Quais são os benefícios do sabão de glicerina

Quais são os benefícios do sabão de glicerina

Existem muitos sabonetes que podemos comprar para cuidar e limpar da nossa pele, mas sem dúvida alguma que aqueles que respeitam a 100% o pH da pele são as opções mais saudáveis. E dentro destes, destaca-se como primeira alternativa o sabonete elaborado à base de glicerina, pois adapta-se perfeitamente à estrutura natural da pele, elimina as impurezas sem causar danos nem irritações e, também retém a umidade do ar para manter a pele bem hidratada. Se quer saber mais sobre este produto e descobrir quais são os benefícios do sabão de glicerina mais destacados, continue lendo este artigo do umCOMO.

Muito hidratante

A glicerina é um líquido natural utilizado na preparação de muitos sabonetes e cremes hidratantes para a pele devido às suas incríveis propriedades higroscópicas, que se referem à sua capacidade para absorver facilmente a umidade do ambiente e atrair a água, retendo-a de forma favorável na pele. Desta forma, os tecidos da pele podem ser manter sempre hidratados e nutridos.

Estas propriedades hidratantes da glicerina fazem com que seja um composto ideal para tratar a pele seca e combater todos os sintomas que esta provoca, entre os quais se encontram a descamação, aparecimento de vermelhidão, coceira, sensação de aperto e zonas ásperas ao tato. No caso da sua pele sofrer de secura contínua, o sabonete de glicerina é bastante eficaz para você, pois vai permitir-lhe renovar a derme desde o interior e poderá notá-la muito mais suave e bonita.

Protege e acalma a pele

A ação hidratante, da qual falamos no ponto anterior, unida às propriedades antibacterianas e calmantes, converte o sabão de glicerina em um ótimo produto para tratar a dermatite ou o eczema. Esta condição cutânea produz uma inflamação nas camadas superficiais da pele e dá lugar a erosões, pele avermelhada, secura, coceira, etc. E para a curar, é necessário aplicar produtos que ajudem a manter a pele bem hidratada durante todo o dia, a minimizarem os incômodos e a favorecerem a regeneração dos tecidos danificados da pele, três necessidades que a glicerina pode cobrir perfeitamente sozinha.

Além disso, o uso diária do sabonete de glicerina cria uma forte barreira natural de proteção na pele que a mantém afastada de todos aqueles micro-organismos que podem prejudicar o seu bom estado de saúde.

pH neutro, ideal para todo o tipo de peles

Um dos maiores benefícios do sabonete de glicerina é que é apto para todo o tipo de peles, pois podem utilizá-lo na sua rotina de higiene habitual as peles normais, oleosas ou secas, assim como as peles sensíveis e delicadas. Isto porque o seu pH é neutro e, por isso, ao ter um pH muito idêntico ao da pele, adapta-se perfeitamente a ela e favorece o seu equilíbrio natural.

Não é um produto agressivo e, ao contrário dos outros sabonetes industriais, permite limpar a pele e hidratá-la sem a danificar em nenhum caso nem favorecer o aparecimento de vermelhidão, irritações ou secura. De fato, destacou-se que pode ser excelente inclusive para o cuidado da pele dos bebês. Se o seu tipo de pele também é sensível e precisa saber que cuidados são os mais importantes para si.

Melhora a aparência da pele oleosa

Como já referimos, a glicerina é perfeita para o cuidado de todo o tipo de peles e além de hidratar a pele seca e proteger a pele sensível, é um dos melhores produtos existentes para limpar em profundidade a pele oleosa e com tendência a acne. Além de reduzir o excesso de sebo que se acumula no rosto, irá ajudá-lo a combater o aparecimento de impurezas, como espinhas ou pontos pretos, e a prevenir esses brilhos que se vão formando no rosto ao final do dia.

Limpe a sua pele duas vezes por dia usando o sabão de glicerina e verá como em muito pouco tempo a sua pele não fica tão oleosa e tem uma aparência muito mais radiante e bonita, sem rasto de imperfeições que apaguem a sua beleza. Após a utilização do sabão de glicerina, é recomendável utilizar outros produtos para obter um acabamento perfeito, pode descobri-los no nosso artigo sobre como limpar a pele oleosa.

Ação anti-idade

O sabonete de glicerina conta com muitos benefícios para manter a pele jovem pois é hidratante, nutritivo, regenerador, protetor, reparador e antibacteriano, todos eles fatores chave para preservar a flexibilidade e elasticidade da pele.

Mas não é apenas isto, a sua capacidade de reter a água na pele retarda de forma considerável o processo de envelhecimento, impedindo que as linhas de expressão, as rugas e os sinais de idade sejam uma realidade no rosto mais cedo. Desta forma, este produto também pode ser a partir de agora um dos seus melhores aliados naturais para parecer ter menos idade e conseguir uma pele mais radiante.

Onde comprar sabão de glicerina?

Se quer começar a se beneficiar de todas as propriedades do sabonete de glicerina, pode se dirigir a qualquer perfumaria ou loja especializada na venda de produtos cosméticos para o adquirir.

Mas se preferir elaborar os seus próprios produtos de beleza em casa e quiser saber de que forma o fazer em simples passos, então convidamos você a descobrir a receita completa no artigo Como fazer sabão de glicerina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do sabão de glicerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.