Partilhar

Quais são os tipos de banhos solares

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os tipos de banhos solares

Existem três tipos de banhos solares e em seguida dizemos-lhe porque é importantíssimo diferenciá-los. É necessário diferenciar entre um banho geral e um banho parcial. Deve considerar que os resultados do banho geral são melhores que os do banho parcial, porque uma maior quantidade de energia vital é absorvida e além do mais é um reconstituinte orgânico geral. Mas também é necessário saber que para tomar um banho geral deve-se começar por um banho parcial, e pouco a pouco ir expondo mais partes do corpo ao sol para preparar gradualmente o organismo. Os banhos solares devem ser tomados diariamente e em lugares sem umidade nem correntes de ar.Neste artigo de umComo.com.br dizemos-lhe quais são os tipos de banhos solares.

Também lhe pode interessar: Como reutilizar os protetores solares

Banho de sol geral

O banho de sol geral é o banho mais importante, vitalizador e revigorante. Neste caso, o corpo todo é exposto ao sol exceto a cabeça, que é protegida com um para-sol ou sendo deixada na sombra.Trata-se de um banho que é recomendável em quase todas as doenças, principalmente as reumáticas, artríticas, circulatórias, raquitismo e anemia.Para tomar um banho de sol geral é preciso começar a exposição solar pelas pernas e progressivamente ir aumentado a área de exposição solar.O tempo de duração inicial será de dez minutos e deve-se aumentar gradualmente dois minutos por dia até chegar nas duas horas ou mais de duração. Sempre considerando a condição de força e doença do paciente. Por este motivo, no caso das pessoas mais frágeis ou muito nervosas, o tempo de exposição será menor.É importante que durante a exposição ao sol, o corpo mude a posição para que todas as áreas recebam a ação benéfica dos raios solares.

Banho de sol parcial

O banho de sol parcial, tal como seu nome indica, é aplicado em uma determinada parte do corpo. Trata-se de um banho especialmente indicado para atacar uma doença que esteja localizada em certa parte do corpo e é conveniente para pessoas frágeis ou delicadas, com a pele muito sensível, ou para quem sofre de doenças pulmonares, sendo então conveniente para proteger a parte superior do peito com folhas verdes de couve.Seria conveniente aumentar gradualmente a área do corpo exposta ao sol até se acostumar ao banho de sol geral, que é o mais completo.Se durante o banho de sol parcial o doente notar algum desconforto, será necessário aplicar uma massagem com água fresca e diminuir o tempo de duração do banho de sol, chegando inclusive a suspender o mesmo durante alguns dias, caso seja necessário.

Banho de sol sudorífico

O banho de sol sudorífico é um tipo de banho onde não se expõe o corpo da pessoa diretamente ao sol, isto é, à ação dos raios solares.Trata-se de um banho onde se produz suor abundante, eliminando grande quantidade de impurezas tóxicas. É um autêntico depurativo do sangue que pode chegar a substituir com vantagens o banho de vapor. Este tipo de banho pode ser tomado 2 ou 3 vezes por semana.Para realizá-lo é preciso deitar ao sol e se cobrir com uma manta grossa. Desta forma suará muito e terá que se lavar rapidamente com água fresca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de banhos solares, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • É importantíssimo se lavar com água fresca depois e durante as exposições solares.

Escrever comentário sobre Quais são os tipos de banhos solares

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os tipos de banhos solares
Quais são os tipos de banhos solares

Voltar ao topo da página