Quais são as causas da queda de cabelo

Quais são as causas da queda de cabelo
Imagem: tenersalud.com

A queda do cabelo é algo normal que faz parte do processo de crescimento do cabelo, já que este vai sendo renovado. Agora algumas pessoas tanto homens como mulheres ou crianças podem experimentar uma queda excessiva do cabelo, que pode ser apresentada em diferentes graus, pois é possível que vá desde uma perda leve do cabelo até a alopecia ou calvície. Esta queda excessiva do cabelo pode ser determinada por diferentes razões, segundo cada caso em particular. Vejamos no seguinte artigo de umComo.com.br quais são as causas da queda do cabelo e os fatores aos que se relaciona esta condição.

Passos a seguir:
1

Em muitos casos, sobretudo no sexo masculino, uma das causas mais comuns da queda do cabelo refere-se à genética e aos padrões hereditários. Muitos homens sofrem o que se denomina 'alopecia androgênica', uma condição em que ocorre uma queda parcial ou total do cabelo e que, além da tendência hereditária, também pode ser devido à existência de hormônios que controlam o folículo piloso e o envelhecimento.

Nas mulheres, esta condição não é tão usual mas se ocorrer um caso de calvície de padrão feminino, o cabelo costuma nascer mais fino e menos abundante em todo o couro cabeludo ou na parte da coroa. No entanto, não é muito comum a perda total do cabelo como pode acontecer nos homens.

Imagem: caidadelpelo.org
2

A denominada alopecia areata é uma doença autoimune que afeta os folículos pilosos e pode ser outra das causas da queda excessiva do cabelo. Neste caso, ocorre uma queda do cabelo por mechas, fazendo com que algumas áreas fiquem sem cabelo. Apesar de ser muito pouco comum, quando esta condição causa a perda total do cabelo ela é conhecida como 'alopecia total'.

3

O estresse ou situações complicadas e estados emocionais desagradáveis também são causas frequentes da queda de cabelo. De fato, passado uns meses, muitos pacientes que têm passado por uma doença duradoura, de gravidade ou uma intervenção cirúrgica importante, sofrem a perda de uma grande quantidade de cabelo de forma repentina. Esta condição costuma ser temporária, mas se notar que se alonga deve ir ao médico para o examinar

4

Os transtornos hormonais e determinadas doenças têm um efeito negativo sobre o crescimento do cabelo e podem provocar uma queda excessiva do mesmo. Um exemplo disso são as doenças da tireoide como o hipotiroidismo e o hipertiroidismo que fazem com que o cabelo esteja mais fraco e quebradiço. Os pacientes com diabetes, anemia, com carências nutricionais importantes ou as mulheres com períodos menstruais fortes e irregulares também podem sofrer uma maior queda do cabelo.

5

Certos medicamentos e tratamentos médicos muito fortes têm efeitos secundários e, entre eles, encontra-se a queda de cabelo. Este pode ser o caso, por exemplo, dos pacientes que sofrem de câncer e se submetem à quimioterapia, já que além da radiação, a medicação fornecida inibe totalmente o crescimento das células e os tecidos, incluindo o cabelo humano.

6

O abuso de produtos químicos para o cabelo como laquê, espuma, gel, etc. afeta o couro cabeludo fazendo com que fique cada vez mais oleoso e, a longo prazo, enfraquecem bastante as fibras capilares e causam uma excessiva queda do cabelo.

7

Por último, condições capilares como a seborreia, a caspa ou um grande ressecamento do cabelo podem ser causas de uma perda leve ou queda do cabelo, por isso é recomendável tratá-los a tempo e de forma adequada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da queda de cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.