Partilhar

Quais são as diferenças entre óleo vegetal e óleo essencial

Muitas vezes os óleos vegetais são confundidos com os óleos essenciais apesar de se tratar de produtos totalmente diferentes. Ambos são extraídos da natureza, mas sua composição química não tem nada a ver, por exemplo, à primeira vista podemos ver que o essencial é bem mais líquido do que o óleo vegetal. Para conhecer as características de cada um, em umComo.com.br contamos-lhe quais são as diferenças entre óleo vegetal e óleo essencial.

Também lhe pode interessar: Como saber a pureza dos óleos essenciais

Óleo vegetal

  • São corpos gordurosos, sua textura é claramente oleosa.
  • São extraídos principalmente de frutos secos, de sementes ou de flores.
  • São extraídos por primeira pressão a frio e costumam ser virgens.
  • Têm propriedades nutritivas, protetoras, suavizantes e regeneradoras para a pele. Costumam conter numerosas vitaminas e diversos ácidos graxos.
  • São usados como base para diluir os óleos essenciais.
  • Muitos podem ser consumidos puros em saladas, sopas e pratos cozidos (azeite de oliva, de girassol...).
  • Não apresentam riscos de toxicidade e não existem contraindicações.

Alguns óleos vegetais: amêndoas, abricó, rosa mosqueta, argan, gérmen de trigo, macadâmia, avelã, calofilo, borragem, onagra, oliva, sésamo...

Óleo essencial

  • Não é um "óleo", mas um concentrado de substâncias voláteis obtidas das flores, talos, raízes e folhas de plantas por um processo de destilação a vapor.
  • Têm propriedades terapêuticas muito variadas (podem ser antissépticos, tonificantes, digestivos, imunoestimulantes, calmantes...etc.).
  • Os óleos essenciais não podem ser misturados com água, mas sim com outras substâncias como os óleos vegetais, o mel ou o leite.
  • Os que podem ser usados puros penetram muito rapidamente na pele.
  • Também podem penetrar no organismo por via respiratória, através da inalação de seu aroma como é o caso da aromaterapia.
  • Existem contraindicações e alguns óleos essenciais podem vir a ser tóxicos, fotossensíveis ou dermocáusticos.

Você pode ver aqui os 10 melhores óleos para massagens.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as diferenças entre óleo vegetal e óleo essencial, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quais são as diferenças entre óleo vegetal e óleo essencial

Voltar ao topo da página