Quais são os tipos de celulite

Quais são os tipos de celulite

A celulite é um dos grandes problemas estéticos que afeta a mais mulheres, mas sabia que nem toda celulite é igual? Pode se distinguir entre três tipos diferentes de celulite: a celulite macia, a dura e a edematosa; cada uma delas apresenta características específicas e requer também um determinado tratamento para serem combatidas. Se quer conhecer quais são os tipos de celulite, descubra em detalhes no seguinte artigo de umComo.

Zonas propensas a desenvolver celulite

A celulite pode aparecer em diferentes partes do corpo mas há algumas zonas que apresentam maior risco como:

  • Os quadris
  • As coxas
  • Os joelhos
  • Os glúteos
  • O abdômen
  • Os braços

A localização da celulite também permite distinguir entre três tipos de celulite diferentes, já que cada um deles costuma se manifestar em uma ou várias áreas concretas do corpo. Ainda assim, também é possível que uma pessoa tenha mais de um tipo de celulite, o qual requererá especialmente um tratamento profissional para conseguir combatê-la e reduzi-la.

Celulite mole

O primeiro tipo de celulite é a que se denomina celulite mole e costuma ser a mais comum de todas. Caracteriza-se por ser, como indica seu nome, mole ao tato e por apresentar um aspecto gelatinoso. A zona na qual se localiza se afunda ao ser tocada, tem uma aparência ondulada e se move geralmente ao andar ou ao mudar de posição. Na maioria de casos, trata-se de uma celulite que não causa dor, ainda que possa ocasionar a sensação de peso.

Onde se localiza: aparece majoritariamente na parte interna das coxas, nos glúteos, no abdômen e nos braços.

A quem afeta: apresenta-se mais frequentemente em mulheres que têm entre 30 e 40 anos de idade, em mulheres que levam uma vida sedentária ou que tiveram mudanças bruscas de peso.

Imagem: medicoplastica.com

Celulite dura

O segundo tipo de celulite é o que se conhece como celulite dura ou compacta e, diferentemente da anterior, o tecido se encontra completamente endurecido e consistente, com uma aparência granulada que simula a pele de uma laranja. É muito difícil de segurar com os dedos e não se move nem muda de aspecto ao caminhar ou modificar a postura. Além disso, se distingue por causar dores ou incômodos ao tentar pressioná-la.

Onde se localiza: aparece maioritariamente na parte externa das coxas (culotes) e na parte interna dos joelhos.

A quem afeta: manifesta-se com frequência em mulheres adolescentes e jovens. Se não se elimina a tempo pode derivar em outros tipos de celulite.

Imagem: silviaquirosblog.com

Celulite edematosa

Por último encontramos o terceiro tipo de celulite, a chamada celulite edematosa, a qual é menos frequente que as duas anteriores e a que mais custa para eliminar. Apresenta características tanto da celulite mole como da compacta, a pele se nota pastosa ou esponjosa e às vezes é dolorosa ao tato e produz efeito de pernas cansadas. Seu aparecimento costuma se dever a problemas de circulação e de retenção de líquidos.

Onde se localiza: aparece exclusivamente nas pernas com maior incidência em sua parte interna, em coxas e joelhos. Costuma-se observar também o aparecimento de varizes e edemas.

A quem afeta: normalmente costuma aparecer a partir de 20 ou 30 anos de idade.

Imagem: obesidad-celulitis.com

Como combater a celulite

Em umComo pode descobrir os melhores conselhos médicos e tratamentos naturais que ajudarão você a combater a celulite e modelar sua silhueta:

  • Como reduzir a celulite.
  • Técnicas inovadoras para reduzir a celulite.
  • Como evitar a celulite com a alimentação.
  • Os melhores exercícios para combater a celulite.
  • Remédios caseiros para a celulite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de celulite, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.