Qual a diferença entre tingir e dar um banho de brilho

Qual a diferença entre tingir e dar um banho de brilho

Se estiver pensando em mudar a cor do cabelo, saiba que tem duas opções: a tinta e o banho de brilho. Apesar dos dois terem um acabamento ótimo e luminoso, existem diferenças. O primeiro é permanente e o segundo não, mas cada técnica tem vantagens e desvantagens que deve conhecer antes de tomar uma decisão em função das suas preferências, da cor que quiser aplicar, etc. Em umComo explicamos a você, com detalhes, qual é a diferença entre tingir e dar um banho de brilho para que possa se decidir sabendo tudo o que isso implica. Está preparada? Vamos lá.

O banho de cor

O banho de brilho também é conhecido como tinta sem amônia. Sua principal vantagem é que é vegetal, ou seja, não contém produtos químicos, desta forma não é muito prejudicial para o couro cabeludo. Este produto tem dois usos fundamentais:

  • Para mudar a cor do seu cabelo sem que seja permanente. Por exemplo, tem uma festa de carnaval ou algum outro evento e você quer ou precisa mudar a cor do seu cabelo? Você pode usar um banho de brilho, mas lembre-se que ele durará apenas um tempo.
  • Para dar um banho de brilho ao seu cabelo sem mudar de cor. Isto é, se tiver uma cor de cabelo natural que gosta mas acha que tem pouco brilho, pode usar também o banho de brilho. O que proporciona é luminosidade sem danificar praticamente o couro cabeludo. Além disso, pense que quando a cor for desaparecendo, mal notará.

Uma das principais vantagens do banho de brilho é que vai desaparecendo pouco a pouco sem que se note muito, principalmente porque não muda a partir da raiz. O que acontece é que a cor do cabelo todo vai sendo eliminada após cada lavagem. Costuma durar entre 25 e 30 lavagens, ou entre 4 e 5 semanas.

Sua compra e aplicação é extremamente simples. Você pode adquirir em um supermercado ou em uma loja especializada em produtos de beleza, mas não é necessário ir a um salão para que o apliquem, pois você mesmo pode fazer em casa. Aplica-se de uma forma muito parecida ao xampu: espalhando todo o produto de forma uniforme por todo o cabelo, da raiz até às pontas, massageando e enxaguando depois.

A tinta permanente

A tinta permanente contém amônia, por isso pode danificar mais o nosso cabelo, que deveremos cuidar bastante, com máscaras hidratantes e reparadoras. É a típica tinta que sempre foi usada nos cabeleireiros e serve para tingir o nosso cabelo com uma cor permanente. Seus dois usos principais são os seguintes:

  • Para pessoas com cabelos brancos é ideal, porque cobre completamente. Com o banho de brilho pode ser que continuem aparecendo, dependendo de onde estejam os fios brancos.
  • Para mudar a nossa cor de cabelo de forma definitiva, apesar disso ser relativo, porque sempre podemos passar outra cor por cima. Quando dizemos "definitiva" nos referimos a que não desaparece como acontece com o banho de brilho. Neste caso, a única solução para eliminar a cor é passando outra cor por cima.

A principal vantagem deste tipo de tinta é que não desbota com o tempo e você poderá exibir a nova cor que ela sempre terá brilho, luminosidade e uma cor potente. Mas esta técnica também tem as suas desvantagens, e a mais destacada é que aproximadamente a cada mês você precisa retocar as raízes, porque obviamente crescem da cor do cabelo natural. Por exemplo, se for morena natural e tiver pintado o cabelo de loiro dará para notar bastante, por isso não deixe passar muitos dias. O mesmo acontece com os cabelos brancos. Por outro lado, se a diferença de cor não for muito grande, aguenta um pouco mais de tempo.

Se estiver pronta para fazer uma mudança de look usando uma tinta permanente, certamente estará se perguntando qual é a ideal. Em nossos artigos como escolher a cor de tinta para o cabelo e como escolher a cor de cabelo segundo a pele damos algumas recomendações que serão muito úteis para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre tingir e dar um banho de brilho, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.