminas do complexo B, carboidratos e aminoácidos. O teor de fibras é baixo, mas é uma alternativa saudável ao arroz branco. Ele pode ser preparado como o arroz comum, mas é menos calórico e mais saudável para o organismo.

Cada porção de 100 gramas de arroz integral possui cerca de 370 calorias e 3 gramas de fibras.

10

Trigo (em grãos)

Como não é refinado, o trigo em grãos oferece uma boa quantidade de gérmen e farelo, sendo rico em fibras, vitaminas e minerais. A versão refinada possui muitos menos fibras do que a versão não refinada. O seu gosto é bastante amargo, pelo que o ideal é comer os grãos de trigo junto com alimentos doces como o iogurte.

Cada 100 gramas de grãos de trigo possuem cerca de 13 gramas de fibra, fazendo deste um dos melhores cereais para emagrecer.

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