Cuidados das Tatuagens

Qual é a melhor pomada para tatuagem

Qual é a melhor pomada para tatuagem

Quando escolhe fazer uma tatuagem está a marcar a sua pele para a vida. É como se desenhasse uma cicatriz. No fundo a tatuagem é uma ferida superficial. A pele é furada vezes sem conta para fixar a tinta, o que provoca o ferimento. Para o seu organismo a tinta é um corpo estranho e ele vai tentar expulsa-la. Assim deve ter cuidados essenciais com a sua pele para que esta regenere e para que a sua tatuagem fique bonita e saudável. É muito importante manter a pele hidratada e prepara-la para uma boa cicatrização, evitando a descoloração e infeções.

Estão aparecendo novas pomadas direcionadas para a cicatrização de tatuagens, mas Bepantol e Nebacetim continuam a ser as mais usadas. Mas qual é a melhor pomada para tatuagem? UmComo vai ajuda-lo a decidir.

Índice

  1. A importância de uma boa cicatrização
  2. Pomada Bepantol
  3. Pomada Nebacetim

A importância de uma boa cicatrização

Os pigmentos coloridos introduzidos na derme são organismos estranhos, que geram um processo inflamatório cutâneo. O processo de epitelização e cicatrização da pele muda de pessoa para pessoa e de acordo com o local e a área tatuada. Depois de fazer a tatuagem a sua pele vai estar ferida e inflamada. Hidrate-a bem, com uma pomada que ajude a cicatrizar a tatuagem. O ideal é aplicar a pomada três vezes por dia, deixando uma camada fina sobre a zona da pele que foi tatuada.

Se tem dúvidas sobre como proceder, leia o nosso artigo em que lhe explicamos como cuidar de uma tatuagem nova.

Qual é a melhor pomada para tatuagem - A importância de uma boa cicatrização

Pomada Bepantol

Bepantol é uma pomada que tem como principais funções a hidratação e a cicatrização. Este produto é composto por dexpantenol, que tem uma posição chave no nosso metabolismo celular, ajudando na cicatrização e na epitelização da nossa pele. Este ácido ajuda na formação de novos tecidos, mas não pode ser usado em excesso. O uso excessivo da pomada pode causar pequenas bolinhas esbranquiçadas, que são o resultado de impurezas que não são expelidas pela derme.

Pomada Nebacetim

Esta pomada é recomendada para o tratamento de infeções na pele, de feridas abertas e até mesmo de queimaduras. Nebacetim é composta por dois antibióticos que trabalham para inibir o crescimento de diversas bactérias. São eles a Neomicina e a Bacitracina Zíncica. Estes antibióticos podem reagir com as tintas resultando numa reação alérgica. A pele irritada vai atrasar bastante a cicatrização. Isto não é bom para a sua pele e pode levar à perda de pigmento, o que deixará a sua tatuagem descolorada. Se a pele ficar irritada com pontos avermelhados, não coce, nem arranque as bolhas. Neste caso, troque de pomada, opte por uma cicatrização natural até que a inflamação passe ou consulte um dermatologista.

As pomadas antibióticas podem desencadear reações alérgicas, é aconselhado que o seu uso seja feito sob orientação dermatológica.

Veja também: O que não pode comer quando faz tatuagem?

O escolha da melhor pomada para a tatuagem depende muito do tipo de pele. Nebacetim devido a ser uma pomada antibiótica é mais propicia a desencadear reações alérgicas do que Bepantol. No entanto há quem se dê muito bem com ela. O ideal é consultar um dermatologista que pode aconselhar você tendo em conta o seu tipo de pele. Cuidar da tatuagem é tão importante como escolher a tatuagem perfeita e só depende de si.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor pomada para tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manuela
Qual e a.melhor.pomada.pra tatuagem
1 de 2
Qual é a melhor pomada para tatuagem