Partilhar

Quais são os tipos de acne

Por Sara Viega. Atualizado: 9 abril 2019
Quais são os tipos de acne

Mais de 80% da população já sofreu de acne em algum momento de sua vida, e isto não supõe que tenha sido durante a etapa da puberdade e adolescência. São muitos os tipos de acne que existem, desde o que afeta os recém nascidos, até diversas tipologias de acne adulta. Para poder dar continuidade a um tratamento anti-acne, será indispensável conhecer o tipo que afeta a nossa pele. Com este artigo de umComo.com.br, você poderá saber quais são os tipos de acne.

Também lhe pode interessar: Como usar kefir para acne - funciona mesmo?

Acne vulgar

A acne vulgar é caracterizada pelo aparecimento de comedões, pápulas, pústulas, cistos e nódulos especialmente no rosto, pescoço e ombros. É o que afeta os adolescentes, sendo a mais conhecido. Saiba qual é o tratamento da acne vulgar.

Acne conglobata

Este tipo de acne provoca o aparecimento de numerosos comedões de tamanho considerável, grandes abscessos com fístulas, bem como cistos e nódulos inflamatórios. A acne conglobata costuma estar relacionada a problemas no sistema imunológico, sendo um dos tipos de acne mais difíceis de tratar.

Acne pré-menstrual

Entre os fatores que provocam a acne, destacamos os transtornos hormonais como um dos principais que agravam esta inflamação cutânea. É por isto que durante os dias anteriores ao seu período menstrual, as meninas ou mulheres podem ser afetadas por problemas de acne, ou pode haver uma piora se já sofrerem do problema. É um dos tipos de acne mais comuns e menos problemáticos.

Sugestão: Tratamento natural para acne hormonal

Acne do bebê ou neonatal

Trata-se de lesões que aparecem, basicamente, no rosto do recém-nascido nas primeiras 48-72 horas de vida. Relaciona-se com a progesterona materna no sangue do bebê, bem como com os hormônios da mãe que passam para o bebê através do cordão umbilical durante a última etapa da gravidez.

Acne quelóide

Este tipo de acne é mais comum em rapazes e homens, já que costuma ser causada por um mau barbeado, seja pela lâmina, pela espuma ou simplesmente pela técnica de barbear. Isto provoca uma irritação da pele e o posterior aparecimento de acne quelóide, especialmente no queixo, pescoço e nuca.

Acne iatrogênica

A acne iatrogênica produz-se em virtude dos efeitos secundários de certos fármacos, tais como corticosteróides, anabólicos e androgênicos, brometos, iodetos, glucocorticóides, isoniazida ou de contraceptivos orais. Para tratar este tipo de acne, será necessário mudar a medicação, sempre de acordo com a prescrição médica.

Tratamentos anti-acne

Se você sofre de acne, é necessário consultar o seu médico ou dermatologista para que possa diagnosticar o seu tipo de acne e prescrever o tratamento adequado. Além disso, é sempre importante que você realize uma limpeza adequada do rosto com produtos anti-acne, siga uma dieta equilibrada. Hidratando a sua pele e o seu corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quais são os tipos de acne

Quais são os tipos de acne
Quais são os tipos de acne

Voltar ao topo da página